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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 61, Número: 5, Publicado: 2008
  • Inovação Editorial

    Martini, Jussara Gue
  • Indicadores para avaliação de qualidade do gerenciamento de recursos humanos em enfermagem Pesquisa

    Kurganct, Paulina; Melleiro, Marta Maria; Tronchin, Daisy Maria Rizatto

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo, cujo objetivo foi resgatar, junto a docentes de administração em enfermagem, os significados constitutivos de indicadores de qualidade de gerenciamento de recursos humanos em enfermagem. Participaram dez docentes de uma instituição de ensino pública do Município de São Paulo. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas e analisadas segundo Bardin. Os achados apontaram para as categorias Dimensão Institucional e Profissional, sendo que na primeira predominou a política de recursos humanos e a participação nos processos decisórios. Na segunda, constatou-se satisfação no trabalho e o absenteísmo. Os indicadores apontados deverão ser aplicados e validados, para a sua consolidação.

    Resumo em Espanhol:

    Este es un estudio cualitativo cuyo objetivo fue de rescatar, junto a los docentes de la administración en enfermería, los significados constitutivos de los indicadores de calidad de esta administración de recursos humanos en Enfermería. Diez docentes de una institución de enseñanza pública del municipio de São Paulo hicieron parte de este estudio. La colecta de datos se realizó a través de entrevistas semiestructuradas según Bardin. Los hallazgos apuntaron para las categorías Dimensión Institucional y Profesional, siendo que en la primera han predominado la política de recursos humanos y la participación en los procesos decisivos. En la segunda, se verificó la satisfacción en el trabajo y el absentismo. Los indicadores apuntados deben ser aplicados y validados para su consolidación.

    Resumo em Inglês:

    This is qualitative study aiming to retrieve with the academic professors of the nursing administration, the constitutive criteria of quality indicators of human resources management in Nursing. Ten academic professors of a public teaching institution, in the city of São Paulo, took part of this study. Data collection was performed by means of semi -structured interviews and analyzed according to Bardin. The results pointed out to the Institutional and Professional categories. In the first category, the human resource policy predominated as well as the participation in decisive processes. In the second one, it was observed satisfaction at work and absenteeism. The referred indicators must be applied and validated for their consolidation.
  • Percepção materna quanto ao apoio social recebido no cuidado às crianças prematuras no domicílio Pesquisa

    Simioni, Angelita dos Santos; Geib, Lorena Teresinha Consalter

    Resumo em Português:

    Este estudo qualitativo objetivou conhecer a percepção das mães de crianças nascidas prematuras acerca do apoio social recebido no domicílio para o cuidado das mesmas. Incluiu 12 mães de prematuros, maiores de 20 anos, da área de cobertura das Unidades de Saúde da Família de Passo Fundo-RS. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada, genograma e ecomapa. A análise evidenciou as avós como construtoras e mantenedoras do ninho social; desalento do abandono e base segura; e a inclusão social promovida pelos amigos. O apoio social não suprido centrou-se no cuidado à criança e nas atividades domésticas. A percepção das mães revela um apoio predominantemente intra-familiar, cuja expansão permitiria configurar uma rede social mais efetiva para fortalecimento do cuidado materno.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio cualitativo, intentó a saber la percepción de las madres de los niños nacidos prematuros acerca del apoyo social recibido en la casa para el cuidado del niño. La muestra incluyó a 12 madres de prematuros, más viejas que 20 años, en el área de cubiertura de las Unidades de Salud de la Familia de Passo Fundo-RS. El análisis temático de los datos reunidos a través de la entrevista semi-estructurada, genograma y echomapa evidenció las abuelas como constructoras y mantenedoras del nido social; el desaliento del abandono y la base segura y la inclusión social promovida por los amigos. El apoyo social no proporcionado se centra en el cuidado al y en las actividades de la casa. La percepción de las madres revela un apoyo predominantemente intra-familia cuya expansión permitiría a configurar un precio neto social más eficaz al fortalecimiento del cuidado maternal.

    Resumo em Inglês:

    This study of qualitative approach aimed at knowing the perception of mothers of premature newborn concerning the social support received in the home care. The sample included 12 mothers of premature, older than 20 years, in the coverage area of Family Health Units of Passo Fundo-RS. The data were collected through semi-structured interview, genogram and echomap. The thematic analysis evidenced the grandmothers as builders and maintaining of the social nest; the discouragement of the abandonment; the safe base; and the social inclusion promoted by the friends. The social support not supplied is centered in the care to the newborn and in the activities of the home. This way, the mothers' perception reveals a predominant intrafamiliar support, whose expansion would allow configuring a more effective social net for the strengthness of the maternal care.
  • Compreendendo as dimensões de cuidado em uma unidade de emergência hospitalar Pesquisa

    Baggio, Maria Aparecida; Callegaro, Giovana Dorneles; Erdmann, Alacoque Lorenzini

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo que objetivou compreender o significado das relações de cuidado de enfermagem em uma unidade de emergência na percepção do ser humano cuidado e proporcionar subsídios teóricos para pensar sobre as relações cuidativas estabelecidas no cotidiano do trabalho da enfermagem. Foram entrevistados 19 sujeitos em uma unidade de emergência hospitalar de Santa Catarina. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e interpretados pelo pensar complexo. As dimensões de cuidado, apresentadas em seis categorias, mobilizam e articulam as múltiplas competências humanas e técnicas dos/pelos seres cuidadores na compreensão do processo de cuidado em enfermagem, a partir da percepção dos que são cuidados, e no repensar a própria prática e as condições múltiplas do ambiente como o espaço do cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio cualitativo que tuvo como objetivo entender el significado de la relación de cuidados de enfermería en una unidad de emergencia en la percepción de los seres humanos de cuidado y otorgar subvenciones para la reflexión teórica sobre las relaciones cuidativas en el trabajo diario de enfermería. 19 sujetos fueron entrevistados en una unidad de emergencias del hospital de Santa Catarina. Los datos fueron sometidos a un análisis de contenido y a la interpretación por el pensamiento complejo. Las dimensiones de lo cuidado, que se presenta en seis categorías, movilizan y articulan las numerosas habilidades y técnicas de los/por los seres cuidadores en la comprensión del proceso de cuidado de enfermería en la percepción de aquellos que son cuidados, y repensar sus propias prácticas y múltiples condiciones ambientales como el ámbito del cuidado.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this qualitative study was to comprehend the meaning of the nursing care relationships in an emergency unit from the perception of the human who receives the care and to provide theoretical subsidies in order to think about the care relationships established in daily nursing work. Nineteen subjects were interviewed in an emergency hospital unit in Santa Catarina, Brazil. The data was submitted to content analysis and interpreted according to complex thought. The care dimensions, presented in six categories, mobilize and articulate the multiple human competencies and techniques of/by caring beings in the comprehension of the nursing care process, from the perspective of those who receive care, including rethinking nursing practice itself and the multiple conditions of the environment as a space for care.
  • O dito e o não-dito do ser-docente-enfermeiro/a na compreensão da sensibilidade Pesquisa

    Terra, Marlene Gomes; Padoin, Stela Maris de Mello; Gonçalves, Lucia Hisako Takase; Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos; Erdmann, Alacoque Lorenzini

    Resumo em Português:

    Este estudo tem o objetivo de descrever o dito e o não-dito na compreensão da sensibilidade do ser-docente-enfermeiro/a no ensino da Enfermagem. Buscou-se na fenomenologia o referencial teórico-filosófico de Maurice Merleau-Ponty, e suporte metodológico na fenomenologia-hermenêutica de Paul Ricoeur. Foram entrevistados 19 docentes-enfermeiros/as de uma Instituição Pública de Ensino Superior do sul do Brasil, nos meses de novembro e dezembro de 2006. A análise dos dados evidenciou a sensibilidade como base para desenvolver o fazer, pensar, cuidar e pesquisar. Sem a sensibilidade, as relações e interações no ensino da Enfermagem não passarão de técnicas e teorias sobre o cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo describir lo dicho y lo no dicho en la comprensión de la sensibilidad del ser-docente-enfermero/a en la enseñanza de la Enfermería. Se buscó en la fenomenología el referencial teórico-filosófico de Maurice Merleau-Ponty, el soporte metodológico en la fenomenología-hermenéutica de Paul Ricoeur. Fueran entrevistados diecinueve docentes.-enfermeros/as de una Institución Pública de Enseñanza Superior del sur de Brasil, en los meses de noviembre y diciembre de 2006. El análisis de los datos evidenció la sensibilidad como base para desarrollar el hacer, pensar, cuidar e investigar. Sin la sensibilidad, las relaciones e interacciones en la enseñanza de la Enfermería no pasarán de técnicas y teorías sobre el cuidado.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to describe the stated and non-stated information in the comprehension of sensibility on the part of the nursing teacher-nurse being in the teaching of Nursing. The theoretical- philosophical reference was sought in the Phenomenology of Maurice Merleau-Ponty, and the methodological support was based on the hermeneutic phenomenology of Paul Ricoeur. Nineteen nursing teachers-nurses from a Public Institution of Higher Education in the south of Brazil were interviewed during the months of November and December 2006. Data analysis revealed sensibility as the base for the development of doing, thinking, caring and doing research. Without sensibility, the relations and interactions in teaching in Nursing will be only techniques and theories of healthcare.
  • Avaliação de um sistema especialista em diagnóstico de enfermagem relacionados à eliminação urinária Pesquisa

    Higa, Rosângela; Lopes, Maria Helena Baena de Moraes

    Resumo em Português:

    Foi desenvolvido e avaliado um sistema especialista em diagnósticos de enfermagem relacionados à eliminação urinária, segundo a taxionomia da NANDA. Para coleta de dados utilizou-se um roteiro e um checklist com as características definidoras. Os diagnósticos obtidos por consenso entre três especialistas foram considerados padrão-ouro. Foram testados 197 casos. O Sistema mostrou ser adequado para a determinação dos diagnósticos 'incontinência urinária (IU) por pressão', 'IU por impulso', 'retenção urinária ' e 'IU total', com sensibilidade e especificidade superiores a 98%. A pequena casuística não possibilitou avaliar a acurácia em relação à 'eliminação urinária prejudicada', 'IU reflexa' e 'IU funcional'. Esta experiência de desenvolvimento e avaliação poderá ser aplicada na criação de outros sistemas especialistas.

    Resumo em Espanhol:

    Fue desarrollado y avaluado un sistema especialista en diagnósticos relacionados a la eliminación urinaria, usando la taxonomia de NANDA. Para colectar los datos fue utilizado un programa de entrevista y un checklist conteniendo las características definidoras. Los diagnósticos obtenidos por concordancia de tres especialistas fueron considerados como prototipo-oro. Fueran testados 197 casos. El sistema desarrollado, mostró ser adecuado en la determinación de los diagnósticos 'incontinencia urinaria por presión', 'incontinencia urinaria por impulso', 'retención urinaria' e 'incontinencia urinaria total' con sensibilidad y especificidad superior a 98%. Debido a pequeña casuística, no fue posible avaluar los diagnósticos 'eliminación urinaria perjudicada', 'incontinencia urinaria refleja' e 'incontinencia urinaria funcional'. Esta experiencia de desenvolvimiento e avaluación podrá ser aplicada en la creación de otros sistemas.

    Resumo em Inglês:

    An expert system on nursing diagnoses related to urinary elimination, according NANDA's taxonomy, was developed and evaluated. Data were collected using a form and a checklist of defining characteristics. The obtained consensus diagnoses by three specialists were considered gold standard. 197 cases were tested. The system proved to be adequate for determining diagnoses such as 'stress urinary incontinence', 'urge urinary incontinence', 'urinary retention' and 'total urinary incontinence' with sensitivity and specificity above 98%. The accuracy evaluation in relation to 'impaired urinary elimination', 'reflex urinary incontinence' and 'functional urinary incontinence' was not possible to be established due to the small size of the sample. The experience in developing and evaluating this program can be applied in creating other expert systems.
  • Anotações de enfermagem em uma unidade cirúrgica de um hospital escola Pesquisa

    Venturini, Daniele Aparecida; Marcon, Sonia Silva

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo, que objetivou avaliar a qualidade das anotações de enfermagem de pacientes cirúrgicos de um Hospital escola do Noroeste do Paraná. Utilizou-se a auditoria retrospectiva com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem como método de avaliação. Foram avaliados 134 prontuários selecionados aleatoriamente. Os resultados revelaram que apenas os registros referentes às prescrições de enfermagem de pós-operatório, observação de sinais e sintomas e anotações de pós-operatório, puderam ser consideradas completas. As anotações referentes ao aspecto e evolução das lesões cutâneas e as anotações de alta estavam incompletas em 73,9% e 97% dos registros analisados. Estes resultados apontam a necessidade de educação, monitoramento e avaliação contínua dos registros de enfermagem com vistas à melhoria dos mesmos e da assistência prestada.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio descriptivo que objetivó evaluar la calidad de los apuntes de enfermería de pacientes quirúrgicos de un Hospital escuela del noreste de Paraná. Se utilizó la auditoría retrospectiva basada en la Sistematización de la Asistencia de Enfermería como método de evaluación. Se avaluaron 134 informes seleccionados al azar. Los resultados revelaron que tan sólo los registros referentes a las prescripciones de enfermería de pos operatorio, observación de señales y síntomas y apuntes de pos operatorio se pudieron considerar completos. Tanto los apuntes relativos al aspecto y evolución de las lesiones cutáneas como los apuntes de alta estaban incompletos en un 73,9% y un 97%, respectivamente, de los registros analizados. Estos resultados ponen en evidencia la necesidad de educación, monitoreo y evaluación continua de los registros de enfermería visando el mejoramiento de éstos y de la asistencia prestada.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive study aimed at evaluating the quality of nursing records of surgical patients at a school hospital in the region of Northwestern Paraná State, Brazil. A retrospective audit was undertaken, based on the Systemization of Nursing Assistance as the evaluation method. One hundred thirty-four records were selected. The results showed that only the records regarding post-operation nursing prescriptions, observation of signs and symptoms, and post- operation comments could be considered complete. The annotations regarding the aspect and evolution of the skin lesions, as well as the discharge records were incomplete in 73.9% and 97% of the analyzed records. These results point to the need for education, monitoring and continuous evaluation of nursing records, aiming at their improvement and that of the rendered assistance.
  • Práticas educativas de trabalhadores de saúde: vivência de graduandos de enfermagem Pesquisa

    Sudan, Luci Cristina Pulga; Corrêa, Adriana Kátia

    Resumo em Português:

    Os serviços de saúde podem constituir-se em espaços de construção e reconstrução de propostas educacionais voltadas aos trabalhadores, a partir dos problemas vivenciados no cotidiano. Esta pesquisa objetivou apreender os significados atribuídos pelos egressos do Curso de Enfermagem de uma universidade no Norte do Paraná, às experiências vivenciadas na realização de atividades educativas, junto aos trabalhadores de saúde. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, nos meses de agosto a outubro de 2004, em Unidades Básicas de Saúde. Da análise das entrevistas, emergiram cinco categorias. Concluiu-se que é nítido que o aluno reproduz o ensino tradicional, apresentando limitada análise crítica e problematizadora da realidade.

    Resumo em Espanhol:

    Los servicios de salud pueden constituirse en espacios de construcción y reconstrucción de propuestas educacionales volcadas a los trabajadores, partiendo de problemas vividos cotidianamente. La pesquisa tuvo por objetivo comprender los conceptos aplicados por los egresados del Curso de Enfermería de la Universidad del Norte de Paraná, sumado a las experiencias vividas en actividades educativas, junto a trabajadores de la salud. El studio es de abordaje cualitativo. Los datos fueron obtenidos por medio de entrevistas semi-estructuradas, entre los períodos de agosto a octubre del 2004 con diez egresados, en Centros de Salud. Se concluye que el alumno reproduce la enseñanza tradicional, presentando un limitado análisis crítico de la problemática de la realidad.

    Resumo em Inglês:

    Health work could exist by building and rebuilding educational proposals concerning the practiones, considering the everyday problems. This research aimed at understanding the meanings attributed by the egressed nursing students at the university in the northwet region of Paraná State, to the lived experiences in their educative experiences with health workers. This is a qualtitative aaproach study. Data were obtained by means of semi-structured interviews, from August to October, 2004, in Basic Health Units. Through the interviews analises, five categories emerged. It can be clearly concluded that the student acts in the traditional teaching, presenting limited critical analisis of the reality.
  • Educação a distância sobre cardioversão e desfibrilação para enfermeiros Pesquisa

    Sanches, Luiz Miguel Picelli; Lopes, Maria Helena Baena de Moraes

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar um curso a distância, sobre Cardioversão e Desfibrilação para enfermeiros, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem Teleduc. A metodologia de ensino escolhida para este curso foi a Aprendizagem Baseada em Casos, explorando a característica de aprendizagem colaborativa. Foram convidados 23 enfermeiros, sendo que 21 iniciaram o curso e 11 o concluíram. O curso foi avaliado por profissionais com experiência em Educação a Distância e Unidade de Terapia Intensiva, que consideraram o curso adequado, mas que, no geral, precisava de pequenas reformulações. Quanto à avaliação do curso pelos alunos, a grande maioria apresentou opinião favorável, com boa aceitação da metodologia utilizada e bom desempenho durante o curso.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tiene como objetivo el desarrollo y para evaluación de un curso a distancia sobre la cardioversión y la desfibrilación para las enfermeras, usando el ambiente virtual de aprender de Teleduc. La metodología de la educación elegida para este curso era el Aprender Baseado en Casos, explorando la característica del aprendiendo con colaboración, para cuál invitaron 23 enfermaras, ser que 21 21 habían iniciado el curso y 11 lo habían concluido. El curso fue evaluado por los profesionales com experiencia em la educación interurbana y unidad de cuidado intensivo, de que habían considerado el curso ajustado, pero eso, necesitó generalmente reformulaciones pequeñas. En lo que respecta a la evaluación del curso para los participantes, la gran mayoría presentó opiniones favorables, com la buena aceptación del funcionamiento usado y bueno de la metodología durante el curso.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at developing and evaluating distance education on Cardioversion and Defibrillation for nurses, using the virtual environment of Teleduc learning. The methodology of education chosen for this course was the Case-based Learning, exploring the characteristic of the collaborative learning for which 23 nurses were invited, being that 21 had initiated the course and 11 had concluded it. The course was evaluated by professionals with experience in Distance Education and Intensive Care Unit, that they had considered the adjusted course, but that, in general, it needed small reformulations. With regards to the evaluation of the course for the participants, the great majority presented favorable opinions, with good acceptance of the methodology used and good performance during the course.
  • Vivências de gestantes e puérperas com o diagnóstico do HIV Pesquisa

    Araújo, Maria Alix Leite; Silveira, Cláudia Bastos da; Silveira, Caroline Bastos da; Melo, Simone Paes de

    Resumo em Português:

    Identificar as experiências de gestantes e puérperas portadoras do HIV com a quimioprofilaxia para prevenção da transmissão vertical. Estudo de abordagem qualitativa desenvolvido nos meses de março e abril de 2006 em uma maternidade de referência de Fortaleza-Ceará. Os sujeitos foram gestantes e puérperas HIV positivas em acompanhamento pré-natal e no alojamento conjunto. A coleta de dados deu-se através de entrevista e a análise em três categorias: a revelação do diagnóstico aos familiares, o aconselhamento e a vivência das recomendações para a profilaxia da transmissão vertical. Constatou-se que essas mulheres enfrentaram situações de conflitos e sentimentos negativos diante da vida e a importância do acompanhamento emocional por equipe multiprofissional capacitada, atenta as demandas subjetivas.

    Resumo em Espanhol:

    Identificar las experiencias de las embarazadas y madres recientes portadoras de HIV con la quimioprofilaxia para la prevención de la transmisión vertical. Estudio de abordaje cualitativo desarrollado entre los meses de marzo y abril de año 2006, en maternidad importante de Fortaleza/CE. Las personas fueron embarazadas y madres recientes HIV positivas en acompañamiento prenatal y en alojamiento conjunto. La colecta de datos ocurrió a través de entrevista y análisis en tres categorías: La revelación del diagnóstico a los familiares, el consejo y la vida de las recomendaciones para la profilaxia de las transmisión vertical. Constatase que las mujeres enfrentan situaciones de conflictos y sentimientos negativos delante de la vida y que el acompañamiento individual por una equipo de múltiplos profesionales capacitadas diminuye mucho su estado emocional.

    Resumo em Inglês:

    Detect the experiences of pregnants and mothers that bear the HIV viruses using quimioprophylaxlis to prevent the upright transmission. A research of qualitative approach developed between march and april of 2006 on main mother-hoods in Fortaleza - Ceará. The persons were pregnants and mothers with positive HIV in the accompaniment and in the accommodations. The colect of informations happened with interviews appointments and analisys in three categories: the revelations of diagnosis to relatives, the advice and how live these persons with the advices to profilaxy of the upright transmission. We can see these women fought against conflicts and negative fellings in their lives and a individualize accompaniment by a capacitate team minimizes the emotional side of the patients.
  • Qualidade da atenção ao pré-natal na Estratégia Saúde da Família em Sobral, Ceará Pesquisa

    Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Leite, Joséte Luzia; Fuly, Patrícia dos Santos Claro; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm; Clemente, Adriana de Souza; Dias, Maria Socorro de Araújo; Pontes, Maria Alzenir Coelho

    Resumo em Português:

    Diante das políticas públicas que envolvem a qualidade da atenção ao pré-natal, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da atenção ao pré-natal nos territórios da Estratégia Saúde da Família, do município de Sobral, à luz do referencial teórico de Avedis Donabedian. Trata-se de um estudo de caráter descritivo-exploratório, desenvolvido em Centros de Saúde da Família de Sobral, Ceará. Dos quatorze Centros de Saúde investigados, quatro se mostraram com indicadores adequados para o pré-natal. Porém, ainda que existam inadequações na estrutura física, não existem impedimentos para que se ofereça um atendimento de qualidade haja vista que o processo e os resultados também interferem na qualidade da assistência.

    Resumo em Espanhol:

    Frente a las políticas públicas que impliquen la calidad de la atención a la salud prenatal, el estudio tiene como objetivo: evaluar la calidad de la atención prenatal a los territorios en la Estrategia de Salud de la Familia de la ciudad de Sobral, a la luz del referencial teórico de AVEDIS Donabedian. Se trata de un estudio exploratorio de carácter descriptivo, desarrollado por los Centros de Salud Familiar de Sobral - Ceará. De los catorce Centros de Salud investigaron, cuatro fueron con los indicadores apropiados para la atención prenatal. Pero a pesar de que hay deficiencias en la estructura física, no hay impedimentos a fin de proporcionar una calidad de la atención hay una opinión de que el proceso y los resultados también interferir con la calidad de la atención.

    Resumo em Inglês:

    Face to public policies involving the quality of care for prenatal, the study aims to: assess the quality of prenatal care to the territories in the Family Health Strategy of the city of Sobral in the light of theoretical reference of Avedis Donabedian. This is a descriptive- exploratory study, developed by Family Health Units of Sobral, CE, Brazil. Of the fourteen Centers Health investigated, four were with appropriate indicators for prenatal care. But that although there are inadequacies in the physical structure, there are no impediments in order to provide a quality of care there is a view that the process and results also interfere with the quality of care.
  • O toque afetivo na visão do enfermeiro Pesquisa

    Dias, Andréa Basílio; Oliveira, Leonor; Dias, Denise Gamio; Santana, Maria da Glória

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetivou investigar a concepção do enfermeiro sobre o toque afetivo como ferramenta da promoção de cuidado e identificar o seu significado no cuidado de enfermagem e o momento onde ele é utilizado como instrumento de cuidado. Pesquisa qualitativa diferenciando duas maneiras de tocar: toque instrumental (cuidado objetivo) e o toque afetivo (cuidado subjetivo). Na coleta de dados, utilizou-se entrevista semi-estruturada, com sete enfermeiras assistenciais de dois hospitais de médio porte de uma cidade da Regiâo Sul do Brasil. Através da análise dos dados demonstrou-se a utilização do toque afetivo restritamente, durante os procedimentos invasivos, mesmo considerando-o efetivo instrumento para estabelecer empatia.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tuvo como objetivo investigar la concepción del enfermero universitário sobre el toque afectivo como herramienta de promoción del cuidado e identificar su significado en el cuidado de enfermería y el momento en lo cual es utilizado como instrumiento de cuidado. Investigación cualitativa diferenciando dos maneras de tocar; toque instrumental (cuidado objetivo) y el toque afectivo (cuidado subjetivo). Para la recolección de datos se utilizó la entrevista semi-estructurada, con siete enfermeras asistenciales de dos hospitales de mediano porte en el sur del brasil. A través del análisis de los resultados se demonstró la utilización del toque afectivo restrictamente, durante los procedimientos invasivos, mismo considerandolo efectivo el instrumento para establecer empatia.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at investigating the conception of nurses about the affective touch as a tool for care promotion and to identify its meanings in nursing care and the moment when it is used as care instrument. Qualitative research differentiating two ways to touch: instrumental touch (objective care) and the affective touch (subjective care). For data collection a semi-structured interview was used, with three assistance nurses of two hospitals in the South Region of Brazil. Through data analysis, the affective touch was demonstrated to be restrictedly, during the invasive procedures, in despite considering it effective instrument to establish empathy.
  • Biodança como processo de renovação existencial do idoso Pesquisa

    D'Alencar, Bárbara Pereira; Mendes, Maria Manuela Rino; Jorge, Maria Salete Bessa; Guimarães, José Maria Ximenes

    Resumo em Português:

    Neste estudo, buscamos, a partir do método etnográfico, identificar os efeitos da Biodança nos idosos que a vivenciam. O estudo foi realizado com oito idosos que integram o grupo de Biodança do SESC de Fortaleza, Ceará. Os dados coletados por meio da entrevista semi-estruturada e da observação participante foram analisados pelo método de análise de narrativa. Na busca do significado da Biodança para os idosos, evidenciou-se que ela constitui um mecanismo de enfrentamento das dificuldades com a saúde, estimulando a mudança de comportamento em relação às condições de saúde, por aumentar o ímpeto vital e a vontade de viver. Neste sentido, a Biodança promove o resgate da saúde de pessoas que envelhecem.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se busca, a partir del método etnográfico, identificar los efectos de la biodanza en los adultos mayores que la experimentan. El estudio fué realizado con 8 adultos mayores que integran el grupo de biodanza de la SESC de la ciudad de Fortaleza, Ceará, Brasil. Los datos recolectados a traves de la entrevista semiestructurada y de la observación participante, fueron analizados por el método del análisis narrativo. En la busqueda del segnificado de la biodanza para las personas mayores de edad, se evidenció que ella constituye un mecanismo de enfrentamiento hacia las dificultades en su salud, estimulandolos a los cambios de comportamiento en relación a las condiciones de salud, aumentar su impetu vital y la voluntad de vivir. En este sentido, la biodanza promueve el rescate de la salud de las personas que envejecen.

    Resumo em Inglês:

    In this study, we searched, from the ethnographic method, to identify the effects of Biodance in elders that lived it. The study was done with eight elderly that integrate the group of Biodance of SESC from Fortaleza, Ceará. The data were collected through semi-structured interview and participant observation, analyzed by method of narrative analysis. In the search of meaning of Biodance to elders, it highlighted that it constitutes a mechanism of facing of difficulties with health, stimulating the change of behavior in relation to health conditions, due increase the vital impetus and will to live. In this sense, the Biodance promotes the rescue of health that grew older.
  • Pesquisa internacional em enfermagem: tendências temáticas e metodológicas Revisão

    Silva, Lucilane Maria Sales da; Oliveira, Nara Ryane Nobre; Frota, Mirna Albuquerque; Fialho, Ana Virgínia de Melo

    Resumo em Português:

    Objetivamos analisar a tendência das pesquisas desenvolvidas pela enfermagem no âmbito internacional. Dados obtidos de duas revistas da área de enfermagem, tendo sido analisados 104 artigos, sendo 56 da revista Nursing and Health Sciences e 48 do Journal of Research in Nursings publicados no período de 2005 a 2006. As áreas temáticas mais pesquisadas foram: formação profissional (19,2 %), seguida de saúde do adulto (11%), saúde coletiva (11%) e Cuidado e Autonomia (9,6 %). Existe tendência maior da coleta de dados realizada na área hospitalar (42,3%), seguida do ensino (34,7%) e saúde pública (23%). Consideramos que os artigos pesquisados revelam tendência a abordagem qualitativa, entretanto, o estudo revela necessidade de expandir algumas áreas como gestão e gerenciamento.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo fue analizar la tendencia de las investigaciones desarrolladas por la enfermería en el ámbito internacional. Datos obtenidos de dos revistas del área de enfermería, en total fueron analizados 104 artículos, siendo 56 de la revista Nursing and Health Sciences y 48 del Journal of Research in Nursings publicados en el periodo de 2005 a 2006. Las áreas temáticas más investigadas fueron: formación profesional (19,2 %), seguida de salud del adulto (11%), salud colectiva (11%) y Cuidado y Autonomía (9,6 %). Existe una mayor tendencia de colecta de datos realizada en el área hospitalaria (42,3%), seguida de enseñanza (34,7%) y salud pública (23%). Consideramos que los artículos investigados revelan tendencia al abordaje cualitativo, sin embargo, el estudio revela la necesidad de expandir algunas áreas como gestión y la gerencia.

    Resumo em Inglês:

    It was aimed to analyze the research tendency developed by nursing in international scope. Obtained data of two nursing journals were analyzed from the total of 104 articles, being 58 of the Nursing and Health Sciences and 48 of the Journal of Research in Nursing published in the period of 2005 the 2006. The most investigated thematic areas are: professional formation (19.2%), adult health (11%), collective health (11%) and Care and Autonomy (9.6%). A major tendency of data collection carried outin hospital area (42.3%), teaching (34.7%), and public health (23%). We consider that the articles under analysis reveal tendency for qualitative approach, however, the study reveals the need to expand some areas such as the management.
  • Utilização de ácidos graxos essenciais no tratamento de feridas Revisão

    Manhezi, Andreza Cano; Bachion, Maria Márcia; Pereira, Ângela Lima

    Resumo em Português:

    O uso de ácidos graxos essenciais (AGE) no tratamento de feridas, embora largamente difundido no Brasil, é controverso. Esta pesquisa objetivou identificar e analisar as evidências científicas disponíveis para a utilização do AGE no tratamento de feridas. Trata-se de estudo descritivo, realizado por meio de revisão sistemática da literatura, nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde e da PubMed, de 1970 a 2006. Foram inicialmente identificadas 503 referências. Após os testes de relevância I e II foram incluídos na análise 11 artigos, que mostram evidências de recomendação nível II e III para o uso de AGE em queimaduras e mediastinite, entre outros. A maioria dos estudos ainda se refere a uso em animais. Publicações relevantes ainda são escassas.

    Resumo em Espanhol:

    La utilización de ácidos grasos, esenciales (AGE) en el tratamiento de heridas, a pesar de ser extensamente difundido en el Brasil, todavía causa controversias. Esta investigación tuvo como objetivo identificar y analizar las evidencias científicas disponibles para la utilización de los AGE en el tratamiento de heridas. Se trata de un estudio descriptivo, realizado a través de una revisión sistemática de la literatura, en las bases de datos de la Biblioteca Virtual de Salud y de la PubMed, de 1970 a 2006. Inicialmente fueron identificadas 503 referencias. Después de las pruebas de relevancia I y II fueron incluidos en el análisis 11 artículos, que muestran evidencias de recomendación nivel II y III para el uso de los AGE en quemaduras, mediastinitis, entre otras. La mayoría de los estudios todavía se refieren, al uso en animales. Publicaciones relevantes aún son escasas.

    Resumo em Inglês:

    In spite of being widely spread throughout Brazil, the use of essential fatty acids (EFA) for wound healing is controversial. This study aimed at identifying and analyzing the available scientific evidence for EFA to be used in the treatment of wounds. This is a descriptive study, carried out through a systematic literature review, concerning the Biblioteca Virtual de Saúde (Health Online Library) and PubMed data bank, from 1970 to 2006. Initially, we identified 503 references. After the relevance tests I and II, 11 articles were included in the analysis, showing evidence of recommendation- level II and III for EFA to be used in burns, mediastinitis, among others situations. Most studies still refer to its use in animal. Relevant publications are still scarce.
  • Movimentos na educação superior, no ensino em saúde e na enfermagem Revisão

    Rodrigues, Rosa Maria; Caldeira, Sebastião

    Resumo em Português:

    Apresentamos dados sobre a educação superior partindo de uma análise do contexto nacional para a educação superior em saúde e enfermagem e as tendências pedagógicas neste campo. Sistematizamos dados sobre a educação superior no Governo Lula, constatando a continuidade e aprofundamento das políticas para a educação superior no Brasil, especialmente no que tange à privatização e a transferência de recursos ao setor privado. Na educação superior em saúde constatamos que a política oficial aponta para a adoção das metodologias inovadoras/ativas; a metodologia da problematização como única forma de propor mudanças curriculares inovadoras e aceitáveis quando se pretende receber o incentivo estatal para as iniciativas de mudança que também são observadas nas experiências de reformas curriculares da enfermagem brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Presentamos datos a respecto de la educación superior partiendo de una análisis del contexto nacional para la privatización de la educación superior en salud y en enfermería y las tendencias pedagógicas en este campo. Sistematizamos datos a respecto de la educación superior en el gobierno Lula, evidenciamos la continuidad de profundizar las políticas para la educación superior en Brazil, especialmente en lo que se refiere a la privatización y la transferencia de recursos al sector privado. En la educación superior en salud evidenciamos que la política oficial del gobierno señala con respecto a la adopción de metodologias innovadoras/activas, la metodologia de la problematización como única forma de proponer cambios de los planes de estudios innovadores y aceptables, cuando si intenta a recibir el incentivo del Estado para las iniciativas de cambios que también se observan en las experiencias de reforma del plan de estudios en la enfermería brasileña.

    Resumo em Inglês:

    We present data about the higher education from a review of the national context to particularize the higher education in health and nursing and teaching trends in this field. We systematize data on education in Lula's government, noting the continuity and deepening of politics for higher education in Brazil, especially in regard to privatization and the transfer of resources to the private sector. In higher education in health we found that the official politic points to the adoption of innovative/active methodologies; the methodology of problematization as the only way to propose innovative curricular changes and acceptable when you receive the state incentive for the initiatives of change that are also observed in the experiences of curricular reforms of Brazilian nursing.
  • Relações de poder na vida conjugal e prevenção da AIDS Ensaio

    Madureira, Valéria Silvana Faganello; Trentini, Mercedes

    Resumo em Português:

    Este ensaio tem o objetivo de discutir as interfaces existentes entre a prevenção da AIDS e as relações afetivo-sexuais e de poder na vida conjugal. O tema é interpretado à luz do referencial foucaultiano de poder e emergiu de uma pesquisa conduzida anteriormente. O pacto de fidelidade, assumido pelo homem como compromisso consigo próprio e com a mulher, contribui para que considere remota a hipótese de contaminação sexual. Entretanto, mesmo distante, a possibilidade de contrair aids provoca certa insegurança no homem, que se sente dependente do comportamento da parceira nessa questão.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene el objetivo de discutir las interconexiones existentes entre la prevención del SIDA y las relaciones afectivo/sexuales y de poder en la vida conyugal. El tema es interpretado frente a la referencia concerniente al poder según Foucault y surgió de un estudio conducido anteriormente. El pacto de fidelidad, tomado por el hombre como compromiso consigo mismo y con la mujer, contribuye para que considere remota la hipótesis de contaminación sexual. Sin embargo, aún distante, la posibilidad de contraer el SIDA provoca cierta inseguridad en el hombre, que se siente dependiente del comportamiento de la compañera en esta cuestión.

    Resumo em Inglês:

    This paper's object is to discuss the interfaces between the prevention of AIDS and affective-sexual relationships and power in marriage. The subject matter is interpreted in light of the foucaultian thinking of power, and emerged from previous research. The fidelity pact assumed by the man as a commitment to himself and to his wife, contributes to the consideration that the hypothesis of sexual contamination is remote. However, even though distant, the possibility of contracting aids provokes a certain insecurity in the man, who feels dependent on his partner's behavior with regard to this issue.
  • Ser bolsista de extensão: relatando a experiência de promover saúde familiar no cotidiano de uma comunidade de Florianópolis Relato De Experiência

    Fernandes, Juliana Vieira; Alves, Cristiane; Nitschke, Rosane Gonçalves

    Resumo em Português:

    O presente texto tem o objetivo de descrever as experiências vivenciadas pelas bolsistas de extensão do Projeto Ninho: Criando um Espaço para Cuidar Transdisciplinarmente da Saúde das Famílias, no período de Junho de 2006 a Dezembro de 2007. Neste artigo, iremos relatar a importância de integrar ensino-pesquisa-extensão e o crescimento profissional e pessoal que obtivemos ao participar desta caminhada.

    Resumo em Espanhol:

    Lo objectivo de este texto es describir las experiencias vividas por las bolsistas de extensión del Proyecto Nido: Creando una manera Transdisciplinaria de Cuidado de la Salud de las Familias, entre junio de 2006 y diciembre de 2007. En este artículo reportamos la importancia de integrar la educación-investigación-extensión y el crecimiento personal y profesional que obtuvimos en este camino.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this text is to describe the experiences lived by the extension university holder of Nest Project: Creating a Transdisciplinary way of Care of Families' Health, between June 2006 and December 2007. In this article, we'll report the importance of integrate education-research-extension and personal and professional growth that we obtained in this journey.
  • Escola Maria Antoinette Blanchot e a institucionalização do ensino auxiliar de enfermagem no Piauí História Da Enfermagem

    Vilar, Benevina Maria; Borges, Lorena Dayse Vilarinho Nunes Magalhães; Santos, Ana Maria Ribeiro dos

    Resumo em Português:

    O estudo tem como objeto a primeira escola de enfermagem do Piauí e a institucionalização do ensino auxiliar de enfermagem. Objetivou descrever e analisar seu processo de institucionalização como marco no ensino auxiliar de enfermagem no Estado. Estudo histórico que se utilizou da história oral temática. As fontes primárias de dados foram sete entrevistas realizadas com personagens que trabalharam na escola. Utilizaram-se ainda fontes documentais, como também fontes secundárias. Os resultados retrataram a trajetória da Escola, enfatizando sua criação e dinâmica interna, ressaltando a sua importância como primeiro espaço de formação profissional de enfermagem. O estudo apresentou ainda a importância das irmãs de caridade de São Vicente de Paulo e das primeiras enfermeiras na construção e desenvolvimento da Escola.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tiene por objeto la primera escuela de enfermería de Piauí y la institucionalización de la educación auxiliares de enfermería. El objetivo describir y analizar sus procesos de institucionalización como un hito en la educación de auxiliar de enfermería en el Estado. Estudio de la historia que se ha utilizado la historia oral tema. Las principales fuentes de datos de siete entrevistas con personajes que trabajó en la escuela. Se utilizó incluso fuentes documentales, así como fuentes secundarias. Los resultados describen la trayectoria de la Escuela, haciendo hincapié en su creación y la dinámica interna, destacando su importancia como el primer ámbito de la formación de enfermería. El estudio también puso de manifiesto la importancia de las Hermanas de la Caridad de San Vicente de Paulo y la primera enfermeras en la construcción y el desarrollo de la Escuela.

    Resumo em Inglês:

    The object of this study is the first nursing school in Piauí and the institutionalization of practical nurse education. The objective was to analyze and describe the process of institutionalization as a mark in practical nursing education in the state. It is a historical study that used a thematic oral history. The main source of data was seven interviews with people who had worked at the school. Documentary sources were used as well as secondary sources. The results portray the development of the School, highlighting its foundation and internal dynamics and pointing out its importance as the first school in the formation of nursing professional. The study also shows the importance the Sisters of Charity of Saint Vincente de Paulo who were the first nurses in the construction and development of the School.
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