Ampliando a participação e fortalecendo a unidade

Angela Maria Alvarez Lucília de Fátima Santana Jardim Sobre os autores

Estamos inaugurando nova gestão na Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn Nacional, para o período de 2013 a 2016. A Diretoria empossada em nove de outubro de 2013, durante Assembleia Nacional de Delegados, reafirma à Enfermagem brasileira o compromisso de manter-se alinhada aos princípios e finalidades da entidade, assim como à sua história de lutas, a fim de contribuir para a construção e consolidação de políticas e programas que atendam aos anseios e necessidades da população. Por tudo aquilo que a Enfermagem representa e vivencia no âmbito da sociedade brasileira e do sistema de saúde, desejamos articular-nos e manter um diálogo profícuo com associações e sociedades de especialistas, da Enfermagem e de outras áreas, bem como com órgãos do Estado e do Controle Social, para cumprir nossos compromissos profissionais e institucionais e influenciar positivamente a vida e a saúde das pessoas - sujeitos do Cuidado de Enfermagem.

A razão nos faz acreditar que, quando partilhado, um projeto tem a chance de desenvolver-se de forma muito mais robusta e criativa, pois as possibilidades se multiplicam, facilitando o alcance de suas metas. Por esse motivo é que o Programa de Trabalho da ABEn para a gestão 2013-2016 elegeu a temática Ampliando a participação e fortalecendo a unidade.

Nossa experiência na ABEn nos revela que o trabalho é imenso e somente uma equipe dinâmica e ampliada, mas fortalecida na unidade, poderá cumprir todos os compromissos da entidade. Então, estimular e ampliar a participação dos associados da ABEn nos tornará agentes multiplicadores e capazes de transformar as nossas ideias e propostas ali gestadas em um projeto forte para a Enfermagem no cenário da saúde da população brasileira. Desejamos que Departamentos Científicos, Grupos de Interesse, Grupos de Trabalho e Comissões (permanentes ou temporárias) participem agregando-se ao plano de trabalho da nova Diretoria e do novo Conselho Fiscal para formar uma equipe ampliada de gestão. Convocamos, também, toda(o)s a(o)s associada(o)s, assim como as Diretorias das Seções e Regionais da ABEn, para a permanente e contínua construção da entidade, que vem sendo realizada por outras gerações de enfermeiras e, mais recentemente, por nossas antecessoras, durante ininterruptos 87 anos. Esse talvez seja nosso maior desafio!

Sabemos que a primeira das finalidades da ABEn é congregar Enfermeira(o)s, Técnica(o)s e Auxiliares de Enfermagem, bem como estudantes dos cursos de graduação e de educação profissional, incentivando a solidariedade e a cooperação entre todos. Consideramos ser esta uma tarefa até mesmo fácil. Mas, dirigir a ABEn não se restringe a isso. Segundo seu Estatuto Social, estar à frente da entidade significa ainda promover e garantir o desenvolvimento técnico-científico, cultural e político de seus associados e, entre as tantas frentes, a educação e o desenvolvimento científico são, para a ABEn, a principal força propulsora.

Assim sendo, a ABEn caminha buscando e defendendo a qualidade da Educação em Enfermagem, em todos os níveis de formação e na educação permanente, ao mobilizar-se e participar do debate necessário para suscitar mudanças e estimular o aprimoramento da prática pedagógica e dos processos de ensino-aprendizagem com vistas à formação do profissional cidadão.

Além disso, defende a atuação dos trabalhadores da Enfermagem em um contexto de parceria com entidades nacionais e internacionais de Enfermagem e com a organização dos demais profissionais da saúde, contribuindo para consolidar o trabalho de Enfermagem como prática social, essencial à assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde e à organização e funcionamento dos serviços e ações de saúde no país.

Promover, organizar e coordenar os já tradicionais eventos técnico-científicos, culturais e políticos - nacionais e internacionais - pautados em princípios éticos e humanísticos e procurando atender os interesses da Enfermagem e da sociedade em geral, constitui espaço para aprofundar a reflexão sobre temas fundamentais para a prática de Enfermagem e para divulgar a produção científica e cooperação entre participantes.

Seguiremos consolidando a estrutura em forma de rede estabelecida pela ABEn Nacional com as Seções, Regionais e Núcleos, numa gestão partícipe e solidária, comprometida com as diretrizes do Plano de Trabalho da Gestão 2013-2016 e com o disposto no Estatuto Social da entidade. Nessa estrutura, durante o exercício será necessário qualificar e valorizar o corpo técnico - profissionais e diretores - com vistas a melhorar a comunicação entre o quadro de associada(o)s e gestora(e)s da entidade, possibilitando cumprir as metas traçadas e alcançar os objetivos propostos para a gestão.

Cônscias das antigas e das novas lutas com todos os desafios que representam, contamos com o trabalho denodado de uma Diretoria motivada e esperamos exercer com dignidade o cargo que estamos assumindo para honrar a Enfermagem brasileira.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Feb 2014
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br