Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 52, Número: 3, Publicado: 1999
  • Documento sem título Editorial

    Mancia, Joel Rolim
  • Alguns problemas ocupacionais decorrentes do trabalho de enfermagem no Brasil Artigos

    Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz; Marziale, Maria Helena Palucci

    Resumo em Português:

    Apresentam-se algumas considerações sobre a situação em que se encontram os trabalhadores brasileiros de enfermagem. Tendo uma concepção idealizada da profissão, submetem-se a variados riscos ocupacionais, sofrem acidentes de trabalho e adoecem e na maior parte das vezes não atribuem estes problemas às questões decorrentes de sua atividade laboral. A conscientização dos trabalhadores acerca dos riscos aos quais se submetem, torna-se importante para se tentar modificar este quadro e para que estas pessoas aprendam a reivindicar por melhorias em suas condições de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Se presentan algunas consideraciones sobre la situación de los trabajadores brasileños de enfermería. Dueños de una concepción idealizada de la profesión, se sumeten a distintos riesgos ocupacionales, sufren accidentes de trabajo , adolecen y en la mayoría de las veces no lo atribuyen a las cuestiones provenientes de su actividad laboral. La concienciación de los trabajadores sobre los riesgos a los cuales son sometidos es importante para intentar revertirse ese cuadro y para que estas personas aprendan a reivindicar mejores condiciones de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    This study presents some considerations on the situation of Brazilian nursing workers. It is known that these professionals have an idealized conception of their duty. This fact prevents them from being aware of the many occupational risks, accidents and diseases to which they are exposed. The awareness of these professionals, regarding occupational risks, is very important in order to change this picture and enable nursing workers to claim for better work conditions.
  • Anna Justina Ferreira Nery: um marco na história da enfermagem brasileira Artigos

    Cardoso, Maria Manuela Vila Nova; Miranda, Cristina Maria Loyola

    Resumo em Português:

    O objeto deste estudo é Anna Nery (1814-1880), uma mulher anônima, que participou da Guerra do Paraguai (1865-1870). Trata-se de um estudo biográfico de natureza sócio-histórica, que é orientado por princípios da História Nova. O objetivo deste estudo é caracterizar a vida de Anna Nery. Alguns aspectos relevantes são levantados neste estudo. Anna Nery deixa o espaço privado do lar para assumir um papel importante no espaço público. A solicitação de Anna Nery é puramente afetiva e não pediu para ser intitulada enfermeira. Anna Nery atendia às exigências que elevariam o status social e moral da enfermeira do século XX e tornou-se símbolo da enfermagem brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    El objeto de este estudio es Anna Nery (1814-1880), una mujer anónima que participó en la Guerra del Paraguay (1865-1870). Es un estudio biográfico de naturaleza histórico-social que está orientado por los principios de la Nueva Historia. Su objetivo es caracterizar la vida de Anna Nery. Algunos aspectos relevantes se destacan. Anna Nery sale del espacio privado del hogar para asumir un papel importante en el espacio público. El móvil de Anna Nery fue puramente afectivo y ella no pidió que le dieran el título de enfermera. Anna Nery atendía, así, a las exigencias que elevarían el status social y moral de la enfermería, del siglo XX y pasó a ser el símbolo de la enfermería brasileña.

    Resumo em Inglês:

    The object of this study is Anna Nery (1814-1880), an anonymous woman who participated in the Paraguay War (1865-1870) . This is a social-historical biographical study guided by the principles of the New History. The objective of this research is to characterize and raise relevant aspects of Anna Neri's life. It is known that this woman left her domestic life to play an important role in the public space. Her motivation was genuinely affectionate, and she didn't expect to be called a nurse. Anna Neri met the requirements that would raise the social and moral status of the XXth century nursing workers, and became a symbol of Brazilian nursing.
  • Características tecnológicas do processo de trabalho em berçários Artigos

    Rocha, Semiramis Melani de Melo; Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Souza, Heloisa Garda Borgi Lino de

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa, através de uma descrição dos instrumentos de trabalho utilizados no berçário, na assistência ao recém-nascido, as relações que se estabelecem entre os profissionais de saúde e os bebês, mediadas por conhecimentos científicos. Busca, ainda, demonstrar as possibilidades de compreender os nexos entre tecnologia, relações humanas e um cuidado individualizado cujo significado seja a restauração de vitalidade. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Os dados foram coletados em dois berçários do município de Ribeirão Preto. De acordo com os agrupamentos feitos, verificou-se que os instrumentos são utilizados na manutenção e controle das funções vitais (termorregulação, cardio-respiratória, oxigenação, equilíbrio hidro-eletrolítico e nutrição), na administração de medicamentos e coleta de materiais orgânicos para diagnóstico e terapêutica. A enfermagem participa do preparo, instalação, controle e manutenção desses equipamentos, enquanto que os médicos envolvem-se com a instalação e controle, especialmente em procedimentos mais invasivos.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio analiza, a través de una descripción de los instrumentos de trabajo utilizados en la sala cuna, en la asistencia al recién nacido, las relaciones que se establecen entre los profesionales de salud y los bebés, por intermedio de conocimientos científicos. Busca, también, demostrar las posibilidades de comprender los nexos entre tecnología, relaciones humanas y un cuidado individualizado cuyo significado sea la restauración de la vitalidad. Se trata de un estudio exploratorio de carácter cualitativo. Los datos fueron recogidos en dos salas cuna del municipio de Ribeirão Preto. De acuerdo con los agrupamientos realizados, se verificó que los instrumentos son utilizados en el mantenimiento y control de las funciones vitales (termorregulación, cardiorrespiratoria, oxigenación, equilibrio hidroelectrolítico y nutrición), en la administración de medicamentos y recolección de materiales orgánicos para diagnóstico y terapéutica. La enfermería participa en la preparación, instalación, control y mantenimiento de esos equipos, mientras que los médicos se preocupan con la instalación y control, especialmente en procedimientos más invasivos.

    Resumo em Inglês:

    The relationship established between health professionals and newborns is analysed in this study. The research focuses mainly on the fact that this interaction is mediated by scientific knowledge, technology and the equipment used on the care of babies. This is a exploratory qualitative research. The data was collected in two nurseries in the city of Ribeirão Preto, SP, Brazil. It was verified that the proceedures used in these nurseries fullfilled the necessities of newborns regarding the control and maintenance of vital functions (cardio-respiratory, thermoregulation, oxygenation, fluid-electrolyte balance and nutrition), as well as the administration of medicines, and collection of, organic material for diagnosis and therapy. It was also observed that nursery professionals prepare, install, control and do the maintenance of the equipment, while doctors are in charge of installing and controling it in more invasive proceedures.
  • Cuidar para um envelhecer saudável: a construção de um processo educativo com mulheres rurais Artigos

    Portella, Marilene Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este estudo identifica uma proposta de prática assistencial, que teve por objetivo a construção de um processo educativo, para um envelhecer saudável, com mulheres rurais, a partir de suas práticas culturais de saúde. O Marco Conceitual adotado, foi construído com base no referencial do "cuidado cultural", de Madeleine Leininger e na concepção pedagógica de Paulo Freire. Um processo de cuidar/educar, onde enfermeira e grupo, compartilham seus saberes, através do diálogo reflexivo e buscam "práticas culturais de saúde" que contribuam para um envelhecer saudável.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio identifica una propuesta de práctica asistencial que tiene como objetivo la construcción de un proceso educativo, para que las mujeres de comunidades rurales alcancen a tener una vejez saludable, a partir de sus prácticas culturales de salud. El Marco Conceptual se basa en el "cuidado cultural" de Madeleine Leininger y en la concepción pedagógica de Paulo Freire. Un proceso de cuidar/educar en el que enfermera y grupo comparten lo que saben mediante la reflexión y buscan unas "prácticas culturales de salud" que contribuyan para un envejecimiento saludable.

    Resumo em Inglês:

    This study analyses a proposal of nursing assistance. The project proposed has as its goal the construction of an educational process aiming a healthy aging among rural women. It is important to emphasize that these women's cultural health practices were taken into consideration in this research. The conceptual milestones adopted were drawn from Madeleine Leninger's concept of "cultural care" and Paulo Freire's pedagogical ideas. The educational process being proposed is based on the idea of caring/educating in which the nursing professional and the group share experiences through reflective dialog, and seek culural health practices that can contribute on a healthy aging.
  • A enfermagem e a questão ambiental: proposta de um modelo teórico para o exercício profissional Artigos

    Ribeiro, Maria Celeste Soares; Bertolozzi, Maria Rita

    Resumo em Português:

    Tendo em vista os reflexos das alterações ambientais sobre a saúde da população, as autoras propõem um modelo teórico para incorporar a questão ecológica no exercício profissional de enfermagem, tendo como referencial o eco-socialismo/marxismo. O modelo fundamenta-se na análise do processo econômico capitalista, com suas tecnologias de produção e modo de consumo, geradores de ecodesigualdades e impactos antropogênicos que repercutem sobre os perfis de saúde-doença do coletivo. As ações de enfermagem, permeadas por uma consciência ecológica, podem evitar ou mesmo combater ecodesigualdades e impactos antropogênicos.

    Resumo em Espanhol:

    Frente a los reflejos de las alteraciones ambientales en la salud de la población, las autoras proponen un modelo teórico para incorporar la cuestión ecológica al ejercicio profesional de los enfermeros, teniendo como referencial el eco-socialismo/marxismo. El modelo se basa en el análisis del proceso económico capitalista, con sus tecnologías de producción y su modo de consumo, generadores de ecodesigualdades y de impactos antropogênicos, con implicaciones sobre los perfiles de salud-enfermedad de la colectividad. Las acciones de enfermería,si se practican dentro de una concienciación ecológica, pueden evitar o incluso combatir ecodesigualdades e impactos antropogênicos.

    Resumo em Inglês:

    Considering the side effects of environmental changes over the population's health, a theoretical model is proposed in this study in order to incorporate ecologic matters into the nursing practices.The reference for this work is the eco-socialist-marxist theory. The model is based on the analysis of the capitalist economic process, its production technologies and consumption. It is known that this economic model generates ecoinequalities and anthropogenic impacts that rebound on the health-disease profile of the population. The nursing action, permeated by ecological awareness, can prevent and also combat ecoinequalities and destructive human actions on the environment.
  • ... E a enfermagem no século XXI ? Artigos

    Sá, Lenilde Duarte de

    Resumo em Português:

    A falência do paradigma cartesiano e o novo contexto do sistema mundo, são aspectos que evidenciam um estado de crise de paradigmas e que suscitam o repensar da filosofia e da ciência, bem como das tendências que orientam as práticas e relações profissionais. Este trabalho, construído com o apoio de material bibliográfico, reflete sobre as tendências que norteiam a prática da enfermagem para o século XXI, principalmente no que concerne a realização da arte do cuidar sob a égide de um novo paradigma.

    Resumo em Espanhol:

    La falencia del paradigma cartesiano y el nuevo orden del sistema mundial son algunos aspectos que evidencian un estado de crisis de paradigmas y que suscitan el repensar de la filosofia y de la ciencia, así como el de las tendencias que orientan las relaciones y prácticas profesionales. Este trabajo - construindo com el apoyo de material bibliográfico - reflexiona sobre las tendencias de la enfermería para el siglo XXI, principalmente en lo que concierne al arte de cuidar bajo un nuevo paradigma.

    Resumo em Inglês:

    The failure of Descartes' system and the new world-wide context are aspects that point to a crises of current paradigms. This crises triggers the need of reconsidering philosophical and scientific models, as well as the trends guiding the professional practices and relationships. This study reflects about the tendencies that will lead the nursing practices in the twentieth-first century and the consequences of the care practice under new paradigms.
  • Enfermagem obstétrica no acompanhamento pré - natal Artigos

    Penna, Lucia Helena Garcia; Progianti, Jane Márcia; Correa, Luiza Mara

    Resumo em Português:

    Consiste em um relato de experiência acerca de um projeto de pesquisa iniciado em agosto de 1997, envolvendo docentes do Departamento Materno-infantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ e profissionais do Centro Municipal de Saúde do Rio de Janeiro da S.M.S./RJ. Tem por objetivo, descrever o processo de inserção da Consulta de Enfermagem de Pré-natal no conteúdo da graduação, bem como sua estruturação e implantação no referido Centro Municipal de Saúde. Esse trabalho propõe rever também, o modelo biomédico das consultas, a fim de proporcionar reflexões e rupturas de paradigmas, e com isso auxiliar no aprendizado e na ampliação do acompanhamento de pré-natal no Rio de Janeiro.

    Resumo em Espanhol:

    Consiste en un relato de experiencia sobre un proyecto de investigación que empezó en agosto de 1997 e involucra profesores del Departamento Materno-infantil de la Facultad de Enfermería de la UERJ y profesionales del Centro Municipal de Salud de Rio de Janeiro. Tiene como objetivo describir el proceso de la inserción de las Consultas de Enfermería de Prenatal en los contenidos programáticos del curso, así como su estructuración e implantación en el referido Centro Municipal de Salud. Ese trabajo propone una revisión en el modelo biomédico de las consultaciones para proporcionar rupturas de paradigmas y con eso auxiliar el aprendizaje y ampliar el acompañamiento prenatal en Rio de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    This study consists of a report about a research project which started in August, 1997. The project involved teachers from the maternal- paediatrics department with Faculdade de Enfermagem - UERJ (Nursing Faculty with State University of Rio de Janeiro) and professionals from the municipal health center in Rio de Janeiro - SMS/RJ. The introduction of prenatal nursing consultation as a new subject in the nursing graduation course, as well as its formation, and implementation in the referred municipal health center is reported in this paper. This study also proposers a review of the current biomedical consultation model, in order to motivate reflection, break paradigms, and increase the prenatal consultation process in Rio de Janeiro.
  • Formação cidadã em enfermagem: mito ou possibilidade utópica? Artigos

    Sordi, Mara Regina Lemes De; Bomer, Érika; Alves, Flávia Packer

    Resumo em Português:

    O objetivo desse trabalho é constatar, a partir da aplicação de questionários aos alunos concluintes do curso de graduação, as concepções de universidade, cidadania, compromisso social e sistema de saúde, que sintetizam sua forma de ver e praticar enfermagem. O Projeto Pedagógico do curso é tomado como referência para análise dos discursos dos alunos. Observa-se que os futuros egressos ainda não evidenciam avanços nas concepções de mundo, de educação e saúde sugerindo que a proposta pedagógica precisa ser constantemente reavaliada para ter impacto na ampliação da visão dos estudantes. Reconhece-se a heterogeneidade discursiva dos alunos contrastando com a aparente semelhança no domínio de conteúdos específicos. Ressalta-se o movimento dialético que afeta as práticas docentes oscilantes entre a formação crítica e formação orientada pela lógica cartesiana. Conclui-se que a avaliação contínua do projeto educacional é estratégia vital para a consolidação de uma formação comprometida com a cidadania coletiva.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es constatar, a partir de una encuesta a los alumnos del último año del curso de graduación, que concepto tienen de universidad, ciudadanía, compromiso social y sistema de salud que sintetizan su manera de ver y practicar la enfermería. El proyecto pedagógico del curso se toma como referencia para los análisis del discurso de los alumnos. Se observa que los futuros egresos aún no notan avances en las concepciones de mundo, de educación y salud. Ello sugiere que la propuesta pedagógica precisa ser constantemente evaluada para que tenga impacto y amplíe la visión de los estudiantes. Se reconoce la heterogeneidad discursiva de los alumnos, en contraste con la aparente semejanza en el dominio de los contenidos específicos. Se destaca el movimiento dialéctico que afecta la prática de los docentes y que oscila entre una formación crítica y una formación orientada por la lógica cartesiana. Se concluye que la evaluación continua del proyecto educacional es estrategia vital para la consolidación de una formación comprometida con una ciudadanía colectiva.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to verify to what extent the concepts of university, citizenship, social compromise and health system influence the nursing practice. These topics were analysed through questionnaires answered by senior nursing students. The pedagogical project of the this course was used as reference to analyse students' speech. The study showed that these prospective professionals didn't have a satisfying advance concerning their view on education, health and conception of the world. This result suggested that this pedagogical proposal has to be constantly reexamined in order to broaden students' view on the aspects mentioned. It was noticed that students' discourses were heterogeneous, and contrasted with the apparent homogeneity in the understanding of specific contents. The research highlights the dialectical movement that affects the teaching practice, which oscillates between a critical formation and Descartes' logic. It was concluded that a continuous evaluation of the educational project is a vital strategy to consolidate a formation compromised with citizenship.
  • Inteligência emocional: testando a enfermagem do futuro Artigos

    Santos, Laína Maíza dos; Almeida, Francismeuda Lima de; Lemos, Stefânia da Costa

    Resumo em Português:

    Para termos uma visão profissional prospectiva, objetivamos traçar o perfil dos acadêmicos de Enfermagem para um padrão de Inteligência Emocional e identificar suas aptidões cognitivas, comportamentais e emocionais, considerando que ser emocionalmente inteligente está se tornando requisito imprescindível para todo profissional. Estudo exploratório descritivo, realizado numa instituição pública da cidade de Fortaleza-CE, com os estudantes regularmente matriculados no período de 99.1, tendo uma amostra de 138 sujeitos. Para isto, utilizamos um questionário composto por um teste disponível na internet e uma segunda parte de perguntas acerca das aptidões emocionais, cognitivas e comportamentais relacionadas a Inteligência Emocional. Como resultados, obtivemos que a maioria dos estudantes (78,26 %) tem um bom nível de Inteligência Emocional e apenas 16,67% merecem aprimoramento. Na distribuição das aptidões emocionais, cognitivas e comportamentais como suficientes, regulares e insuficientes, as aptidões cognitvas se destacaram entre as demais. Concluímos principalmente que os estudantes tem potencial para serem profissionais empáticos, sintonizados com os pacientes e capazes de saber e se fazer ouvir, características básicas da Inteligência Emocional.

    Resumo em Espanhol:

    Para que tengamos una visión profesional prospectiva, nos hemos propuesto trazar el perfil de los académicos de Enfermería para obtener un padrón de Inteligencia Emocional e identificar sus aptitudes cognitivas, comportamentales y emocionales, ya que ser emocionalmente inteligente se considera hoy un requisito profesional imprescindible. Estudio exploratorio realizado en una institución pública en Fortaleza-CE entre estudiantes matriculados en 1999/1, entre una muestra de 138 sujetos. Utilizamos un cuestionario disponible en Internet y una segunda parte con preguntas sobre las aptitudes emocionales, cognitivas y comportamentales relacionadas a la Inteligencia Emocional. Como resultado, obtuvimos que la mayoría de los estudiantes -el 78,26%- tiene un buen nivel de Inteligencia Emocional y el 16,67% merece un aprimoramiento. Al distribuir las aptitudes estudiadas en suficientes, regulares e insuficientes; las cognitivas se han destacado entre las demás. En conclusión, los estudiantes tienen potencial para ser profesionales con empatia, estar sintonizados con los enfermos y ser capaces de saber y hacerse oír, características básicas de la Inteligencia Emocional.

    Resumo em Inglês:

    This study traces the nursing students' profile in order to have a prospective professional vision on the emotional intelligence of these workers. Considering that, nowadays, emotional intelligence is a basic requirement for any kind of profession, this research analysed patterns of cognitive, behavioral and emotional skills among the nursing workers. This is a descriptive exploratory study, accomplished in a public institution in the city of Fortaleza-CE, with 138 students enrolled in the first term of 1999. For this analyses an emotional intelligence questionnaire, available in internet, was applied. The subjects also answered questions related to their behavioral, cognitive and emotional skills. As a result, it was concluded that the majority of the students (78,26%) presented a satisfying level of emotional intelligence and only 16,67% would need improvement. In the classification of the three skills as sufficient, regular and insufficient, the cognitive skill exceeded the other two positivetly. The research showed that students have the basic characteristics of emotional intelligence. They can be in tune and understanding with patients, and also make themselves understood.
  • Métodos contraceptivos de barreira e DIU: tecnologia educativa para deficientes visuais Artigos

    Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Rodrigues, Jane Oliveira

    Resumo em Português:

    O Planejamento Familiar oferece conhecimentos para decidir o número de filhos e o momento apropriado para tê-los. As informações educativas em saúde têm se concentrado na comunicação visual, dificultando seu acesso ao deficiente visual, portanto os objetivos deste estudo foram construir materiais educativos auto-instrucionais sobre métodos de barreira e DIU e permitir a avaliação do material construído. Obedeceu-se dois momentos metodológicos: elaboração de métodos educativos explorando o tato e a audição seguido de teste por casal de cegos. Os dados da avaliação foram obtidos por entrevistas. Os resultados mostram que o conhecimento ocorreu com conteúdo e linguagem adequados, a comunicação privilegiada foi a verbal e a táctil e contribuiu para o resgate da cidadania do deficiente visual.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La Planificación Familiar ofrece conocimientos para decidir el número de hijos y el momento apropriado para tenerlos. Las informaciones disponibles en educación para la salud se han concentrado en una comunicación visual, lo que impide su acceso a las personas ciegas. El presente estudio tiene como objetivos: construir materiales educativos autoinstruccionales sobre los métodos de barrera y DIU y permitir la evaluación del material construido. Se han seguido dos momentos metodológicos: elaboración de métodos educativos que utilizan el tacto y la audición y por último un test presentado por una pareja de invidentes, dos datos de la evaluación se obtuvieron com entrevistas. Los resultados demuestram que hubo un aprendizaje de contenidos, com un lenguaje adecuado; que la comunicación mejor fue la verbal y táctil y, sobre todo, que ha contribuido para el rescate de los invidentes como ciudadanos.

    Resumo em Inglês:

    Family planning is fundamental for the appropriate structuring of the family. This offers knowledge to decide on the number of children, and the most adequate moment to have them. The current health information being advertised is based on visual communication. This fact hinders the access of visually impaired people to such important knowledge. The present study has as objectives the creation of self-instructional educational material concerning mechanical contraceptive methods and IUD, as well as its evaluation. The research was divided in two methodological parts. In the first part, methods that explored the senses of hearing and touch were elaborated. In the second part, these methods were tested by a sight impaired couple. The data for the evaluation was obtained through interviews. Results show that the use of appropriate content and language facilitate the understanding of the contraceptive methods by these people. Verbal and tactile communication was favored and contributed on the reconstruction of citizenship for the visually impaired.
  • O modelo assistencial de saúde e o atendimento de enfermagem prestado à mulher com vistas ao Aleitamento Materno (AM) Artigos

    Pereira, Maria José Bistafa; Assis, Marluce Maria Araújo; Reis, Márcia Cristina G. dos

    Resumo em Português:

    O presente trabalho procura mostrar que as práticas desenvolvidas no atendimento à mulher com vistas ao aleitamento materno, transcende uma ação técnica individual, pois, estas práticas estão inseridas dentro de uma organização institucional, pautadas em um modelo de saúde predominante determinado nas relações sociais e organizativas que se dão nas diferentes instituições e sociedades. Objetiva estabelecer relações entre o modelo preconizado pelo SUS e a prática realizada pelas enfermeiras ao atender à mulher na promoção do aleitamento materno, nas Unidades Básicas de Saúde(UBS) da SMS-RP. Adotamos como trajetória metodológica depoimentos das enfermeiras que atuam nas UBSs através de entrevistas semi-estruturadas. O tratamento dos dados foi embasado na análise de conteúdo de BARDIN (1977). O estudo mostrou que há um descompasso entre o postulado teórico e o que é efetivado na prática cotidiana, uma vez que, na concretude dos serviços de saúde as ações de enfermagem se subordinam ao modelo biomédico, centrado na queixa do cliente, privilegiando ações médico assistenciais, reforçando o prontoatendimento, não se detectando mudanças significativas no que diz respeito a integralidade das ações de saúde. É possível que as enfermeiras tenham se aproximado de uma outra forma de compreensão do lidar com a mulher, contudo as determinações que se fazem presentes no cotidiano as têm "impedido" de uma ação mais concreta no sentido de transformação desta prática.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo trata de enseñar que las prácticas desarrolladas por la atención a la mujer con vistas a la amamantación materna trascende una acción técnica individual, pues estas prácticas están inseridas dentro de una organización institucional, pautadas por un modelo de salud predominante determinado en las relaciones sociales y organizacionales que ocurren en las diferentes instituciones y sociedades. Objetiva establecer relaciones entre el modelo preconizado por el SUS y la práctica realizada por las enfermeras al atender a la mujer en la promoción de la amamantación, en las Unidades Básicas de Salud (UBS) de la SMS-RP Adoptamos como trayectoria metodológica testimonios de las enfermeras que actúan en las UBSs a través de entrevistas semiestructuradas. El tratamiento de los datos se basó en el análisis del contenido de BARDIN (1977). El estudio mostró que hay un descompás entre el postulado teórico y lo que en efecto se hace en la práctica cotidiana, una vez que al concretar los servicios de salud las acciones de enfermería se subordinan al modelo biomédico, centrado en la queja del cliente, concediendo privilegio a las acciones médico asisten cíales, reforzando la atención de urgencias y no detectando cambios significativos en lo que se refiere a la integralidad de las acciones de salud. Es posible que las enfermeras se hayan aproximado de otra forma de tratar dicho tema con la mujer, sin embargo las determinaciones que se hacen presentes en lo cotidiano les ha "impedido" tomar actitudes más concretas en el sentido de transformar esa práctica.

    Resumo em Inglês:

    The present study shows that the nursing practices used on women's assistance, looking forward breast- feeding, transcend an individual technical action. It is known that the kind of assistance practiced will depend on the guidelines set by each institutional organization. These guidelines are based on a prevailed health model which is determined by social and organizational relations that are part of different societies and institutions. The objective of this study is to analyse the relation between the model of breast-feeding assistance established by SUS (Unique Health System) and the actual nursing practice within the Basic Health Units (UBS) of SMS-RP (Municipal Health Office of Ribeirão Preto). Semi-structured interviews with nursing workers were adopted in order to have a report of their practices concerning breast-feeding assistance. The data was examined on the basis of the analyses of content of Bardin (1977). Results showed that there is a considerable difference between the theoretical postulate, and the assistance that is actually practiced. This happens because the nursing practices are submitted to a biomedical model, centered on patients' complaints, which favors medical assistance actions and reinforces prompt assistance. For this reason the study couldn't detect any significant changes regarding the uniqueness of health actions It was observed that some nursing workers were closer to a better understanding of women care assistance, however the daily determinations have hindered more concrete actions that could transform this practice.
  • Reações de alergia provocadas pelo látex: um alerta aos trabalhadores da área da saúde Artigos

    Lopes, Rosimeire Aparecida Mendes; Lopes, Maria Helena Baena de Moraes

    Resumo em Português:

    É apresentado um levantamento bibliográfico de artigos referentes às reações de alergia ao látex, publicados nos últimos anos. O primeiro artigo sobre reação de alergia associado ao uso do látex foi publicado em 1979, na Grã-Bretanha, e desde então, de forma crescente, outros casos têm sido relatados(Barion, 1993). As reações do Tipo I (reação imediata) e Tipo IV (resposta tardia) estão envolvidas nos processos de alergia ao látex (Steelman, 1995). Uma das explicações para a alergia por contato é o processo inadequado de lavagem durante a manufatura, com retenção de proteínas hidrossolúveis que causam reação alérgica em pessoas susceptíveis. Na literatura são descritos casos de reações que variam de dermatite de contato à choque anafilático. Conclui-se que os achados evidenciam a necessidade da equipe de saúde ter conhecimento das implicações prováveis da alergia ao látex.

    Resumo em Espanhol:

    Se presenta una revisión bibliográfica de artículos referentes a las reacciones alérgicas al látex, publicados en los últimos años. El primer artículo sobre reacción alérgica asociada al uso de látex fue publicado en 1979, en Gran Bretaña, y desde entonces, de forma creciente, otros casos han sido relatados (Barton, 1993). Las reacciones Tipo I (reacción inmediata) y Tipo IV (respuesta tardía) son las que se manifiestan en los procesos de alergia al látex (Steelman, 1995). Una de las explicaciones para la alergia por contacto es el proceso inadecuado de limpieza durante la manufactura, con retención de proteínas hidrosolubles que causan reacción alérgica a personas susceptibles. En la literatura se describen casos de reacciones que varían desde la dermatitis de contacto hasta el choque anafiláctico. Se concluye que los resultados colocan en evidencia la necesidad de que el equipo de salud sepa sobre las posibles implicaciones de la alergia al látex.

    Resumo em Inglês:

    In this study, a bibliographic survey is made of all articles, published during the last few years, dealing with allergic reactions to latex. The first article on allergic reactions associated with latex was published in Britain, in 1979. Since then, the number of cases reported have increased (Barton, 1993). Type I allergic reaction (immediate reaction) and Type IV (delayed reaction) are part of the latex allergic process (Steelman, 1995). Contact allergy is due to inadequate washing during manufacture, which results in the retention of water-soluble proteins that cause allergic reactions in susceptible people. A wide variety of allergic reactions that vary from contact dermatitis to anaphylatic shock are described in literature. These findings show that a health team must know the probable implications of latex allergy.
  • As representações da história da enfermagem na prática cotidiana atual Artigos

    Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza

    Resumo em Português:

    Este estudo pretende refletir sobre a prática de enfermagem exercida historicamente a partir do cristianismo, e em especial, nos documentos relativos às atividades das Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, estabelecendo-se uma análise comparativa entre estas e as idéias de Florence Nightingale. Tem como objetivo discutir criticamente as práticas de enfermagem hospitalares que foram construídas historicamente, impregnadas dos sentimentos de humildade, submissão, amor ao próximo incondicional, mas também destacar o poder/saber silencioso que foi posteriormente verbalizado e difundido por Florence Nightingale, ao criar a escola de enfermagem que serviu de modelo as demais.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio pretende reflexionar sobre la práctica de Enfermería ejercida históricamente a partir del cristianismo, y en especial, en los documentos relacionados a las actividades de las Religiosas de la Caridad de San Vicent de Paul, estableciéndose un análisis comparativo entre estas y las ideas de Florence Nightingale. Tiene como objetivo discutir críticamente las prácticas de Enfermería hospitalaria, que fueron construidas históricamente impregnadas de los sentimientos de humildad, sumisión, amor al prójimo incondicional, pero también se destaca el poder/saber silencioso que fue posteriormente verbalizado y difundido por Florence Nightingale, al crear la escuela de Enfermería que sirvió de modelo a las demás.

    Resumo em Inglês:

    This study presents a historical analyses on the links between the nursing practice and the influence which it receives from various religious orders/asssociations throughout the times. The professional nursing which was pioneered by Florence Nightingale in the XlXth century, was influenced directly by the teachings of love and fraternity. In addition, other contributions from the religious orders/associations were the concepts of altruism, the positive value of an adequate environment for the care of patients, and the division of work in nursing.
  • O significado da educação sexual na relação pais/adolescentes Artigos

    Jesus, Maria Cristina Pinto de

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo fundamentado na Sociologia Fenomenológica de Alfred Schütz, o qual teve como propósito compreender o típico da ação de pais e adolescentes frente à educação para a vida sexual. Os depoimentos obtidos por meio de entrevista fenomenológica permitiram a compreensão dos tipos vividos "pais que educam adolescentes para a vida sexual" e "adolescente que é educado para a vida sexual". A análise comparativa entre esses dois tipos constituídos possibilitou identificar a necessidade de implementação do diálogo sobre a vida sexual na relação pais/adolescentes, com vistas a iniciação sexual segura e feliz. A teoria compreensiva da ação social de Schütz foi apresentada, nesse estudo, como uma estratégia de educação em saúde, ao considerarmos, como aponta esse autor, a necessidade de se buscar junto à pessoa seus motivos existenciais, que levam a um comportamento social frente às questões sexuais.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio fundamentado en la Sociología Fenomenológica de Alfred Schütz, el cual tuve como intento comprender lo típico de las actitudes de padres y adolescentes frente a la educación para la vida sexual. Las declaraciones obtenidas por medio de la entrevista fenomenológica permitieron comprender los tipos vividos "padres que educan adolescentes para la vida sexual" y "adolescente que es educado para la vida sexual". El análisis comparativo entre esos dos tipos constituidos posibilitó identificar la necesidad de implementación de un diálogo sobre la vida sexual en la relación padres/adolescentes, con vistas a la iniciación sexual segura y feliz. La teoría comprensiva de la acción social de Schütz fue presentada en este estudio, como una estrategia de educación en salud, al considerarse, como apunta ese autor, la necesidad de que se busque en la propia persona sus motivos existenciales, que la llevarán a un tipo de comportamiento social frente a las cuestiones sexuales.

    Resumo em Inglês:

    This study had as reference the phenomenological sociology of Alfred Schütz. This author had as purpose understanding parents and adolescents' behavior towards sexual education. The phenomenological interview, used to gather data from parents and youngsters, allowed the understanding of the types: "parents who educate adolescents for sexual life" and "adolescents who are educated for sexual life". The comparative analyses of these two types showed the need of implementing a dialog about sexual life among parents and teenagers enabling the youngsters to have a satifying and safe sexual initiation. The comprehensive social action theory by Schütz was presented, in this study as an educational health strategy According to the author, there is a need of considering the person's inner existential preoccupations in order to understand his/her social behavior towards sexual matters.
  • Utilizando sucata na relação terapêutica Artigos

    Esperidião, Elizabeth

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo exploratório com enfoque qualitativo, realizado em 1996. Objetivou demonstrar a sucata como recurso alternativo e coadjuvante no processo de comunicação terapêutica. Sustentado no referencial teórico que privilegia a postura dialógica do profissional, abordou fundamentalmente questões inerentes ao processo de comunicação, enfatizando a sucata enquanto instrumental facilitador de expressão de conteúdos latentes ou daqueles que temos dificuldades em manifestar por meios verbais. Apresentou a composição do sucatário utilizado e discutiu sua aplicação no relacionamento terapêutico, numa abordagem fenomenológica existencial. Finalizou tecendo considerações acerca do recurso proposto, como um elemento valioso a ser utilizado no relacionamento terapêutico.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio descriptivo e investigativo con enfoque calitativo, realizado en 1996. Tiene como objetivo demostrar que la chatarra puede ser usada como un recurso alternativo y coadyuvante en el proceso de comunicación terapéutica. Sostenido en el referencial teórico que privilegia la postura dialógica del profesional, se plantearon, fundamentalmente, los temas innerentes al proceso de comunicación, para dar énfasis a la chatarra como un instrumento facilitador de la expresión de contenidos latentes o de aquellos que tenemos dificultades en manifestarlos verbalmente. Se presenta el conjunto de los elementos que componem la chatarra utilizada y se ha discutido su aplicabilidad en el relacionamiento terapéutico, dentro del ámbito fenomenológico existencial. El estudio finaliza com las consideraciones sobre esse recurso propuesto y como es un elemento valioso para utilizarse en la relación terapéutica.

    Resumo em Inglês:

    This is a descriptive exploratory study with a qualitative perspective accomplished in 1996. Its objective is to demonstrate how discarded material can be used as an alternative and cooperative resource in the therapeutic communication process. Based on a theoretical reference that favors the dialogistical posture of the professional, this research approaches matters inherent to the process of communication. It also considers discarded material a mean to facilitate the expression of latent feelings which are difficult to express orally. The study presents the material used and discusses its applications from a phenomenological existential point of view. As a result of the study, it was concluded that discarded material can be a valuable resouce to be used in the therapeutic relationship.
  • Documento sem título Resumos

    Felli, Vanda Elisa Andres
  • Documento sem título Resumos

    Triviños, Augusto Niba Ido da Silva
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br