Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 51, Número: 3, Publicado: 1998
  • REBEn: referência no conhecimento de enfermagem Editorial

    Lopes, Maria Goretti David
  • Enfermagem à mulher em tratamento quimioterápico: uma análise compreensiva do assistir Artigos

    Camargo, Teresa Caldas; Souza, Ivis Emília de Oliveira

    Resumo em Português:

    Este estudo surgiu a partir de minhas reflexões como enfermeira da Central de Quimioterapia do Hospital Luiza Gomes de Lemos, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), e como aluna do curso de mestrado da Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ. Estar elaborando a dissertação de mestrado utilizando o referencial filosófico de Martin Heidegger, possibilitou-me refletir sobre o agir profissional da equipe de enfermagem, mediada pelo pensamento deste filósofo. Nesta pesquisa, observei situações do meu dia-a-dia e registrei-as refletindo sobre aproximações e distanciamentos da assistência de enfermagem no cenário acima descrito, com o intuito de analisá-las à luz do pensamento heideggeriano.Tratou-se também de uma reflexão sobre questões emergentes do processo de pesquisar e da prática de assistir que pôde propiciar um outro saber para a assistência de enfermagem à mulher em tratamento quimioterápico. Pude, assim, vislumbrar a assistência de enfermagem por uma outra ótica, aquela da compreensão como possibilidade do agir profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio nació a partir de mis reflexiones como enfermera de la Central de Quimioterapia del Hospital Luiza Gómes de Lemos, del Instituto Nacional de Cáncer (Inca), y como alumna del curso de maestrado de la Escuela de Enfermería Anna Nery - UFRJ. Estar preparando la disertación de maestrado usando el referencial filosófico de Martin Heidegge'r, me posibilitó reflexionar sobre el actuar profesional del equipo de enfermería, intermediada por el pensamiento de este filósofo. En esta pesquisa, observé situaciones de mi día a día y las registré reflexionando sobre aproximaciones y distanciamentos de la asistencia de enfermería en el escenario descrito anteriormente, con el propósito de analizarlas a la luz del pensamiento heideggeriano. También se trató de una reflexión sobre cuestiones emergentes del proceso de pesquisar y de la práctica de asistir que puede dar un outro saber para la asistencia de enfermería a la mujer en tratamiento quimioterápico. Pude, de esta forma, vislumbrar la asistencia de enfermería por una outra óptica, aquella de la comprensión como posibilidad del actuar profesional.

    Resumo em Inglês:

    This study was developed upon my reflections as a nurse working at the Antineoplastic Chemotherapy Center at Luiza Gomes de Lemos Hospital of the National Cancer Institute (Inca), and as a Master course student at Anna Nery Nursing School. Developing my Master thesis on Martin Heidegger's philosophical thinking it has enabled me to reflect about the nursing care, considering this philosopher's thinking. In this study, I have registered some situations that occurred on my working days, in the scenary mentioned above, and reflected about them, seeking to analyse their proximity and distance from Heidegger's philosophical thinking. This study was also a reflection about questions emerging from the research process and care practice which leaded me to another understanding of nursing care to women who are submitted to chemotherapy treatment. Then, I was able to see nursing care in another way, that one of comprehension as a possibility of professional action.
  • O comportamento ético dos enfermeiros dos hospitais universitários Artigos

    Germano, Raimunda Medeiros; Brito, Rosineide Santana de; Teodósio, Sheila Saint-Clair da S.

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivos: - analisar a concepção da ética, presente no discurso e na prática dos enfermeiros; verificar a influência na formação dos estudantes de enfermagem e investigar sua contribuição para a compreensão da realidade moral e análise crítica da prática profissional. Na trajetória metodológica, privilegiou-se a análise qualitativa utilizando-se das técnicas de coleta de documentos, entrevistas coletivas e observações da prática cotidiana. Segundo a análise dos resultados, a concepção dos enfermeiros diz respeito à sua (in)satisfação no trabalho, à discriminação profissional e às questões corporativas da equipe de saúde. São incipientes as questões éticas relacionadas à competência técnica, ao respeito ao paciente enquanto ser social e aos direitos de cidadania dos usuários. Ocorre, ainda um distanciamento de uma compreensão da ética enquanto comportamento moral e uma visão crítica da profissão e da assistência à saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tuvo como objetivos: - analisar la concepción de la ética presente en el discurso y la práctica de los enfermeros; verificar la influencia en la formación de los estudiantes de enfermería e investigar su contribución para la comprensión de la realidad moral y análisis crítica de la práctica profesional. En la trayectoria metodológica, se privilegió el análisis cualitativo utilizándose de las técnicas de colecta de documentos, entrevistas colectivas y observaciones de la práctica del día a día. Según el análisis de los resultados, la concepción de los enfermeros dice respecto a su (in)satisfacción en el trabajo, a la discriminación profesional y a las cuestiones corporativas del equipo de salud. Son incipientes las cuestiones éticas relacionadas a la competencia técnica, al respeto al paciente encuanto ser social y a los derechos de ciudadanía de los usuarios. Sucede, todavía, un distanciamento de una comprensión de la ética encuanto comportamiento moral y una visión crítica de la profesión y de la asistencia a la salud.

    Resumo em Inglês:

    The aims of this study were to analyse the conception of ethics in the nurse's speech and practice, to verify its influence on nurses formation, and to investigate the nurses views regarding 1o the contribution of ethics to the comprehension of the moral reality and to the critical analysis of the nursing practice. The methodology focused on the qualitative analyses of data collected through the techniques of: document collection and analysis, group interviews, and observations of the nurses ethical behaviour during their practice. According to he results, the nurses conception of ethics relates insatisfaction to their work, to professional discrimination, and to corporate issues of health team. No reference was made to citizenship concerns. There is also a setting away from ethics understanding while moral behaviour and a critical view of the profession and of health care.
  • Assistência de enfermagem domiciliar em equipe multiprofissional após o óbito do paciente Artigos

    Marcon, Sonia Silva; Rossini, Alessandra Ferreira S.; Aceti, Edlene Loureiro

    Resumo em Português:

    Trata-se de um relato sobre a experiência de continuação da assistência domiciliar à família após a morte do paciente que determinou o início da assistência. O presente artigo apresenta os critérios utilizados para incluir uma família no "Serviço de Assistência Domiciliar às Famílias de Pacientes Crônicos do HUM"; bem como as discussões surgidas e os sentimentos experienciados pela equipe ante a possibilidade/proposta de continuação da assistência. Relata ainda a vivência experienciada pelos visitadores por ocasião das primeiras visitas após o óbito: e por fim, ressalta a importância da continuidade da assistência, com base nos relatos das manifestações verbais da família e na avaliação dos membros da equipe. Os autores acreditam que devido ao fato da assistência à família ainda se constituir em um tema pouco explorado, discussões que possam contribuir de alguma forma para a consolidação de sua prática elevem ser viabilizadas e incentivadas.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una exposición sobre la experiencia de continuación de la asistencia domiciliar a la familia después de la muerte del paciente que determinó el inicio de la asistencia. El presente artículo muestra los criterios usados para incluir una familia en el "Servicio de Asistencia Domiciliar a las Familias de Pacientes Crónicos del HUM"; así como las discusiones surgidas y los sentimientos experimentados por el equipo delante de la posibilidad/propuesta de continuación de la asistencia. Demuestra todavía la vivencia experimentada por los visitadores por ocasión de las primeras visitas después de la defunción; y por fin resalta la importancia de la continuidad de la asistencia, con base en los informes de las manifestaciones verbales de la familia y en la evaluación de los miembros del equipo. Los autores creen que devido al hecho de la asistencia a la familia todavía se constituya en un tema poco explorado, discusiones que puedan contribuir de alguna forma para la consolidación de su práctica deben ser viabilizadas e incentivadas.

    Resumo em Inglês:

    This is report about an experience of continuation of home assistance to families after the patient's death who had determined the beginning of assistance. The present article shows the criteria used to provide a family with an "Assistance service and support to families of chronical patients of HUM" as well as discussions emerged and feelings experienced by the team when subjected to the possibility/proposal of the continuation of assistance. Furthermore the article considers the visitor's reaction at first visit made after death and finally it also presents the importance of continuation of assistance based on reports of verbal manifestation of the family and on evaluation of team members. The authors believe that due to the fact that the assistance to the family is still regarded as a topic which has been very little explored, discussions that might contribute somehow to the consolidation of its practicability must be made possible and stimulated.
  • A AIDS sob o olhar da companheira contaminada Artigos

    Barroso, Maria Grasiela Teixeira; Miranda, Carla Correia Lima; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa

    Resumo em Português:

    Objetivou-se refletir sobre o problema da contaminação pelo HIV em mulheres que têm relacionamento heterossexual estável. Utilizamos entrevista semiestruturada, enfoque etnográfico, com mulheres atendidas no hospital de doenças infecto-contagiosas, incluindo-se DSTs, no Estado do Ceará. Na entrevista, foram feitas perguntas envolvendo medidas de prevenção na relação do casal, a reação diante da soropositividade para o HIV, o sentimento em relação aos filhos e a convivência entre parentes e amigos. Ao analisarmos as entrevistas identificamos ausência de medidas preventivas, falta de busca sobre informações no que diz respeito ao HIV, revolta das companheiras e sua preocupação com os filhos, bem como a difícil situação entre parentes e amigos.

    Resumo em Espanhol:

    Se objetivo reflexionar sobre el problema de la contaminación por el HIV en mujeres que tienen relacionamiento heterosexual estable. Utilizamos entrevista semi-estructurada, enfoque etnográfico, com mujeres atendidas en el hospital de enfermedades infecto-contagiosas, incluyéndose DSTs, en el Estado de Ceará. En la entrevista fueron hechas preguntas envolviendo medidas de prevención en la relación de la pareja, lareacción delante de la positividad del suero para el HIV, el sentimiento en relación a los hijos y la convivencia entre parientes y amigos. Al analisar las entrevistas identificamos la ausencia de medidas preventivas, falta de pesquisa sobre informaciones en lo que dice respecto del HIV, la indignación de las compañeras y la preocupación com los hijos, así como la difícil situación entre parientes y amigos.

    Resumo em Inglês:

    Our objective was to reflect upon the HIV contamination in women who has a stable relationship. We have used semistructure interview with an ethnographic way of focussing to the women from Infections diseases hospital, also STD's at the State of Ceará. At the interview questions about prevention in the couple relationship, the HIV positive result reaction, the feelings toward children and living with family and friends have been made. The interview analysis has identified the absence of prevention, the lack of search about HIV information, the wives wrath and the worries about the children, and also the difficult situation between family and friends.
  • Desenvolvimento discente e identidade profissional de enfermagem: os sistemas de conceitos como mediadores do aprendizado Artigos

    Ide, Cilene Aparecida Costardi; Schneck, Camilla Alexsandra

    Resumo em Português:

    O estudo tem como foco a caracterização de representações socialmente constituídas acerca dos conceitos "Enfermagem" e "Enfermagem e contexto". Metodologicamente, os esquemas mentais interpretativos foram seqüencialmente configurados no decorrer da Graduação a partir das respostas escritas pelos mesmos estudantes às seguintes questões: como você conceitua Enfermagem e qual a relação entre a profissão e o contexto social? Utilizamos esquemas de interpretação pautados na análise de conteúdo. Como resultado, identificamos um desenvolvimento peculiar de esquemas conceituais formalizados mediante estruturas que evoluíram tendo o sistema formador e o sistema utilizador de recursos humanos como referência, promovendo perspectivas distintas de atuação profissional. Os núcleos constituintes de cada etapa de concepção expressaram uma estrutura lógica e incorporada à construção posterior configurando uma evolução determinada pela adesão seletiva das estudantes à graduação ou ao campo de prática. Houve ainda um movimento à margem desses dois sistemas decorrente da discrepância entre essas experiências e os esquemas pessoais.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tiene como foco la caracterización de representaciones socialmente constituidas acerca de los conceptos "Enfermería" y "Enfermería y contexto". Metodológicamente, los esquemas mentales interpretativos fueron secuencialmente configurados en el decorrer de la Graduación a partir de las respuestas escritas por los mismos estudiantes a las siguientes cuestiones: Como usted conceptúa Enfermería y cual es la relación entre la profesión y el contexto social?. Utilizamos esquemas de interpretación pautados en el análisis de contenido. Como resultado, identificamos un desarrollo peculiar de esquemas conceptuales formalizados mediante estructuras que progresaron teniendo el sistema formador y el sistema utilizador de recursos humanos como referencia, promoviendo perspectivas distintas de actuación profesional. Los núcleos constituyentes de cada etapa de concepción expresaron una estructura lógica e incorporada a la construcción posterior, configurando una evolución determinada por la adesión selectiva de las estudiantes a la graduación o al campo de practica. Hubo todavía un movimiento al márgen de esos dos sistemas decorrente de la discrepancia entre esas experiencias y los esquemas personales.

    Resumo em Inglês:

    The focus of this study is characterisation of the representations socially constituted about the concepts "Nursing" and "Nursing and context ". The interpretative mental schemes were sequentially configured during the Graduation course starting from the written answers supplied by students to the following questions: "How do you judge Nursing?" and "What is the relation between the profession and social context? "We have used interpretation schemes based on the containts analysis. As a result, we have identified a peculiar development of schemes formed by means of structures that were involved with forming system and used system of human resources as reference which promote distinct perspectives of professional performance. The components nucleuses of each stage of conception expressed the logical structure which were incorporated to subsequent construction, that configures a evolution determined by selective adhesion of students to the graduation or to the practice field. There has been a movement alongside to those systems resulting from discrepancy between the experience and personal schemes.
  • Um objeto de estudo sobre ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental Artigos

    Kantorski, Luciane Prado; Silva, Graciette Borges da

    Resumo em Português:

    O artigo aborda a construção de um objeto de estudo sobre o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Apóia-se no referencial teóricometodológico marxista redimensionando conceitos como o ensino - enquanto prática de reprodução e resistência - ideologia/contra-ideologia, atores/sujeitos sociais, saúde mental e reforma psiquiátrica.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo trata de la construcción de un objeto de estudio sobre la enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental. Se apoya en el referencial teórico-metodológica marxista redimensionando conceptos çomo la enseñanza por ahora práctica de reproducción y resistencia - ideología/contra-ideología, actores/sujetos sociales, salud mental y reforma psiquiátrica.

    Resumo em Inglês:

    This article approaches the construction of a study object about the psychiatric nursing teaching and mental health. It is supported on the Marxist theoretical-methodological referential making a re-dimensioning of concepts as teaching - as a reproduction and resistance practice - ideology/counter-ideology, actors/social subjects, mental health and the psychiatric reform.
  • Do cuidado da alma ao cuidado do corpo: uma nova compreensão da história da enfermagem Artigos

    Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza

    Resumo em Português:

    O estudo aborda o nascimento e desenvolvimento da Companhia das Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, na França, a partir de 1633. Tem como objetivos reconstruir historicamente o processo de criação da Companhia das Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo e o papel de Luiza de Marillac e Padre Vicente de Paulo neste processo; e discutir a importância da Companhia na proposição de um cuidado de enfermagem pré-profissional, imprimindo as bases do que seria chamado posteriormente de técnicas de enfermagem. É um estudo de natureza sócio-histórica, para o qual utilizarei as idéias preconizadas por Michel Foucault, com relação à análise e discussão dos documentos à luz da análise genealógica. Enfoca principalmente os aspectos que tratam da implementação de uma prática de enfermagem voltada para o cuidado do corpo doente e para a catequização dos pobres e enfermos. Enfatiza-se também a importância de Luiza de Marillac como enfermeira, mestre e guia das demais Irmãs.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio trata del nacimiento y desarrollo de la Compañía de las Hermanas de Caridad de San Vicente de Paulo, en Francia, a partir de 1633. Tiene como objetivos reconstruir históricamente el proceso de creación de la Compañía de las Hermanas de Caridad de San Vicente de Paulo y el papel de Luiza de Marillac y Padre Vicente de Paulo en este proceso; discutir la importancia de la Compañía en la proposición de un cuidado de enfermería pre-profesional, imprimiendo las bases de lo que sería llamado, posteriormente, de técnicas de enfermería. Es un estudio de naturaleza socio-histórica, para el cual utilizaré las ideas preconizadas por Michel Foucault, con relación ai análisis y discusión de los documentos a la luz del análisis genealógico. Enfoca, principalmente, los aspectos que tratan de la implementación de una práctica de enfermería dirigida para el cuidado del cuerpo enfermo y para la catequización de los pobres y enfermos. También se enfatiza la importancia de Luiza de Marillac como enfermera, maestra y guía de las demás Hermanas.

    Resumo em Inglês:

    This study relates to the birth and the development of the Company of the Sisters of Charity of São Vicente de Paulo in France since 1633. This study has as its objective historically rebuild the process of creation of the Company of the Sisters of São Vicente de Paulo and the role of Luiza de Marillac and Father Vicente de Paulo in this process, and discuss the importance of this Company for the proposal of a pre-professional nursing care, imposing the bases of what would be called later the nursing techniques. It is a study of social and historical nature, to which I will use Michel Foucault preconceived ideas, regarding the analysis and discussion of the documents under the light of the genealogical analysis. This study focuses mainly the aspects that concern to implementation of a nursing practice towards the care of the sick body, and to the catechisation of the poor and the sick people. It focuses also the importance of Luiza de Marillac as a nurse, master and guide to the other Sisters.
  • Cuidar em saúde: lugar da invenção de um novo paradigma científico Artigos

    Figueiredo, Nebia M. Almeida de; Santos, Iraci dos; Sobral, Vera Regina Salles; Silva Jr, Osnir Claudiano da

    Resumo em Português:

    É um ensaio sobre o Cuidado, centro de atenção da prática e da pesquisa, com o lugar de invenção, teste, crítica e reconstrução do saber específico da enfermagem. Saúde e bem-estar, qualidade e "L'état de l'art", e ainda a experiência do cuidado nos corpos dos clientes e dos enfermeiros estão em discussão.

    Resumo em Espanhol:

    És un ensayo sobre el cuidado, centro de atención de la práctica y de la investigación, com o el lugar de invención, test, crítica y reconstrución del saber específico de enfermería. Están en discusión: salud y bienestar, calidad y "L' état de l'art", además de la experiencia del cuidado en los cuerpos de los clientes y de los enfermeros.

    Resumo em Inglês:

    It is an essay about Care, basis of the practice and research, as place of invention, test, criticism and reconstruction of the Nursing specific knowledge. Health and well-being, quality, " L'état de l'art " and, yet, the experience of caring at the patients and Nurses' bodies are discussed.
  • O uso das terapias alternativas por enfermeiros docentes Artigos

    Silva, Maria Julia Paes da; Benko, Maria Antonieta

    Resumo em Português:

    Os estudos e discussões sobre as Práticas Alternativas de Saúde (PAS) estão mais freqüentes no âmbito da Enfermagem, propiciando discussões sobre o processo saúde-doença num paradigma diferente do modelo biomédico vigente. O objetivo deste trabalho foi verificar quais as práticas alternativas utilizadas por docentes de Enfermagem em si mesmos e/ou nas respectivas famílias e se as discutem com seus alunos. A população do estudo foi 59 docentes de graduação em Enfermagem da cidade de São Paulo, que responderam a um questionário. Os respondentes foram escolhidos aleatoriamente e os dados coletados em outubro de 1996. Verificou-se que 39 (66,1%) deles usaram as PAS sendo as mais comuns a homeopatia (24 vezes), os florais (21) e a massagem oriental (13). Mesmo os que não fizeram uso das PAS, são favoráveis ao seu uso em situações específicas; 56 (94,9%) docentes são favoráveis ao seu ensino; apenas 31 (52,5%) falam sobre isso com seus alunos.

    Resumo em Espanhol:

    Los estudios y discusiones sobre las Prácticas Alternativas de Salud (PAS) están mas frecuentes en el ámbito de la enfermería, ocasionando discusiones sobre el proceso salud-enfermedad en una derivación diferente del modelo biomédico vigente. El objetivo de esse trabajo fué verificar cuales son las prácticas alternativas utilizadas por docentes de Enfermería en sí mismos y/o en las respectivas familias y si las discuten con sus alumnos. La población del estudio fué de 59 docentes de graduación en enfermería de la ciudad de São Paulo, que contestaron a un cuestionario. Los que contestaron fueron escogidos aleatoriamente y los datos colectados en octubre de 1996. Se constató que 39 (66.1%) de ellos usaron las PAS, siendo las mas comunes la homeopatía (24 vezes), los florales (21) y el masage oriental (13). Mismo los que no hicieron uso de las PAS, son favorables a su uso en situaciones específicas; 56 (94.9%) docentes son favorables a su enseñanza; apenas 31 (52.5%) hablan sobre eso com sus alumnos.

    Resumo em Inglês:

    The necessity of the health professionals to understand the health illness process in a different paradigm of the valid bio-medical model is more and more present. The objective of this work was verify what are the alternatives practices utilised for Nursing teachers for themselves and/or in their respective family relatives and if these teachers have been utilised the practices and if they talk about this subject with their students. The population of this study were 59 Nursing graduate teachers from São Paulo City placed in four different teaching institutions that answered a questionnaire. The people that answered the questionnaire were chosen at random and the data were collected in October, 1990. Among the results, we verified that 39 (66.1%) of them referred that they used the APH, in fact, the more usual alternative practice is the homeopathy (24 times), floral (21) and the eastern massage (13). The people did not use the APH are for its use in specific situations; 56 (94,9%) teachers were for its teaching, but only 31 (52.5%) talk about APH to their students.
  • Especialização em enfermagem do trabalho: uma proposta de mudança de paradigma Artigos

    Mauro, Maria Yvone Chaves

    Resumo em Português:

    O Curso de Enfermagem do Trabalho teve com o objetivo preparar enfermeiros em segurança e saúde do trabalhador para empresas. Iniciou-se em 1974, com o resultado da luta do DESP/EEAN/UFRJ e da ABEn, junto ao Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro, e baseando-se na Resolução 112/59 - OMS/OIT. Posteriormente, o curso foi difundido para outras Universidades e Regiões do País, tendo sido realizados 13 cursos até 1985. No início, os cursos seguiram orientação e controle da FUNDACENTRO, até 1996, e eram voltados para a indústria. A partir desta data, o registro destes cursos passaram para os CORENs e realizados independentemente nas Escolas de Enfermagem, com base na Resolução 12/86 -MEC, Rec. 161/93 - OIT, Diretrizes do Ministério do Trabalho e Ministério da Saúde. Na EEAN, até 1995, foram realizados 11 Cursos de Especialização, apoiados na orientação da ANENT e fundamentados pelas disciplinas: Metodologia da Investigação Científica; Metodologia do Ensinamento de Enfermagem e Educação para a Saúde; Políticas de Saúde do Trabalhador; Ciências Sociais e Organizacionais do Trabalho; Saneamento do Meio Ambiente; Higiene e Segurança do Trabalho e Ecologia Humana, Ergonomia, Processo de Trabalho; Riscos Ocupacionais; Enfermidades e Acidentes de Trabalho; Legislação do Trabalho, Enfermagem do Trabalho, Visitas Técnicas e Práticas nos Serviços de Saúde do Trabalhador nos Programas de Empresas e de Saúde Pública. O curso capacita enfermeiros para atividades assistenciais, educativas, gerenciais e de investigação e sua formação culmina com uma dissertação tendo como objetivo de estudo problemas emergentes da prática de Enfermagem junto ao Trabalhador. Este programa tem sido estudado pela própria autora visando a melhor adequação da inserção desses profissionais no mercado de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    El curso de Enfermería del Trabajo tuvo como objetivo preparar Enfermeros en seguridad y salud del trabajador para empresas. Se inició en 1974, como resultado de la lucha del DESP/EEAN/UFRJ y de la ABEn, junto al Ministério del trabajo en Rio de Janeiro, teniendo como base la resolución 112/59 - OMS/OIT. Posteriormente, el curso fué defundido para outra Universidades y Regiones del País, permitiendo com eso que fueran realizados 13 cursos hasta 1995. En el inicio, los cursos acompañaron orientación y control de la FUNDACENTRO, hasta 1996, y eran destinados para la industria. Desde esta fecha, ei registro de estos cursos fué repasado a los CORENs y realizados independientemente en las escuelas de Enfermería, teniendo como base la resolución 12/86 - MEC, Rec. 161/93 - OIT, directrizes del Ministério del Trabajo y Ministério de la Salud. En la EEAN, hasta 1995, fueron realizados 11 cursos de Especialización, apoiados en la orientación de la ANENT y fundamentados por las diciplinas: Metodologia de la Investigación Científica; Metodologia de la enseñanza de Enfermeríay Educación para la Salud; Políticas de Salud del Trabajador; Ciencias Sociales y Organizacionales del Trabajo; Saneamiento del Medio Ambiente; Higiéne y Seguridad del Trabajo y Ecología Humana, Ergonomia, Proceso del Trabajo; Riesgos Ocupacionales; Enfermidades y Accidentes de Trabajo; Legislación del Trabajo, Enfermería del Trabajo, Visitas Técnicas y prácticas en los servicios de Salud del Trabajador en los programas de Empresas y de Salud Pública. El curso capacita Enfermeros para actividades asistenciales, educativas, gerenciales y de investigación y su formación alcanza su punto máximo con una desertación que tiene como objeto de estúdio los problemas que se asoman de la práctica de Enfermería junto al trabajador. Este programa todavia lo esta esdudiando la propia autora con el objetivo de una mejor adecuación de introducción de estos profisionales en el mercado de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    The course of Labour Nursing aimed at preparing nurses for companies security and workers health. It started in 1974 as a result of the efforts of DESP/EEAN/UFRJ and ABEn close to the Ministry of Labour in Rio de Janeiro and based on the Resolution 112/59 - OMS/OIT. Later, this course was spreaded out to other Universities and Brazil's regions and 13 courses have been provided until 1985. In the beginning, the courses follwed the orientation and control of FUNDACENTRO, until 1996 and were directed to the industry. From this time on, these courses register was sent to CORENs and accomplished independently at Nursing Schools, based on Resolution 12/86 - MEC, Rec. 161/93 - OIT, Instructions from the Ministry of Labour and Ministry of Health. At the EEAN, up to 1995, 11 Specialisation Courses have been accomplished, based on ANENT orientations and fundamented by the subjects: Scientific Investigation Methodology, Methodology of Nursing Teaching and Education for Health; Worker's Health Politics; Labour Organisational and Social Sciences; Environment Sanitation; Work Safety and Hygiene and Human Ecology; Ergonomy; Labour Process; Occupational Risks; Labour Accidents and Illnesses; Labour Legislation; Labour Nursing; Technical Visits and Practice in Workers Health Services at Companies Programmes and Public Health. The couse enables nurses of assistential, educative, managering and investigative activities and their formation culminates with a dissertation that has as a study object, emerging problems of nursign practice for workers. This programme has been sutdied by the author herself aiming at a better adjustment for these professionals insertion into the work market.
  • Atuação da enfermagem no gerenciamento de recursos materiais em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Artigos

    Romano, Cátia; Veiga, Kátia

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo identiticar a atuação da enfermagem no gerenciamento de recursos materiais em hospitais gerais. Trata-se de um trabalho descritivo, de natureza quanti-qualitativa, realizado em quatro UTIs de hospitais gerais e de grande porte da cidade de Salvador-Ba. Observou-se que, das quatro unidades, em três há a presença do enfermeiro na comissão de seleção e compra de materiais. A participação da enfermagem no processo da previsão e controle de materiais é mínima, não havendo conseqüentemente uma avaliação do material que se está comprando, ocasionando a presença, muitas vezes, de materiais similares, ociosos e de má qualidade, comprometendo direta ou indiretamente a assistência prestada. Constatou-se que a atuação da enfermagem no gerenciamento de recursos materiais ficou restrita, apenas, à reposição destes nos serviços, sem, no entanto, inserir-se efetiva e eficazmente no processo de previsão, seleção, compra e controle desses insumos.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo identificar la actuación de la enfermería en el gerenciamiento de recursos materiales en hospitales generales. Se trata de un trabajo descriptivo, de naturaleza cuanti-cualitativa, realizada en cuatro UTls de hospitales generales y de grande tamaño, de la ciudad de Salvador-Ba. Fué observado que, de las cuatro unidades, en tres existe la presencia del enfermero en la comisión de selección y compra de materiales. La participación de la enfermería en el proceso de la previsión y control de materiales, es mínima, no habiendo, consecuentemente, una evaluación del material que se está comprando, ocasionando la presencia, muchas vezes, de materiales similares, ociosos y de mala calidad, comprometiendo directa o indirectamente la asistencia prestada. Quedó constatado que la actuación de la enfermería en el gerenciamento de recursos materiales se limitó, apenas, a la reposición de estos en el servicio, sin, apesar de esto,incluirse efectiva y efizcamente en el proceso de previsión, selección, compra y control de estos insumos.

    Resumo em Inglês:

    This study had as a goal to identify the nursing practice in management of material resources in a general hospital. It is a descriptive work of quantiqualitative nature, performed in four ICU's (Intensive Care Units) among the largest general hospitals in Salvador-Bahia. It has been observed that (only) in three out of four Units, there was the presence of nurses in the commission of material purchase and selection. In addition, the participation of the nursing group in the process of material prevision and control is the lowest, there is lack of evaluation of purchased material; resulting, in turn, in the not occasional presence, of second line, useless and of low quality materials which directly or indirectly affect the provided care. It has been noticed that the nursing performance in material resources management became restrict, only for the reposition of these consumed materials, without, therefore, an effective and efficient insertion in the process of prevision, selection, purchasing and controlling.
  • Lazer e recreação em unidade de clínica médica: o que pensam e sentem os pacientes participantes Artigos

    Borenstein, Miriam Süsskind; Ribeiro, Patrícia; Costa, Roberta

    Resumo em Português:

    Trata-se de um relato de experiência realizado junto a pacientes internados em duas unidades de Clínica Médica de um Hospital Universitário (H.U.), cujo objetivo principal foi identificar como os referidos pacientes percebem atividades de lazer e recreação, durante a sua hospitalização, e qual o efeito destas atividades sobre os mesmos.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un relato de experiencia cumplido junto a los pacientes hospitalizados en dos inidades de clínica médica de un Hospital Universitário (H.U.), cuyo objetivo principal fué identificar como los referidos pacientes se dan cuenta de actividades de entretenimiento y recreación, durante su hospitalización, y cual és el efecto de estas actividades sobre ellos mismos.

    Resumo em Inglês:

    This paper is a report of experience, accomplished with interned patients at two units of a University Hospital (H.U.), whose main objective was identifying how the interned patients perceived leisure activities and recreation during their hospitalisation, and what was these activities effect on the patients involved.
  • Libertas que serás enfermagem Página Do Estudante

    Martins, Mary Anne Fontenele; Guerra, Débora Rodrigues; Guedes, Maria Vilaní Cavalcante

    Resumo em Português:

    O título deste ensaio nos faz lembrar a Inconfidência Mineira, que teve como líder José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, sendo um movimento que ansiava por liberdade, assim como a enfermagem que, ao longo dos anos, vem construindo sua história e caminhando em busca de sua autonomia. A presente pesquisa tem como objetivo investigar os caminhos percorridos pela enfermagem, enquanto ciência na busca de sua autonomia, e refletir sobre a atuação do enfermeiro enquanto profissional criativo e autônomo. Estudo respaldado no materialismo histórico e dialético, realizado no período de maio a agosto de 1997 com enfermeiras do Estado do Ceará, que estão envolvidas com o processo histórico da profissão. Os resultados deram origem a uma categoria central, prática profissional e outras três: autonomia, criatividade e disposição para enfrentar desafios, que favoreceram uma melhor compreensão dos caminhos já trilhados pela enfermagem, além de nos permitir entender que o enfermeiro pode ser autônomo e livre.

    Resumo em Espanhol:

    El título de este ensayo nos hace recordar la "Inconfidencia Mineira", que tuvo como líder José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, siendo un movimiento que ansiava por libertad, así como la enfermería que, a lo largo de los años, viene contruyendo su historia y caminando en busca de su autonomía. La presente pesquisa tiene como objetivo investigar los caminos recorridos por la enfermería, encuanto ciencia en la búsqueda de su autonomía, y reflexionar sobre la actuación del enfermero encuanto profesional creativo y autónomo. Estudio respaldado en el materialismo histórico y dialéctico, realizado en el período de mayo a agosto de 1997 con enfermeras del Estado de Ceará, que están envueltas con el proceso histórico de la profesión. Los resultados dieron origen a una categoría central, práctica profesional y otras tres: autonomía, creatividade y disposición para enfrentar desafíos, que permitieron una mejor comprensión de los caminos ya recorridos por la enfermería, además de permitimos entender que el enfermero puede ser autónomo y libre.

    Resumo em Inglês:

    The title of this effort has reminded us of the Inconfidência Mineira, that had José Joaquim da Silva Xavier, the Tiradentes as its leader. It was a movement that longed for freedom, like nursing that, along the years, has been building its history and has been walking in search of its autonomy. This study has aims at investigating the ways nursing has gone through, while a science, it searches for its autonomy and mediates about nurse's performance while an autonomous and creative professional. This study had the historical materialism as support. It was accomplished from May to August, 1997 with nurses from Ceará that were involved with the profession historical process. The results originated a central category, professional practice, and the other three ones: autonomy, creativity and disposition to face challenges, that favour a better comprehension about the paths nursing tracked, besides permitting us to understand that the nurse can be autonomous and free.
  • A escola de enfermagem da UFMG: da criação aos dias atuais Documentário

    Nascimento, Estelina Souto do; Santos, Geralda Fortina dos; Caldeira, Valda da Penha

    Resumo em Português:

    As autoras fazem um resgate dos principais eventos e acontecimentos ocorridos na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais da sua criação, em 1933, até 1998.

    Resumo em Espanhol:

    Las autoras hacen un rescate de los principales eventos y acontecimientos ocurridos en la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal de Minas Gerais desde su creación, en 1933, hasta 1998.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this work was to bring back some historical aspects of the Federal University of Minas Gerais Nursing School - EEUFMG, since its creation in 1933 until 1998.
  • Processo de trabalho em saúde, no Brasil no contexto das transformações atuais na esfera do trabalho Resenhas & Resumos

    Pires, Denise
  • Um encontro de mulheres: dar à luz Resenhas & Resumos

    Gomes, Maysa Luduvice; Ornellas, Cleusa Panisset

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa a relação que se estabelece entre a mulher durante o processo de parturição e a enfermeira obstetra, mulher e agente institucional. Discute-se como a experência de submissão é vivenciada pela mulher, sujeito de um processo anátomo-fisiológico, e a forma pela qual se expressa o exercício do poder e dominação da instituição que a enfermeira representa sobre a mulher usuária. Expõe-se a submissão da mulher ao serviço e sua expectativa com relação ao momento do parto, ao medo da dor e aos maus tratos. Analisa-se o poder sutil e educado exercido pela enfermeira sobre a parturiente, mostrando também que é uma mulher que cuida de outra, expressando sua subjetividade, a qual é sufocada pelo padrão da racionalidade científica moderna. A abordagem foi qualitativa e os dados, coletados através da observação participante em entrevista semi-estruturada, foram analisados dialeticamente.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo analiza la relación que se establese entre la mujer durante el processo de parir y la Enfermera obstetra, mujer y agente institucional. Se discute como la experiencia de sumisión és vivida por le mujer, sujeto de un proceso anatomo-fisiologico, y la forma por la cual se expresa el exercício del poder y dominación de la institución que la Enfermera representa sobre la mujer usuaria. Se expone la sumisión de la mujer al servicio y su expectativa con relación al momento del parto, al miedo del dolor y a los malos tratos. Se analiza el poder sutil y educado exercido por la Enfermera sobre esta mujer, demostrando también que és una mujer que cuida de outra mujer, expresando su subjetividad, a la cual és sofocada por el molde de la racionalidad científica moderna. El abordaje fué cualitativo y los dactos, recopilados por medio de la observación participante en entrevista semi-estructurada, y fueron analizados dialécticamente.

    Resumo em Inglês:

    This work analyses the relationship between the woman who is living the process of delivering and the obstetric nurse, who is also a woman and an institutional agent. It discusses how the submission experiences are lived by this woman as a subject of an anatomic and physiologic process and also how power and domination of the institution, represented by the nurse, on that woman is expressed. It exposes the woman's submission to the institution and her expectancies about the delivery moment, the fear of pain and bad treatment. The subtle and polite power exerted by nurse on this woman, showing that she is also a woman who is taking care of another woman, expressing her subjectivity and rational pattern of modern science. The approach was qualitative. Data have been obtained by participant observation and not completely structured interviews, and have been analysed under the dialectical perspective.
  • Dimensão holística para o ensino de enfermagem Resenhas & Resumos

    Telles, Valéria da Silva; Crispun, Miriam P.S.Z.

    Resumo em Português:

    O estudo tem como tema central a formação do profissional de Enfermagem. Vincula-se este trabalho à Linha de Pesquisa Produção Social do Conhecimento. O objetivo deste estudo foi propor uma abordagem pedagógica valorizada por um paradigma holístico, mediadora das relações entre profissionais e clientes, que se adeque ao ensino pretendido. Foi realizado com professoras e enfermeiras da Faculdade de Enfermagem de Teresópolis, Rio de Janeiro, que atuam tanto no ensino teórico dentro da Faculdade em si, quanto no ensino prático e na assistência no Hospital-Escola da referida instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação Existencial segundo René Barbier. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas através da Abordagem do Conhecimento Sócio-Poética. Os resultados indicaram que a concepção pedagógica baseada numa dimensão holística ainda não é totalmente percebida pelas profissionais que participaram do estudo, porém, é bem aceita. Ressalte, nesta pesquisa, a importância de uma Educação abrangente, que utilize a dimensão holística na formação do enfermeiro, visto ser a prática desta categoria profissional uma prática humana e social, que ao atender o indivíduo, os grupos e as comunidades em sua totalidade estará contribuindo para o processo de cidadania destes e, conseqüentemente, revertendo o quadro de Exclusão Social que atinge nossa sociedade como um todo e, de forma cada vez mais incisiva, a área da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estúdio tiene como tema central la formación del profesional de Enfermería. Se conecta este trabajo a la Línea de Investigación de la Producción Social del Conocimiento. El objetivo de este estúdio fué proponer un abordaje pedagógico valorizado por un modelo holístico, mediador de las relaciones entre profesionales y clientes, que se ajuste a la enseñanza pretendida. Fué realizado con maestras y enfermeras de la Facultad de Enfermería de Teresópolis, Rio de Janeiro, que actúan tanto en la enseñanza teórica en la Facultad, así como en la enseñanza práctica y en la asistencia en el Hospital-Escuela de la referida institución. Se trata de una investigación cualitativa, en que se utilizo la metodología de Investigación-Acción Existencial según René Barbier. El análisis y la interpretación de los dactos fueron realizados por medio del Abordaje del Conocimiento Socio-Poético. Los resultados indicaron que la concepción pedagógica fundada en una dimensión holística todavía no és bien acepta. Se destaca, en esta investigación, la importancia de una Educación amplia, que utilize la dimensión holística en la formación ya que la práctica de esta categoría profesional és una práctica humana y social, que al atender el individuo, los grupos e las comunidades en su totalidad estará contribuyendo para el proceso de ciudadanía de estos y, consecuentemente, revirtiendo el cuadro de Exclusión Social que afecta todo el conjunto de nuestra sociedad y, de una forma cada vez más incisiva, a la área de la salud.

    Resumo em Inglês:

    The central theme of the actual study is the formation of a professional on nursing. It is connected to the line of knowledge social production research. Its goal is to propose a pedagogical approach under a holistic pattern, as a mediator of relations between professionals and patients, adjusted to the intended teaching. It has been applied among teachers and nurses at Nursing University in Teresôpolis (RJ), who work both in theoretical teaching at the University itself as for the practical one, as well as by providing their assistance for the School-Hospital of the same Institution. This is a qualitative research, having as its methodology that one as per René Barbier i.e. the Living-Action Research. The analysis and interpretation of data have been accomplished through the approach of Social-Poetical Knowledge. The results indicated that the pedagogical conception based on a holistic dimension is not yet fully noticed by the professionals who attended to the study; notwithstanding, it is well accepted. The importance of an encircling Education, that can use the holistic dimension in the formation of a nurse, considering the social and humanistic role of such a professional category must be pointed out in this research; these professionals, by assisting to the individual, as well as to groups and communities in their totality will be helping them in their citizenship process and, as a consequence, will also be contributing to the reverting of the social exclusion status that affects our society as a whole, and is an even more keen way in the field of health.
  • A Imaginação criadora como perspectiva do cuidar na enfermagem psiquiátrica Resenhas & Resumos

    Tavares, Cláudia Mara de Melo; Sobral, Vera Regina Salles

    Resumo em Português:

    Questionando a fundamentação da prática da enfermagem psiquiátrica e as constantes do pensamento imaginante da enfermeira sobre o doente mental e a contribuição da imaginação criadora sobre o cuidar na enfermagem psiquiátrica, desenvolveu-se, no período de 1996 a 1998, no Rio de Janeiro, uma pesquisa entre as enfermeiras atuantes em instituições psiquiátricas. Delimitou-se como objeto de estudo a perspectiva da imaginação criadora sobre o cuidar na enfermagem psiquiátrica. A investigação teve como objetivos: descrever a dimensão imaginativa na enfermagem, tomando o cuidado por criação ou expressão de uma criação; evidenciar o significado poético do cuidar nesta área do conhecimento; analisar os significados atribuídos pelas enfermeiras ao processo de cuidar do paciente psiquiátrico a partir da imaginação criadora; e identificar as possibilidades de inovação na prática da enfermagem evidenciando o cuidado como fim na relação da enfermeira - doente mental - instituição psiquiátrica e como meio para a valorização profissional da enfermeira. A abordagem sócio-poética de Gauthier e Santos (1996) foi o referencial teórico-metódico da pesquisa tendo-se desenvolvido dinâmicas de criatividade inspiradas em Jung (1995) e na Gestaltoterapia. A construção das categorias referenciais baseou-se na imaginação material na perspectiva de Bachelard. A produção dos dados referentes aos elementos fogo, ar, água e terra permitiu delimitar respectivamente os seguintes temas: troca de energia, o corpo como instrumento, interação e transformação; equilíbrio pessoal, busca de integração, espaço institucional, liberdade; cotidiano do cuidar, medo do desconhecido, enfrentar riscos, crise e crescimento; desafios do cuidar, gesto criador, papel da enfermeira e autonomia do paciente, integração e individuação. O estudo do objeto delimitado nesta pesquisa, a análise e interpretação dos dados produzidos mediante a abordagem sócio-poética, triangulação dos métodos (Grupo-Pesquisador e Bachelard) e triangulação dos dados obtidos nas dinâmicas de criatividade produziram os seguintes conhecimentos: o cuidar é construído pela enfermeira no instante de interação - criação muito mais metabolizada do que pensada e tem no corpo seu suporte; cuidar em psiquiatria implica em união de elementos dispersos; é a busca da integração do seu próprio ser, correspondendo à perspectiva holística, que compreende a realidade em totalidades integradas, onde cada elemento de um campo considerado reflete e contém todas as suas dimensões; cuidar em enfermagem é a dinâmica de ações complementares em busca de uma unidade ativa que una intelectualidade e criatividade, vôo e mergulho, descida e subida, prazer e leveza; cuidar é a possibilidade de promover o crescimento, a autonomia e o desenvolvimento dos inumeráveis estados do ser (cuidar e o que é cuidado). Como um processo gestacional, implica em espera, expectativa e esperança. Um significado poético do cuidado em enfermagem psiquiátrica construído pelo Grupo Pesquisador: Tecido aéreo sem textura. Só contexto, pretexto de equilíbrio, vastidão... Rompe invólucros invisíveis sai de si voa pela imensidão.

    Resumo em Francês:

    Questionnant les fondements de la pratique des infirmières psychiatriques, les constantes de leur pensée imaginante à propos de la maladie mentale et la contribution de l'imagination créatrice au soin infirmier psychiatrique, une recherche fut menée à Rio de Janeiro, entre 1996 et 1998, parmi des infirmières d'institutions psychiatriques. Les perspectives de l'imagination créatrice en rapport au soin psychiatrique infirmier furent délimitées comme étant l'objet de cette étude. Les objectifs de l'enquête étaient les suivants: la dimension imaginative du soin infirmier, en prenant ce dernier pour une création (ou l'expression d'une création); la mise en relief de la signification poétique du soin dans ce domaine du savoir; l'analyse des significations attribuées par les infirmières au processus de soin auquel est soumis le patient psychiatrique, à partir de l'imagination créatrice; l'identification des possibilités d'innovation dans la pratique infirmière, en mettant en évidence le soin comme fin dans la relation infirmière - malade mental - institution psychiatrique, et comme moyen pour la valorisation professionnelle de l'infirmière. La démarche sociopoétique de Gauthier et Santos (1996) fut la référence théorico-méthodologique de la recherche, pour laquelle furent mises en oeuvre des dynamiques de créativité inspirées de Jung (1995) et de la Gestalt-thérapie. La construction des catégories référentielles fut fondée sur l'imagination matérielle selon Bachelard. La production des données liées aux éléments feu, air, eau et terre permit la délimitation des termes respectifs suivants: échange d'énergie, le corps comme instrument, interaction et transformation: équilibre personnel, recherche d'intégration, espace institutionnel, liberté; quotidien du soin; peur de l'inconnu, affronter des risques, crise et croissance; enjeux du soin, geste créateur, rôle de l'infirmière et autonomie du patient, intégration et individuation. L'étude de l'objet délimité dans cette recherche, l'analyse et interprétation des données produites moyennant l'approche sociopoétique, la triangulation des méthodes (groupe-chercheur et Bachelard) et la triangulation des données obtenues dans les dynamiques de créativité produisirent les connaissances suivantes: le processus de soin est construit par l'infirmière au moment de l'interaction - création, beaucoup plus métabolisée qu'on ne le pensait, et il a son support dans le corps; en psychiatrie, le processus de soin implique l'union d'éléments dispersés: il s'agit de la recherche de l'intégration de son propre être, ce qui correspond à la perspective holistique, qui comprend la réalité comme des totalités intégrées, où chaque élément d'un champ ccnsidéré reflète et contient toutes les dimensions du champ; soigner, pour les infirmières, réside en une dynamique d'actions complémentaires, à la recherche d'une unité active, qui unisse l'intellectualité et la créativité, le vol et le plongeon, la desconte et la montée, le plaisir et la légéreté; soigner, c'est donner la possibilité de coître, d'être autonome, et que se développent les innombrables états de l'être (soigner et ce qui est soigné). Soigner implique, comme en un processus de gestation, l'expectative, l'attente et l'espérance. Voyons une signification poétique du soin psychiatrique infirmier, tel qu'il fut construit par le Groupe-chercheur: Tissu aérien sans texture. Seulement contexte, prétexte D'équilibre, d'amplitude... Rompt d'invisibles enveloppes Sort de soi Vole par l'immensité.

    Resumo em Inglês:

    Questioning the practice fundamentation of psychiatric nursing imagination thought about the psychic patient and the contribution of creative imagination about the psychiatric nursing care, has been developed In Rio de Janeiro, from 1996 to 1998, a research among acting nurses In psychiatric institutions. The study object has been delimited like the perspective creative imagination about the psychiatric nursing care. The investigation had as objects: The imaginative dimension In the nursing, taking attention for creation or expression for a creation; to evince the poetic meaning of take care In this knowledge area; to analyze the assign meaning for the nurses to the take care process of psychiatric patient beginning for the creative imagination; and identify the possibility of innovation in the nursing practice making evidence the take care as the end In the relationship nurse - psychic patient psychiatric institution and like the professional valorize of the nurse. The social poetic approach of Gauthier and Santos (1996) has been the theoretical-methodic research references having developed creative dynamics inspired In Jung (1995) and gestalt to terapia. The construction of the referenced categories has based In the material imagination of Bachelard perspective. The data production about fire, air, water and soil (elements has permitted to delimit the next subjects: Energy chance, the body like an instrument, interaction and transformation, personnel balance, integration search, institutional space, liberty, daily take care, unknown fear, risk oppose, crisis and frowning, care challenge, creator signal, the nurse roil and the patient autonomy, integration to the individuality. The study of the delimited object In this research, the analyze and interpretation of produced data by the social-poetic approach, the method triangulation (Research Group and Bachelard) and triangulation data acquired In the creative dynamics has produced the next knowledge: the take care is constructed by the nurse at the interaction-creation instant so much metabolized than the considered and has it support In the body; to take care In psychiatric imply In the union of dispersed elements; is the himself integration quest, corresponding to the holistic perspective, which understand the entire reality integrity, where each element of considered field reflect and content all its dimensions, to take care In nursing are the complementary dynamic actions to find a active unit for link creativeness and intellectuality, fly and plunge, ascent and descent pleasure and lightness; to take care is the possibility of promote the growing, the autonomy and development of numberless to be state, (care-taker and what is cared). Like an embryological process, imply In waiting, expectation and hope sharing a poetic meaning of psychiatric nursing care constructed by the research group. Air tissue without texture. Context only pretext of balance, vastness... To break invisible covering Come out in self Flying across the intensity.
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br