Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 57, Número: 1, Publicado: 2004
  • Produção e consumo de ciência em um contexto global Editorial

    Mancia, Joel Rolim; Gastaldo, Denise
  • Immigrant youth mental health promotion in transnationalizing societies Invited Authors

    Khanlou, Nazilla
  • Teorias e políticas de gênero: fragmentos históricos e desafios atuais Autores Convidados

    Meyer, Dagmar Estermann

    Resumo em Português:

    Abordo, aqui, teorizações e políticas contemporâneas de gênero focalizando tensões que permeiam essas teorizações. Retomo, brevemente, aspectos históricos que permitem compreender a introdução do conceito de gênero no campo dos Estudos Feministas e discuto desdobramentos teóricos e políticos decorrentes de sua utilização. Apresento alguns resultados de investigações que problematizam posições de sujeito mulher e, especialmente, de sujeito mãe, em discursos que atravessam políticas e programas atuais de educação e saúde. Finalizo sugerindo que estudos que articulam gênero, saúde e educação, nessa perspectiva, contribuem para compreender e delimitar redes de poder que se colocam em movimento com determinados conhecimentos, ênfases educativas, instrumentos de diagnóstico e modos de assistir e educar mulheres, homens e crianças, nesses campos, na atualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Abordo teorizaciones y políticas contemporáneas de género para focar las tensiones entremezcladas en ellas. Retomo, con brevedad, aspectos históricos que permiten comprender la introducción del concepto de género en el campo de los Estudios Feministas y discuto los desdoblamientos teóricos y políticos que recurren de su uso. Presento algunos resultados de investigaciones que problematizan posiciones de sujeto mujer, y especialmente, de sujeto madre, en discursos que atraviesan políticas y programas actuales de educación y salud. Finalizo al sugerir que estudios que articulan género, salud y educación, en esa perspectiva, contribuyen para comprender y delimitar redes de poder que se ponen en movimiento con determinados conocimientos, énfasis educativos, instrumentos de diagnósticos y modos de asistir y educar a mujeres, hombres y niños en dichos campos, en la actualidad.

    Resumo em Inglês:

    This text approaches contemporary gender theories and politics focusing on the tensions permeating these theories. It briefly revisits historical aspects to introduce an understanding of the to the concept of gender in the field of Feminist Studies, and discusses the theoretical and political developments associated with its use. It presents some results from investigations that make the positions of the subject of woman, and particularly the subject of mother, problematic in discourses running through current health and education policies and programs. It concludes by suggesting that studies relating gender, health and education from this perspective contribute to understanding and outlining power structures that come into play with certain educational emphases, knowledge, diagnostic instruments, and ways of assisting and educating women, men and children in these areas today.
  • A atuação do agente comunitário de saúde na promoção da saúde e na prevenção de doenças Pesquisa

    Araújo, Maria Rizoneide Negreiros; Assunção, Raquel Silva

    Resumo em Português:

    O artigo trata das ações desenvolvidas pelo agente comunitário de saúde - ACS no Programa de Saúde da Família de Divinópolis - MG, fazendo uma relação de tuação nos campos da Promoção da Saúde e da Prevenção de Doenças, tomando como referencial a I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada no Canadá, em 1986. A pesquisa de campo foi realizada com questionário, observação direta e entrevista com os ACS. De abordagem qualitativa em que as concepções e expressões dos sujeitos foram tratadas à luz do materialismo histórico e dialético e a organização e análise dos discursos, segundo metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Concluímos que o ACS realiza as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde, e que sua atuação na promoção da saúde se limita na criação de ambientes favoráveis à saúde, à ação nos domicílios, no desenvolvimento de habilidades individuais para o autocuidado e na mobilização comunitária. Na prevenção de doenças, atua de forma ampla, em ações individuais, educação para a saúde para grupos de risco e comunidade, e controle de doenças infecciosas e parasitárias como a dengue e as verminoses. Seu foco de atenção e, predominantemente, o indivíduo.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo trata del quehacer desarrollado por el agente comunitario de salud en el Programa de Salud de la Familia de Divinópolis-MG, tanto en la Promoción de la Salud como en la Prevención de Enfermedades. Se toman como referencia los principios establecidos en la I Conferencia Internacional , realizada en Canadá en 1986. La pesquisa de campo se realizó mediante cuestionario, observación directa del trabajo y entrevista abierta con los agentes comunitarios de salud. Se escogió un enfoque calitativo en el cual los conceptos y expresiones de los sujetos se trataron a la luz del materialismo histórico y dialéctico y la organización y el análisis de los discursos, según la metodología del Discurso del Sujeto Colectivo. Se concluye que el agente de salud actúa, según lo preconizado por el Ministerio de la Salud y que para la promoción de la salud se limita a crear los ambientes favorables a la salud, a actuar en los domicilios, en el desenvolvimiento de habilidades individuales para el autocuidado y en la movilización comunitaria. En la prevención de enfermedades actúa de forma más amplia, como en la educación para grupos de riesgo y comunidad y en el control de enfermedades infecciosas y parasitarias como el dengue y las verminosas. Su enfoque predominantemente está en el individuo y no en la familia.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses practices developed by the community health agency in the Family Health Program of Divinópolis - MG reporting on practices in the fields of Health Promotion and Disease Prevention, taking as main reference the principles established at the 1st International Health Promotion Conference, which took place in Canada in 1986. Field research was carried out by questionnaire, direct observation of work and open interviews with community health agencies. A qualitative approach was chosen in which the concepts and statements of the subjects were dealt with in the light of historical and dialectical materialism, and the organization and analysis of the discourses according to the Discourse of the Collective Subject. We conclude that the community health agency performs actions recommended by the Ministry of Health, and that its health promoting actions are confined to the creation of environments favorable to health, actions in the home. It works more widely in disease prevention, in individual actions, health education for the community and for groups at risk, and controlling infectious disease and parasites such as dengue and worms. Its focus of attention is predominantly the individual and not the family.
  • Como os enfermeiros percebem a sua atuação nos conselhos de saúde? Pesquisa

    Silva, Marysia Alves da; Lana, Francisco Carlos Felix

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo que faz parte de dissertação de mestrado sobre a participação dos enfermeiros nos Conselhos de Saúde e tem como objetivo analisar a percepção dos enfermeiros sobre a sua atuação nesses fóruns. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa e, como referencial teórico, a Análise do Discurso. Os sujeitos são enfermeiros que atuam, a partir de 1995, nos Conselhos Locais de Saúde e nos Conselhos Municipal e Estadual, sediados em Goiânia, Goiás. As percepções expressas relacionam-se com preocupações em não monopolizar os conselheiros, politização destes, especialmente nos Conselhos Locais, evitar corporativismos, autonomia dos Conselhos, ausência de infra-estrutura, ingerência política, despreparo dos profissionais e necessidade de formação para qualidade política, contribuições que podem dar nas discussões, reflexões, análises grupais, intervenções e relativas a apoio técnico. As perspectivas de esperança referem-se à continuação de mudanças em razão da possibilidade de capacitação de maior número de conselheiros, ao crescimento emancipatório das pessoas para a cidadania e à confiabilidade nas atuais gestões.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio que forma parte de una tesis de Master sobre la participación de los enfermeros en los Consejos de Salud, cuyo objetivo es analizar cómo los enfermeros interpretan su actuación en dichos Consejos.Se utiliza un abordaje calitativo y el referencial teórico es el Análisis del Discurso. Los sujetos son enfermeros, quienes actúan a partir de 1995 en los Consejos Locales de Salud y en los Consejos Municipal y Estadual, con sede en Goiania (Goiás). Lo que perciben se relaciona con las preocupaciones en no monopolizar a los consejeros y la politización de los mismos, y especialmente en los Consejos Locales evitar corporativismos, autonomía de los Consejos, ausencia de infraestructura, ingerencia política, la poca preparación de los profesionales y necesidad de formación para una calidad política, contribuciones que pueden conllevar beneficios a las discusiones, reflexiones, análisis de grupo e intervenciones respecto al apoyo técnico. Las perspectivas de esperanza se refieren a la continuidad de los cambios, a razón de la posibilidad de poder capacitar a un número cada vez mayor de consejeros, al crecimiento y emancipación de la gente para ejercer su ciudadanía y a la confiabilidad en las actuales gestiones.

    Resumo em Inglês:

    This study is part of a Master's thesis on the participation of nurses on Health Councils and aims to analyze the perception nurses have of their role in these forums. A qualitative approach is used with a theoretical referential of Discourse Analysis. The subjects are nurses who have been members of Local and Municipal Health Councils in Goiânia, Goiás State, since 1995. The perceptions expressed are related to their concerns about not monopolizing the councils, about councils - especially local ones - being used for party political purposes, about avoiding corporate positions, about council autonomy, lack of infrastructure, political interference, lack of preparation on the part of professionals and the necessity of training for political quality, the contributions that they can make to discussion, reflection, group analysis, interventions and technical support. Hopeful perspectives refer to continued change in order to qualify a greater number of councilors, to the growing emancipation of people for citizenship and to the reliability of present administrations.
  • Comportamento da mulher mastectomizada frente às atividades grupais Pesquisa

    Fernandes, Ana Fátima Carvalho; Rodrigues, Maria Socorro Pereira; Cavalcanti, Pacífica Pinheiro

    Resumo em Português:

    Objetivamos descrever as reações da mulher frente à mastectomia e sentimentos emergidos da interação grupal. Foram entrevistadas 10 mulheres integrantes do grupo GEPAM (Grupo de Ensino, Pesquisa, Auto-ajuda e Assistência à Mulher Mastectomizada) nos meses de novembro e dezembro de 2001 a janeiro de 2002. Das reações frente a mastectomia, destacamos: depressão, discriminação, adoção de novos comportamentos e necessidade de interação social. A amizade e a curiosidade foram sentimentos revelados na interação grupal. Estes aspectos levam a compreender que as atividades grupais exercem forte importância na minimização dos conflitos decorrentes da mastectomia, assim como, na valorização dos sentimentos dessas mulheres, de forma a proporcionar uma reabilitação mais eficaz e melhor qualidade de vida.

    Resumo em Espanhol:

    Es nuestro objetivo describir las reacciones de la mujer frente a la mastectomía y los sentimientos resultantes de la interacción grupal. Se entrevistaron a 10 mujeres integrantes del grupo GEPAM los meses de noviembre y diciembre de 2001 hasta enero de 2002. De las reacciones se puede señalar: la depresión, la discriminación, la adopción de nuevas conductas y necesidad de interacción social. La amistad y la curiosidad son sentimientos que se revelan en la interacción grupal. Dichos aspectos nos hacen comprender que las actividades de grupo ejercen fuerte importancia para minimizar los conflictos que decurren de la mastectomía, así como, para valorizar los sentimientos de esas mujeres, de tal forma que les proporcione una rehabilitación más eficaz y con mejor calidad de vida.

    Resumo em Inglês:

    We aim to describe the reactions of women confronting mastectomy, and the feelings that emerged from group interaction. 10 women from the GEPAM group (Teaching, Research, Self-help and Assistance to Mastectomized Women Group) were interviewed in November and December 2001 and January 2002. Reactions in the face of mastectomy can be singled out as: depression, discrimination, adoption of new behavior and the need for social interaction. Group interaction revealed feelings of friendship and curiosity. These aspects lead us to understand that group activities are important in minimizing the conflicts associated with mastectomy and also in valuing of the feelings of these women, to provide more effective rehabilitation and better quality of life.
  • A criança egressa da terapia intensiva na luta pela sobrevida Pesquisa

    Cabral, Ivone Evangelista; Silva, Jaqueline de Jesus da; Zillmann, Danielle de Oliveira; Moraes, Juliana Rezende; Rodrigues, Elisa da Conceição

    Resumo em Português:

    As terapias intensivas pediátricas (TIP) têm reduzido significativamente a morbimortalidade infantil e gerado um grupo de crianças com cuidados especiais. Entretanto, no domicílio recebem cuidados de familiares, cujo senso comum não foi formado para atendê-los, interferindo em sua qualidade de vida e nas freqüentes re-internações hospitalares. Conhecer o egresso da terapia intensiva é ir além da sobrevida, é oferecer também melhor qualidade de vida. Neste sentido, desenvolvemos o método epidemiológico investigando, em duas instituições públicas do Rio de Janeiro, o tempo e número de internação, tipo e quantidade de diagnóstico, entre 1994 e 1999, cujas crianças estavam na faixa de 29 dias a 12 anos. Os resultados apontam que 6,3% (85) das 1355 crianças internadas foram consideradas com necessidades especiais, tiveram até 09 reinternações que consumiram até 60 dias de suas vidas. A cada internação somava-se um a dois diagnósticos àquele de base, evidenciando uma cronificação do estado da criança.

    Resumo em Espanhol:

    Las TIP's han reducido significativamente la morbimortandad infantil y han generado un grupo de niños que necesitan cuidados especiales. Sin embargo, en el domicilio reciben los cuidados de los familiares, cuyo sentido común no ha sido formado para atenderlos, interfiriendo en su calidad de vida y en los frecuentes reingresos al hospital. Conocer al egreso de la terapia intensiva es ir más allá del sobrevivir, es ofrecer también mejor calidad de vida. En este sentido, hemos desarrollado el método epidemiológico, investigando en dos instituciones públicas en Rio de Janeiro el tiempo y número de ingresados, el tipo y cantidad de diagnóstico, entre 1994 y 1999 con los niños que estaban entre los 29 días de vida hasta los 12 años. Los resultados señalan que el 6,3% (85) de los 1355 niños internados tenían necesidades especiales. Habían reingresado hasta 09 veces, consumiendo así, hasta 60 días de sus vidas. En cada nuevo reingreso se sumaban uno o dos diagnósticos más, al primero que se había dado, con lo cual queda evidente la cronicidad del estado del niño.

    Resumo em Inglês:

    Pediatric intensive care units have significantly reduced childhood morbidity and mortality, and have generated a group of children with special care needs. The common sense family care they receive at home however has not been trained to attend to them, interfering in their quality of life and causing frequent returns to hospital. To know about discharge from intensive care is to go beyond survival and to also offer a better quality of life. To this end we developed an epidemiological method in two public health care facilities in Rio de Janeiro, to investigate the time and number of hospitalizations and type and quantity of diagnosis between 1994-1999, with children aged from 29 days to 12 years. The results show that 6.3% (85) of 1355 hospitalized children were considered with special care needs, with 9 hospitalizations of up to 60 days. To each hospitalization can be added one or two basic diagnoses revealing chronic conditions.
  • Enfoque bioético na produção científica do enfermeiros: caracterização e análise Pesquisa

    Simino, Giovana Paula Rezende; Boemer, Magali Roseira

    Resumo em Português:

    A Bioética desponta trazendo questões éticas inerentes à vida, impulsionada pelo avanço biomédico e tecnológico. A Enfermagem despertou para os estudos bioéticos com a entrada dos primeiros estudos éticos baseados nas relações de gênero. Realizamos um estudo de natureza quanti-qualitativa da produção científica no Brasil, sobre Bioética, realizada por enfermeiros. O levantamento bibliográfico realizado contemplou a pós-graduação através dos catálogos do CEPEn e artigos divulgados em periódicos nacionais de Enfermagem no período de 1990 a 2002. A leitura e análise da produção encontrada revelaram que os estudos bioéticos realizados pelos enfermeiros possuem seu foco bioético principalmente no profissional enfermeiro. A produção se mostra pequena, sendo que a pós-graduação detém a maioria das autorias.

    Resumo em Espanhol:

    La Bioética surge trayendo cuestiones éticas inherentes a la vida, impulsada por el avance biomédico y tecnológico. La Enfermería despertó hacia los estudios bioéticos con la entrada de los primeros estudios éticos basados en las relaciones de género. Este estudio cuanti-calitativo trata de la producción científica en Brasil sobre Bioética, que se ha realizado por enfermeros.El levantamiento bibliográfico ha contemplado el postgrado, a través de la consulta de los catálogos del CEPEn y de los artículos divulgados en publicaciones nacionales de Enfermería de 1990 a 2002. La lectura y el análisis de la producción encontrada muestran que los estudios bioéticos hechos por los enfermeros tienen el foco bioético centrado en el profesional enfermero. La producción aún es pequeña y los autores en su mayoría son del postgrado.

    Resumo em Inglês:

    Bioethics raises ethical questions inherent to life, stimulated by biomedical and technological advances. Nursing has taken an interest in bioethical studies with the appearance of the first ethical studies based on gender relations. Here we undertake a quantitative-qualitative study of the scientific production of nurses in Brazil into Bioethics. The bibliographical survey considered post-graduate studies through CEPEn catalogs and articles published in national Nursing journals between 1990 and 2002. Reading and analysis of the material revealed that bioethical studies carried out by nurses are principally focused on the nursing professional. Production is seen to be sparse, with post-graduate studies containing the most examples.
  • Percepção de pacientes psiquiátricos sobre suas famílias: um espelho de dois lados Pesquisa

    Parente, Adriana da Cunha Menezes; Pereira, Maria Alice Ornellas

    Resumo em Português:

    Este estudo propõe-se identificar a percepção de pacientes psiquiátricos sobre suas famílias. Realizamos abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando entrevista aberta, com técnica de história oral de vida. Os dados foram analisados através da Análise Temática, obtendo-se duas categorias básicas: Afeto e Desafeto. Pudemos constatar que os substratos relacionados ao desafeto foram mais freqüentes, permitindo identificar que os sujeitos ouvidos têm dificuldades no convívio familiar. Por outro lado, o significado da família e as expectativas em relação à mesma são muito variáveis e particulares para cada pessoa. O estudo sugere a necessidade de atendimento subjetivado, além da consideração da percepção e expectativa do paciente em relação à sua família, para que possamos assumir estratégias adequadas para o tratamento.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio propone identificar la percepción de pacientes siquiátricos sobre sus familias. El instrumento utilizado ha sido la investigación calitativa con entrevista abierta, y técnica de relato oral de vida. El análisis temático para analizar los datos obtiene dos categorías básicas: Afecto y Desafecto. Se ha constatado que los sustratos relacionados al desafecto son más frecuentes y es posible identificar que los sujetos hablantes tienen dificultad en la convivencia familiar. Por otro lado, el significado de la familia y las expectativas respecto a la misma son muy variables y particulares para cada persona. El estudio sugiere la necesidad de un atendimiento subjetivo, considerando todo lo que el paciente percibe y espera de su familia, para que se puedan asumir estrategias adecuadas para el tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    This study identifies how psychiatric patients perceive their families. We performed qualitative research, using open interview and life story narrative techniques. The data was analyzed using Thematic Analysis methodology, from which we identified two basic categories: Affection and Disaffection. Feelings related to disaffection were more frequent, allowing us to infer that the subjects suffer from difficulties in family relationships. On the other hand, the meaning of the family and the expectations held are variable and specific to each person. The study suggests the need for forms of assistance that take into account the subjective domain, by considering the perception and expectations of the patient regarding his/her family, and then planning an adequate therapeutic strategy.
  • Relações assimétricas: sexualidade, saúde e poder em militares Pesquisa

    Costa, Edilma de Oliveira; Germano, Raimunda Medeiros

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta um excerto de uma investigação sobre a percepção dos policiais militares do sexo masculino, quanto as DST/AIDS, ressaltando, as RELAÇÕES DE PODER, identificando as interferências no exercício da sexualidade e, conseqüentemente, na percepção e exposição ao risco de contaminação em DST/AIDS. As reuniões de grupos focais propiciaram a socialização das informações, mostrando que os participantes, em sua maioria, reconhecem o risco de contaminação em relação as DST/AIDS, embora isso não seja revertido em prevenção, necessariamente. Registra as desigualdades entre homens e mulheres em relação ao exercício da sexualidade e suas possíveis conseqüências no aumento da incidência de doenças de transmissão sexual.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta un extracto de una investigación sobre como perciben los policías militares del sexo masculino el SIDA (DST/AIDS), resaltando las relaciones de poder e identificando las interferencias en el ejercicio de la sexualidad y consecuentemente, en la percepción y exposición al riesgo de contaminación del SIDA. Las reuniones de los grupos focales proporcionaron la socialización de informaciones y mostraron que los participantes, en su mayoría, reconocen el riesgo de contaminación, aunque eso no sea revertido en prevención necesariamente. Registra las desigualdades entre hombres y mujeres respecto al ejercicio de la sexualidad y sus posibles consecuencias en el aumento de la incidencia de enfermedades transmisibles sexualmente.

    Resumo em Inglês:

    The article presents an excerpt from an investigation into male military police perceptions of STD/AIDS, emphasizing RELATIONS OF POWER, identifying interventions in sexual practice and consequently, on perception and exposure to the risk of STD/AIDS contamination. Focus group meetings enabled socialization of information, showing that the majority of participants acknowledge the risk of STD/AIDS contamination, although this is not necessarily converted into prevention. It registers the inequality between men and women regarding sexual practice and its possible consequences in the growing incidence of cases of sexually transmitted disease.
  • Validação de instrumento de coleta de dados de enfermagem para clientes adultos hospitalizados Pesquisa

    Virgínio, Nereide de Andrade; Nóbrega, Maria Miriam Lima da

    Resumo em Português:

    Estudo realizado com o objetivo de validar o instrumento de coleta de dados utilizado em serviço de internação para adultos, verificando se os itens permitem coletar dados que possibilitem o desenvolvimento das fases da SAE, melhorar a operacionalização e construir roteiro instrucional. O campo de pesquisa foi a Clínica Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley, aonde a coleta de dados vem sendo realizada desde 1984. Utilizou-se para validação a técnica de entrevista com grupo focal. A amostra foi formada por treze enfermeiras e as atividades foram realizadas de setembro a dezembro de 2002. O debate permitiu reestruturação do instrumento, de acordo com consenso obtido, adaptando-o de forma mais objetiva para uso na clínica, de acordo com características da clientela.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio realizado con el fin de validar el instrumento de recogida de datos que se utiliza para ingresar a los adultos en el hospital, para verificar si el contenido de los datos posibilita el desarrollo de las fases de la SAE, si mejora la operacionalización y sirve para construir un guión de instrucciones. El campo de pesquisa fue la Clínica Médica del Hospital Universitario Lauro Wanderley, donde los datos se están recogiendo desde 1984. Para validar dicho instrumento se utilizó la técnica de entrevista con un grupo focal. La muestra se compuso por trece enfermeras y las actividades se realizaron desde septiembre hasta diciembre de 2002. El debate permitió la reestructuración del instrumento, de acuerdo al consenso obtenido, para adaptarlo de forma más objetiva al uso en la clínica, según las características de la clientela.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to validate the data collection instrument used in adult hospitalization, verifying if the items permitted data collection that enabled the development of later phases of systematization of nursing care, improvement of its operation, and the construction of an instructional guide. The research was conducted in a Medical Clinic at the Lauro Wanderley University Hospital, (HULW), where data collection has taken place since 1984. The technique used for validation was to interview a focus group. The sample consisted of 13 nurses, and the activities took place from September to December 2002. The result of the discussions enabled restructuring of the instrument according to the consensus obtained, adapting it to the most objective form for clinical use according to the characteristics of the clients.
  • Constraste iodado em tomografia computadorizada: prevenção de reações adversas Revisão

    Juchem, Beatriz Cavalcanti; Dall'Agnol, Clarice Maria; Magalhães, Ana Maria Müller

    Resumo em Português:

    A tomografia computadorizada tem sido um exame radiológico de ampla indicação e escolha para fins diagnósticos, principalmente na última década. No entanto, apesar de ser bastante elucidativo, em diversos casos, o procedimento oferece riscos associados à exposição à radiação e ao meio de contraste iodado. Sobre estas questões é escassa a disponibilidade de publicações na literatura de enfermagem. Assim, apresenta-se uma revisão bibliográfica, com ênfase na exposição ao contraste iodado e nas reações adversas que podem advir do seu uso. Além disso, são descritas as ações que os profissionais da equipe de saúde, alocados em serviços desta natureza, podem realizar para diminuir a ocorrência desses eventos adversos ou minimizar sua gravidade.

    Resumo em Espanhol:

    La tomografía computadorizada ha sido un examen radiológico muy indicado y escogido para fines diagnósticos, principalmente en la última década. Sin embargo, a pesar de ser bastante elucidativo, en diversos casos el procedimiento ofrece riesgos que están asociados a la exposición a la radiación y al medio de contraste yodado. Sobre ello es escasa la disponibilidad de publicaciones en la literatura de enfermería. Así, se presenta una revisión bibliográfica, con énfasis en la exposición al contraste yodado y en las reacciones adversas que pueden originarse de su uso. Además, se describen las acciones que los profesionales del equipo de salud, designados para servicios de esta naturaleza, pueden realizar para disminuir que ocurren esos eventos adversos o minimizar su gravedad.

    Resumo em Inglês:

    Computed tomography is an X-ray exam that has been widely indicated and chosen for diagnostic purposes, especially during the last few decades. However, although it is highly revealing, in several cases the procedure presents risks associated with exposure to radiation and to the iodine contrast medium. Few publications are available in the nursing literature regarding these issues. Therefore, a review of literature is presented, emphasizing exposure to iodine contrast and adverse reactions that may arise from its use. In addition, actions are described that can be taken by the health care team professionals to reduce the occurrence of such adverse events or minimize their severity.
  • A Federação Panamericana de Profissionais de Enfermagem: visão e perspectiva para o século XXI Ensayo

    Vale, Eucléa Gomes; Silva, Maria Josefina da

    Resumo em Português:

    O presente ensaio discorre sobre a visão prospectiva da Federação Panamericana de Profissionais de Enfermagem no cenário da saúde e educação para o novo século. Discute os conceitos de associativismo, liderança, e os caminhos que a profissão tomou como organização profissional. Faz um breve histórico da construção da enfermagem como profissão e de sua organização como corporação. Na segunda parte situa a FEPPEN neste contexto da enfermagem como corporação, expõe seus propósitos e as lutas específicas das quais teve papel relevante. Por fim discute o papel das associações para a construção de uma sociedade mais sadia e justa.

    Resumo em Espanhol:

    El presente ensayo discurre sobre la visión prospectiva de la Federación Panamericana de Enfermería en el escenario de la salud y educación para el nuevo siglo. Discute los conceptos de asociacionismo, liderazgo, y los caminos que la profesión siguió como organización profesional. Realiza un breve histórico de la construcción de la enfermería como profesión y de su organización como corporación. En la segunda parte sitúa a la FEPEN en este contexto de la enfermería como corporación, expone sus propósitos y las luchas específicas en las cuales tuvo un papel relevante. Finalmente discute el papel de las asociaciones para la construcción de una sociedad más sana y justa.

    Resumo em Inglês:

    This essay concerns the prospective vision of The Pan-American Federation of Nursing Professionals in the scenario of health and education in the new century. It discusses the concepts of association, leadership, and paths the profession has taken as a professional organization. It makes a brief historical study of the construction of nursing as profession and its organization as a corporation. In the second part it places FEPPEN in this context of nursing as corporation, revealing its aims and the specific struggles in which it has played an important role. Finally it discusses the role of associations in building a healthier and fairer society.
  • Formação do enfermeiro na perspectiva das competências: uma breve reflexão Reflexão

    Santos, Geralda Fortina dos

    Resumo em Português:

    Diante das novas diretrizes curriculares para os cursos de graduação da área da saúde, urge reflexão e tomada de consciência sobre os rumos do ensino de Enfermagem. A transição entre: currículos mínimos e currículo por diretrizes; objetivos educacionais e formação por competência; competências no mundo do trabalho e formação profissional; além de formação humana e formação tecnicista são alguns elementos que precisam fazer parte do cotidiano dos enfermeiros em todas as suas áreas de atuação. Importa no momento iniciar uma reflexão sobre estas questões. É o que se coloca como o propósito deste texto.

    Resumo em Espanhol:

    Ante las nuevas directrices curriculares para los cursos de graduación en salud, es necesario reflexionar y hacer una concienciación sobre los rumbos de la enseñanza de Enfermería. La transición entre: currículos mínimos y currículo por directrices; objetivos educativos y formación por competencia; competencias en el mundo del trabajo y formación profesional; además de una formación humana y científica; todo ello son elementos que tienen que formar parte de lo cotidiano de los enfermeros en todas los campos que actúan. Importa en este momento empezar una reflexión sobre estas cuestiones. Es lo que se plantea con este texto.

    Resumo em Inglês:

    The new curriculum directives for under-graduate courses in the health area require reflection and awareness of the direction of nursing teaching. The transition between the basic curriculum and curriculum by directives; educational objectives and training by ability; ability in the working world and professional training; in addition to human and technical development, are some elements that need to become part of nurses' everyday practice in all the areas in which they work. It is important to start reflecting on these questions at this time, and that is the purpose of this text.
  • Transversalidade de conteúdos nas diretrizes curriculares: o gênero no ensino da enfermagem Reflexão

    Ferreira, Sílvia Lúcia; Nascimento, Enilda Rosendo do

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de gênero no ensino de Enfermagem da UFBA, tomando como base as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Apresenta-se, a partir da experiência em um currículo disciplinar, a possibilidade de inseri-lo como um conteúdo transversal, em um currículo integrado. A discussão desta proposta pretende contribuir com outras instituições de ensino que, no momento, passam pelo processo de mudança de currículo. O artigo aponta algumas possibilidades teorico-metodológicas que facilitam a compreensão da realidade a partir deste conceito. Apresenta ainda como este conceito pode ser útil para compreender como as instituições e práticas de saúde se organizam e como podem ser modificadas.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto presenta una reflexión sobre el concepto de género en la enseñanza de Enfermería en la UFB, teniendo por base las Directrices Curriculares Nacionales del Curso de Enfermería. Desde la experiencia de un currículo por asignaturas, se presenta la posibilidad de insertarlo como un contenido transversal en un curriculo integrado. El planteamiento de esta propuesta pretende contribuir con otras instituciones de enseñanza que pasan por cambios en los currículos. Se apuntan algunas posibilidades teórico- metodológicas que faciliten la comprensión de la realidad, a partir de ese concepto. Presenta aún, cómo el concepto de género suele ser útil para comprender como instituciones y prácticas de la salud se organizan y como se pueden modificar.

    Resumo em Inglês:

    This article reviews the concept of gender in Nursing education at Federal University of Bahia based on Brazilian Curriculum Requirements for Graduate Nursing Programs. The possibility of inserting this concept as a progressive content into an integrated curriculum is presented, originating from experience obtained with a subject matter-based curriculum. The discussion of this proposal aims at contributing to other educational institutions which are currently experiencing a process of curriculum change. This article highlights some theoretical and methodological possibilities that might lead to an easier grasp of reality based on such concept. It even portrays the way this concept can be of use in understanding how institutions and health practices are put together and the ways in which they could be modified.
  • Fazendo e aprendendo: uma experiência de ensino/aprendizagem Relato De Experiência

    Marin, Maria José Sanches; Vilela, Elaine Morelato; Cardoso, Cristina Peres; Braccialli, Luzmarina Aparecida Doreto; Pavelqueires, Shirlene; Dadalti, Márcia Rosely Miyakawa

    Resumo em Português:

    No presente estudo, as autoras descrevem a experiência de ensino aprendizagem da segunda série do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília, o qual é estruturado de forma interdisciplinar e implementado de acordo com a metodologia problematizadora desde 1998, onde se busca articular os conteúdos, teoria/prática e ensino/serviço, num processo de reconstrução contínua, retroalimentado pela avaliação, o que é considerado como um avanço, mas também colocam-se alguns desafios.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente estudio, las autoras describen la experiencia de enseñanza/aprendizaje del 2º año del Curso de Enfermería de la Facultad de Medicina de Marília, cuya estructura es interdisciplinar y se implementó de acuerdo con la metodología problematizadora desde 1998. Este currículo busca articular los contenidos, la teoría/práctica y la enseñanza/servicio, dentro de un proceso de reconstrucción continua, retroalimentado por la evaluación , lo que se considera un avance, pero también se plantean algunos desafíos.

    Resumo em Inglês:

    In this study, the authors describe the learning/teaching experience of the 2nd year of the Faculdade de Medicina de Marília Nursing Course, which interdisciplinary curriculum has been implemented according to the PBL methodology since 1998. This curriculum seeks to articulate content, theory/practice and learning/service, in a continuous reconstruction process, with feedback through evaluation, which is considered to be an advance, yet which also contains some challenges.
  • Anatomia: a ordem do corpo História Da Enfermagem

    Kruse, Maria Henriqueta Luce

    Resumo em Português:

    Neste ensaio procuro mostrar a proveniência dos saberes que determinam uma certa visão que a equipe de saúde, sobretudo a enfermagem, desenvolveu sobre o corpo, especialmente o corpo doente. Entendo que esses saberes determinam maneiras de cuidar dos corpos hospitalizados. Apoiada por textos de Foucault analiso a disciplina de Anatomia. Apresento uma breve trajetória de sua construção como campo de saber, desde Vesalius até os dias de hoje, quando encontramos corpos plastinados e digitalizados. Destaco o cadáver como o primeiro contato da estudante com um corpo humano e observo que as ilustrações de livros de Anatomia privilegiam corpos masculinos e brancos. Distingo o corpo como uma invenção radicalmente histórica e observo que somos culturalmente treinados para percebê-lo, de maneira organizada, de determinados ângulos e usando certas lentes.

    Resumo em Espanhol:

    En este ensayo procuro mostrar la procedencia de los saberes que han determinado una cierta visión que el equipo de salud, sobre todo la enfermería, ha desarrollado sobre el cuerpo, especialmente sobre el cuerpo enfermo. Entiendo que esos saberes determinan maneras de cuidar de los cuerpos en los hospitales. Apoyada por los textos de Foucault, analizo la disciplina de Anatomía. Presento una breve trayectoria de la construcción de la Anatomía como disciplina y como campo de saber. Desde Vesalius hasta nuestros días, cuando encontramos cuerpos (moldeados -con arcilla o resinas sintéticas-) y digitalizados. Pongo de relieve el cadáver como el primer contacto del estudiante con un cuerpo humano y me fijo que las ilustraciones de los libros de Anatomía dan privilegio a los cuerpos masculinos y blancos. Distingo el cuerpo como una invención radicalmente histórica y observo, que somos culturalmente entrenados a percibirlo de manera organizada, bajo determinados ángulos y usando determinadas lentes.

    Resumo em Inglês:

    In this essay I try to show the source of the knowledge that determines a certain view that the healthcare team, particularly the nursing team, has developed on the body, especially the sick body. I understand that this knowledge determines ways of caring for the hospitalized bodies. Based on texts by Foucault I analyze the subject of Anatomy. I present a brief history of its construction as a field of knowledge since Versalius until today, when we find plastinated and digitized bodies. I highlight the cadaver as the student's first contact with a human body and observe that the illustrations contained in Anatomy books privilege male and white bodies. I characterize the body as a radically historical invention and observe that we are culturally trained to perceive it, in an organized way, from given viewpoints and by using certain lenses.
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br