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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 74 Suplemento 6, Publicado: 2021
  • Enfermagem de Prática Avançada na América Latina e Caribe: buscando sua implementação Editorial

    Quiroz, Pilar Alejandra Espinoza; Toso, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira
  • Ampliação do papel do enfermeiro, no contexto da pandemia do SARS-CoV-2, nas escolas de ensino fundamental e médio Editorial 2

    Cassiani, Silvia Helena De Bortoli; Dias, Bruna Moreno
  • Fatores associados à adesão ao tratamento não medicamentoso da hipertensão na atenção primária Artigo Original

    Nascimento, Monique Oliveira do; Belo, Rebeka Maria de Oliveira; Araújo, Thaís Lorena Lopes de Santana; Silva, Klara Gabriella Nascimento Marques da; Barros, Marcella Di Fatima Ferreira Noya; Figueirêdo, Thaisa Remigio; Bezerra, Simone Maria Muniz da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: avaliar os fatores associados à adesão ao tratamento não medicamentoso da hipertensão na Atenção Primária. Métodos: estudo transversal, com 421 indivíduos. Avaliou-se a adesão pelos componentes: controle de peso, circunferência abdominal, atividade física e consumo alcoólico - conforme recomendações da 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Na análise, utilizaram-se os testes qui-quadrado e Mann-Whitney. Resultados: a adesão ao controle de circunferência abdominal associou-se ao tabagismo, sexo e estresse. Tabagismo, idade e atividade laboral foram associados ao controle de peso. A adesão à atividade física variou entre os sexos e entre indivíduos que usavam ou não betabloqueadores. O consumo alcoólico moderado associou-se ao sexo, idade, atividade laboral, renda, comorbidades (diabetes mellitus e tabagismo), tempo de tratamento antihipertensivo e uso de outros fármacos. Conclusões: fatores socioeconômicos e clínicos associaram-se à adesão ao tratamento anti-hipertensivo. Técnicas inovadoras como o modelo transteórico de mudança, entrevista motivacional e autocuidado apoiado podem auxiliar as mudanças comportamentais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: evaluar factores relacionados a adhesión al tratamiento no medicamentoso de hipertensión en Atención Primaria. Métodos: estudio transversal, con 421 individuos. Evaluó la adhesión por los componentes: control de peso, circunferencia abdominal, actividad física y consumo de alcohol - conforme recomendaciones de la 7ª Directriz Brasileña de Hipertensión Arterial. Análisis se utilizaron los testes chi-cuadrado y Mann-Whitney. Resultados: adhesión al control de circunferencia abdominal relacionado al tabaquismo, sexo y estrés. Tabaquismo, edad y actividad laboral fueron relacionados al control de peso. Adhesión a actividad física varió entre los sexos y entre individuos que usaban o no beta-bloqueadores. Consumo de alcohol moderado relacionado al sexo, edad, actividad laboral, renta, comorbilidades (diabetes mellitus y tabaquismo), tiempo de tratamiento antihipertensivo y uso de otros fármacos. Conclusiones: factores socioeconómicos y clínicos relacionados a adhesión al tratamiento antihipertensivo. Técnicas innovadoras como el modelo transteórico de cambio, entrevista motivacional y autocuidado apoyado pueden auxiliar los cambios comportamentales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to evaluate the factors associated to the adherence to the non-pharmacological treatment of hypertension in primary health care. Methods: cross-sectional study with 421 participants. The adherence was evaluated using the components: weight control, abdominal circumference, physical activity, and alcohol consumption. The chi-squared and Mann-Whitney’s tests were used for analysis. Results: the adherence to the control of the abdominal circumference was associated to smoking, sex, and stress. Smoking, age, and profession were associated to weight control. The adherence to a physical activity varied between the sexes and between people who used beta blockers and those who did not. Moderate alcohol consumption was associated to sex, age, profession, income, comorbidities, time using antihypertensive drugs, and using other medication. Conclusions: socioeconomic and clinical factors were associated to the adherence to the anti-hypertensive treatment. Innovative techniques, such as the transtheoretical model of change, motivational interviews, and supported self-care can help in behavioral changes.
  • Efeitos da terapia floral no trabalho de parto e nascimento: ensaio clínico randomizado Artigo Original

    Lara, Sonia Regina Godinho de; Gabrielloni, Maria Cristina; Cesar, Mônica Bimbatti Nogueira; Barbieri, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: avaliar os efeitos da terapia floral frente aos fatores que potencializam a dor no processo de parturição e seus resultados na duração do trabalho de parto. Métodos: ensaio clínico randomizado, controlado e triplo-cego. Foram selecionadas 164 gestantes com idade gestacional ≥ 37 semanas, dilatação cervical ≥4 cm, divididas aleatoriamente em 2 grupos: terapia floral e placebo. Resultados: a essência floral Five Flower mostrou-se eficaz diante dos fatores que potencializam a dor no trabalho de parto. O Grupo Experimental não apresentou aumento das contrações, diferentemente do Grupo Controle, que apresentou aumento de uma (1) contração para as parturientes em fase ativa e bolsa rota. A essência Five Flower mostrou-se eficaz na redução de 1:30h do tempo do trabalho de parto do início da intervenção ao nascimento. Conclusões: o uso da terapia floral mostrou-se eficaz no controle da dor, refletindo positivamente na sua brevidade, qualificando seu desfecho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: evaluar los efectos de la terapia floral ante factores que potencian el dolor en el proceso del parto y sus resultados en la duración del parto. Métodos: ensayo clínico aleatorizado, controlado y triple ciego. 164 mujeres embarazadas con edad gestacional ≥ 37 semanas, dilatación cervical ≥ 4 cm, fueron divididas aleatoriamente en 2 grupos: terapia floral y placebo. Resultados: la esencia floral Five Flower demostró ser eficaz ante los factores que potencian el dolor en el parto. El Grupo Experimental no mostró un aumento de las, a diferencia del Grupo Control, que mostró un aumento de una (1) contracción para las parturientas en fase activa y bolsa rota. La esencia Five Flower demostró ser eficaz para reducir el tiempo de parto desde la 1: 30h desde el inicio de la intervención hasta el nacimiento. Conclusiones: el uso de la terapia floral demostró ser eficaz en el control del dolor, reflejando positivamente su brevedad, calificando su resultado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to assess the effects of floral therapy in the face of factors that boost pain in the parturition process and its results in the duration of labor. Methods: this is a randomized, controlled and triple-blind clinical trial. We selected 164 pregnant women with gestational age ≥37 weeks, cervical dilation ≥4 cm, randomly divided into floral therapy and placebo group. Results: the Five Flower floral essence proved to be effective, considering the factors that boost pain in labor. Experimental Group did not show an increase in contractions, unlike Control Group, which presented an increase of one contraction for mothers in active phase and amniorrhexis. The Five Flower essence proved to be effective in reducing labor time by 1:30h from the beginning of the intervention at birth. Conclusions: floral therapy proved to be effective in pain management, reflecting positively in its brevity, qualifying its outcome.
  • Validação transcultural de instrumento de avaliação de competências de Prática Avançada de Enfermagem para o Brasil Artigo Original

    Minosso, Kamila Caroline; Toso, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: realizar a validação transcultural da Modified Advanced Practice Nursing Role Delineation Tool para a língua portuguesa brasileira. Métodos: estudo metodológico, quantitativo, com processo de tradução e adaptação cultural da ferramenta. O comitê de juízes foi composto por sete experts. A coleta de dados do pré-teste ocorreu de novembro de 2020 a janeiro de 2021, com 30 enfermeiros de um município do oeste do Paraná. A análise dos dados foi realizada pelo alfa de Cronbach, correlação intraclasse e kappa. Resultados: no comitê de juízes, o kappa obteve concordância substancial de 0,68 e correlação intraclasse de 0,80, sendo aprovada a versão para aplicação no pré-teste; neste, obteve-se alfa de Cronbach de 0,98 e correlação intraclasse de 0,61. Conclusões: essa ferramenta foi considerada adaptada culturalmente e pode ser utilizada no país com vistas a identificar as competências dos enfermeiros da Atenção Primária para o desenvolvimento de práticas avançadas de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: realizar validación transcultural de la Modified Advanced Practice Nursing Role Delineation Tool a la lengua portuguesa brasileña. Métodos: estudio metodológico, cuantitativo, con proceso de traducción y adaptación cultural de la herramienta. Comité de jueces compuesto por siete expertos. Recogida de datos del pre-test ocurrió de noviembre de 2020 a enero de 2021, con 30 enfermeros de un municipio del oeste de Paraná. Análisis de datos realizado por alfa de Cronbach, correlación intraclase y kappa. Resultados: en el comité de jueces, el kappa obtuvo concordancia sustancial de 0,68 y correlación intraclase de 0,80, siendo aprobada la versión para aplicación en el pre-test; en esto, obtuvo alfa de Cronbach de 0,98 y correlación intraclase de 0,61. Conclusiones: esa herramienta fue considerada adaptada culturalmente y puede ser utilizada en el país con objetivo de identificar las competencias de los enfermeros de la Atención Primaria para el desarrollo de enfermería de prácticas avanzadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to carry out a transcultural validation of the Modified Advanced Practice Nursing Role Delineation Tool for the Brazilian language. Methods: methodological and quantitative study, including the process of translation and cultural adaptation of the instrument. The committee of evaluators was formed by seven experts. Data collection for the pre-test took place from November 2020 to January 2021, with 30 nurses from the West of Paraná. Data analysis used Cronbach’s alpha, intraclass correlation, and kappa. Results: the agreement of the evaluator committee reached a substantial kappa of 0.68 and an intraclass correlation of 0.80, and as a result, the version for application in a pretest was approved. The pretest found a 0.98 Cronbach’s Alpha and an intraclass correlation of 0.61. Conclusions: the instrument was found to be culturally adapted and can be used in the country to identify the competences of the Primary Healthcare Nurses to develop advanced nursing practices.
  • Mapeamento de ações de práticas avançadas de enfermagem na Estratégia Saúde da Família Artigo Original

    Almeida, Emerson Willian Santos de; Godoy, Simone de; Silva, Ítalo Rodolfo; Dias, Orlene Veloso; Marchi-Alves, Leila Maria; Mendes, Isabel Amélia Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: mapear ações de Práticas Avançadas de Enfermagem implementadas no contexto da Estratégia Saúde da Família. Métodos: estudo transversal, exploratório, realizado com enfermeiros que trabalham na Estratégia Saúde da Família. Os dados obtidos no mapeamento foram comparados às características definidoras do Enfermeiro de Prática Avançada adotadas internacionalmente, por meio de checklist elaborado tendo como referência as diretrizes do International Council of Nurses. Resultados: o mapeamento permitiu identificar ações de Práticas Avançadas de Enfermagem, como: habilidades avançadas de avaliação, julgamento, tomada de decisão e raciocínio diagnóstico, autoridade para diagnosticar, prescrever medicamentos, testes diagnósticos e tratamento terapêutico. No entanto, as evidências registradas no domínio Preparação Educacional denotam clara fragilidade pela inexpressiva frequência de enfermeiros credenciados com mestrado profissional. Conclusões: o estudo demonstra que enfermeiros do contexto estudado desenvolvem ações de prática avançada carecendo de mestrado profissional recomendado para credenciamento, com legislação pertinente, demandando iniciativas por parte das lideranças da enfermagem para superar esse desafio.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: mapear acciones de Prácticas Avanzadas de Enfermería implementadas en Estrategia Salud de la Familia. Métodos: estudio transversal, exploratorio, realizado con enfermeros actuantes en Estrategia Salud de la Familia. Los datos obtenidos fueron comparados con las características definitorias del Enfermero de Prácticas Avanzadas adoptadas internacionalmente, mediante checklist elaborado sobre referencia de directrices del International Council of Nurses. Resultados: el mapeo permitió identificar acciones de Prácticas Avanzadas de Enfermería como: habilidades avanzadas de evaluación, juicio, toma de decisiones, razonamiento diagnóstico, autoridad para diagnosticar, prescribir medicamentos, test, diagnósticos y tratamiento terapéutico. Sin embargo, las evidencias registradas en el dominio preparación educacional marcan clara debilidad, por la carencia notable de enfermeros con maestrías cursadas. Conclusiones: el estudio demuestra que los enfermeros del ámbito estudiado desarrollan acciones de práctica avanzada careciendo de cursado de maestría recomendado para acreditación, con legislación pertinente, demandándose iniciativas de los líderes del área para superar dicho desafío.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to map advanced practice nursing actions implemented in the Family Health Strategy context. Methods: cross-sectional exploratory study carried out with Family Health Strategy nurses. Data obtained in the mapping were compared to the characteristics that define advanced practice nurses and are adopted internationally by using a checklist based on the International Council of Nurses Guidelines. Results: the mapping allowed to identify advanced practice nursing actions, such as advanced assessment, judgement, decision-making, and diagnostic reasoning skills and authority to diagnose and prescribe medications, diagnostic testing, and therapeutic treatments. However, evidence found in the educational preparation domain indicated evident fragility, expressed as the low percentage of nurses credentialed with a professional master’s degree. Conclusions: the present study showed that nurses in the Family Health Strategy carry out advanced practice nursing actions without the professional master’s degree recommended for credentialing, with pertinent legislation, which requires initiatives to be taken by nursing leaders to overcome this deficiency.
  • Tecnologia de gestão empreendedora para a enfermagem Artigo Original

    Backes, Dirce Stein; Toson, Marcelo Junior; Haeffner, Léris Salete Bonfati; Marchiori, Mara Teixeira Caino; Costenaro, Regina Gema Santini

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: validar tecnologia de gestão empreendedora para a enfermagem. Métodos: estudo metodológico realizado com base no desenvolvimento de uma tecnologia de gestão empreendedora, pautando-se na revisão de literatura e, posterior, validação de conteúdo por 11 experts, reconhecidos pelos seus pares como empreendedores. O processo de validação ocorreu por conferência Delphi, entre junho e setembro de 2018. Resultados: obteve-se, com a segunda rodada Delphi, pelo menos 90% de concordância em todos os itens. Além disso, todos os itens foram validados como pertinentes e considerados prospectivos e indutores de um novo pensar e agir entre os profissionais de enfermagem que desejam empreender e explorar oportunidades, bens e serviços na área. Considerações Finais: denotou-se que os experts, em geral, apresentaram boa adesão à iniciativa e facilidade na validação da dimensão teórico-conceitual e da dimensão “Qualidades pessoais/profissionais necessárias ao desempenho da gestão empreendedora”, contudo apresentaram dificuldade na validação dos passos metodológicos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: validar tecnología de gestión emprendedora para la enfermería. Métodos: estudio metodológico basado en desarrollo de una tecnología de gestión emprendedora, pautado en revisión de literatura y, posterior, validez de contenido por 11 expertos, reconocidos por sus pares como emprendedores. Proceso de validación ocurrió por conferencia Delphi, entre junio y septiembre de 2018. Resultados: pbtuvo, con la segunda rodada Delphi, por lo menos 90% de concordancia en todos ítems. Además, todos los ítems validaron como pertinentes y considerados prospectivos e inductores de un nuevo pensar y actuar entre los profesionales de enfermería que deseen emprender y explorar oportunidades, bienes y servicios en la área. Consideraciones Finales: denotó que los expertos, en general, presentaron buena adhesión a la iniciativa y facilidad en la validación de la dimensión teórico-conceptual y de la dimensión “Calidades personales/profesionales necesarias al desempeño de la gestión emprendedora”, pero presentaron dificultad en la validación de los pasos metodológicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to validate entrepreneurial management technology for the nursing practice. Methods: methodological study, carried out based on the development of an entrepreneurial management technology, based on literature review and, later, content validation by 11 experts, recognized by their peers as entrepreneurs. The validation process took place through Delphi conferences, between June and September 2018. Results: on the second round of Delphi conferences, at least 90% agreement was obtained on all items. In addition, all items were validated as pertinent and considered prospective and inducing of new thinking and acting among nursing professionals who wish to undertake and explore opportunities, goods, and services in the area. Final Considerations: it was noted that the experts, in general, showed good adherence to the initiative and ease in validating the theoretical-conceptual dimension and the dimension of “Personal/professional qualities necessary for the performance of entrepreneurial management”; however, they had difficulty in validating the methodological steps.
  • Gestão em simulação clínica: uma proposta de boas práticas e otimização dos processos Artigo Original

    Schuelter, Patrícia Ilha; Tourinho, Francis Solange Vieira; Radünz, Vera; Santos, Viviane Euzébia Pereira; Fermo, Vivian Costa; Barbosa, Sarah Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: desenvolver um documento de boas práticas com os componentes e processos facilitadores para a gestão da simulação. Métodos: pesquisa metodológica realizada entre abril e outubro de 2017, utilizando quatro abordagens: pesquisa observacional, realizada em instituição internacional de simulação; Definição de referencial teórico, da International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning; Revisão integrativa da literatura, em bases de dados internacionais; e análise comparativa. Utilizou-se a análise de Bardin para categorização das informações. Resultados: criação de documento com as boas práticas em simulação no tocante à gestão e prática em simulação, assim como gestão dos recursos e dados, ressaltando o uso da tecnologia e a formação dos profissionais como os mais importantes aliados para a superação das principais limitações encontradas. Considerações Finais: o produto deste estudo é um compilado de estratégias para gestão da simulação a ser utilizado como ferramenta potencializadora para aplicação do método com maior efetividade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: desarrollar documento de buenas prácticas con componentes y procesos facilitadores a la gestión de simulación. Métodos: investigación metodológica realizada entre abril y octubre de 2017, utilizando cuatro abordajes: investigación observacional, realizada en institución internacional de simulación; Definición de referencial teórico, de la International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning; Revisión integrativa de la literatura, en bases de datos internacionales; y análisis comparativo. Utilizado el análisis de Bardin para categorización de informaciones. Resultados: creación de documento de buenas prácticas en simulación en lo que respecta a gestión y práctica en simulación, así como gestión de recursos y datos, resaltando el uso de tecnología y formación de profesionales como los más importantes aliados a la superación de las principales limitaciones encontradas. Consideraciones Finales: producto de esto estudio es un compilado de estrategias para gestión de la simulación a ser utilizado como herramienta potencializadora para aplicación del método con mayor efectividad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to develop a best practices document with facilitating components and processes for simulation management. Methods: the methodological research was conducted between April and October 2017, using four approaches: observational research, conducted in an international simulation institution; Definition of theoretical framework, from the International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning; integrative literature review, in international databases; and comparative analysis. It used Bardin's analysis for the categorization of the information. Results: creation of a document with good practices in simulation regarding management and practice in simulation and management of resources and data, highlighting the use of technology and the training of professionals as the most important allies for overcoming the main limitations found. Final Considerations: the product of this study is a compilation of strategies for simulation management as a tool to enhance the application of the method with greater effectiveness.
  • Gestão do conhecimento: conexões para o ensino da pesquisa na graduação em enfermagem Artigo Original

    Silva, Ítalo Rodolfo; Ventura, Carla Aparecida Arena; Costa, Luana dos Santos; Silva, Marcelle Miranda da; Silva, Thiago Privado da; Mendes, Isabel Amélia Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: compreender os significados que estudantes e professores de enfermagem atribuem à pesquisa e ao ensino da pesquisa no contexto da graduação. Métodos: pesquisa qualitativa, cujos referenciais teórico e metodológico foram a Teoria da Complexidade e a Teoria Fundamentada nos Dados. Foram entrevistados 16 estudantes e 14 professores de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Rio de Janeiro. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas para coletar os dados. Resultados: causas, ações e interações relacionadas à pesquisa e ao ensino da pesquisa na graduação em enfermagem estão conectadas com o aprender ciência para a práxis da enfermagem, que vai desde a capacidade de questionamento do estudante até a compreensão destes e dos seus professores sobre as demandas sociais pautadas na ciência. Considerações Finais: professores e estudantes de enfermagem significam a pesquisa e ensino desta como estrutura da formação do enfermeiro para a capacidade crítica profissional necessária ao atendimento das demandas sociais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: comprender los significados que los estudiantes y docentes de enfermería atribuyen a la investigación y la docencia investigadora en el contexto de las carreras de grado. Métodos: investigación cualitativa, cuyos marcos teóricos y metodológicos fueron la Teoría de la Complejidad y la Teoría Fundamentada. Se entrevistó a 16 estudiantes y 14 profesores de enfermería de pregrado de una universidad pública de Río de Janeiro. Se utilizaron entrevistas semiestructuradas para recolectar los datos. Resultados: las causas, acciones e interacciones relacionadas con la investigación y la docencia de la investigación en el pregrado de enfermería están conectadas con el aprendizaje de la ciencia para la praxis de enfermería, que va desde la capacidad de cuestionamiento del estudiante hasta la comprensión de éste y sus docentes sobre las demandas sociales basadas en la ciencia. Consideraciones Finales: los profesores y estudiantes de enfermería entienden la investigación y la docencia de la enfermería como estructura para la formación del enfermero para la capacidad crítica profesional necesaria para atender las demandas sociales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to understand the meanings that nursing students and professors attribute to research and research teaching in the context of undergraduate studies. Methods: this is a qualitative research, whose theoretical and methodological frameworks were Complexity Theory and Grounded Theory. Sixteen students and 14 undergraduate nursing professors from a public university in Rio de Janeiro were interviewed. Semi-structured interviews were used for data collection. Results: causes, actions, and interactions related to research and teaching research in undergraduate nursing are connected with learning science for nursing praxis, which ranges from students' ability to question to their and their professors' understanding of social demands guided by science. Final Considerations: nursing professors and students signify research and teaching of this as a structure for the training of nurses for the critical professional capacity needed to meet social demands.
  • Estratégias para a mudança na atividade de preceptoria em enfermagem na Atenção Primária à Saúde Artigo Original

    Araújo, Juliana Andréa Duarte; Vendruscolo, Carine; Adamy, Edlamar Kátia; Zanatta, Leila; Trindade, Letícia de Lima; Khalaf, Daiana Kloh

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: apresentar ações para qualificar a preceptoria e a integração ensino-serviço, com vistas ao fortalecimento da formação em Enfermagem com estágio na Atenção Primária à Saúde. Métodos: estudo qualitativo, desenvolvido por meio da Pesquisa Apreciativa realizada com oito enfermeiras, procedentes do ensino e do serviço, no âmbito da Atenção Primária à Saúde. A produção e o registro das informações ocorreram entre abril e junho de 2019, mediante cinco encontros que caracterizaram as quatro fases que constituem o "ciclo 4D": Discovery, Dream, Design e Destiny. As questões éticas foram respeitadas. Resultados: as participantes sonharam com o melhor cenário para a preceptoria e construíram um cronograma de ações relacionadas à qualificação da preceptoria em Enfermagem e fortalecimento da integração ensino-serviço. Considerações Finais: é possível, com base na participação efetiva dos atores envolvidos no ensino e no serviço, o desenvolvimento coletivo de metas e ações, visando à qualificação da formação em Enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: presentar acciones para calificar la preceptoría e integración enseñanza-servicio, con vistas al fortalecimiento de la formación en Enfermería con prácticas en Atención Primaria de Salud. Métodos: estudio cualitativo, desarrollado por medio de Investigación Apreciativa realizada con ocho enfermeras, procedentes de la enseñanza y servicio, en ámbito de Atención Primaria de Salud. Producción y registro de informaciones ocurrieron entre abril y junio de 2019, mediante cinco encuentros que caracterizaron las cuatro fases que constituyen el "ciclo 4D": Discovery, Dream, Design y Destiny. Cuestiones éticas fueron respetadas. Resultados: las participantes soñaron con el mejor escenario para la preceptoría y construyeron un cronograma de acciones relacionadas a calificación de la preceptoría en Enfermería y fortalecimiento de la integración enseñanza-servicio. Consideraciones Finales: es posible, basado en la participación efectiva de los actores envueltos en la enseñanza y servicio, el desarrollo colectivo de metas y acciones, visando a calificación de la formación en Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to present actions to qualify preceptorship and teaching-health service integration to strengthen nursing training in PHC internship. Methods: qualitative research, developed through the Appreciative Inquiry Research carried out with eight nurses, both from the fields of teaching and health service, within Primary Health Care. The production and documentation of information took place between April and June 2019, through five meetings that characterized the four phases that make up the "4D cycle": Discovery, Dream, Design, and Destiny. Ethical issues were respected. Results: the participants dreamed of the best scenario for preceptorship and built a schedule of actions related to the qualification of preceptorship in Nursing and the strengthening of teaching-health service integration. Final Considerations: it is possible, through effective participation of the actors involved in teaching and practice, the collective development of goals and actions, aiming at the qualification of nursing education.
  • Fatores de risco para colonização e infecção por microrganismos resistentes em transplantados renais Artigo Original

    Taminato, Monica; Morais, Richarlisson Borges de; Fram, Dayana Souza; Pereira, Rogério Rodrigues Floriano; Esmanhoto, Cibele Grothe; Pignatari, Antonio Carlos; Barbosa, Dulce Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: avaliar a prevalência de colonização e infecção por bactéria multirresistente em pacientes em transplante renal, identificar a taxa de infecção, morbimortalidade e os fatores de risco associados. Métodos: coorte prospectivo de 200 transplantados renais incluídos aleatoriamente. Realizou-se vigilância epidemiológica dos microrganismos em estudo nas primeiras 24 horas e 7 dias pós-transplante. Resultados: noventa (45%) pacientes foram considerados colonizados. Identificaram-se como fatores de risco: sexo feminino, hipertensão arterial e diabetes (p<0,005), tempo de diálise (p<0,004), tempo de internação pós-transplante, função renal retardada, tempo de internação. Os microrganismos foram isolados das infecções em sítio cirúrgico, corrente sanguínea e trato urinário. Conclusões: a colonização por microrganismos resistentes nos pacientes transplantados renais foi frequente e os fatores de riscos associados à infecção foram identificados. Os resultados devem direcionar a equipe assistencial, a fim de minimizar a morbimortalidade relacionada às causas infecciosas nesta população.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: evaluar la prevalencia de colonización e infección por bacterias multirresistentes en pacientes sometidos a trasplante renal, identificar la tasa de infección, morbimortalidad y factores de riesgo asociados. Métodos: cohorte prospectiva de 200 receptores de trasplante renal incluidos aleatoriamente. La vigilancia epidemiológica de los microorganismos estudiados se realizó en las primeras 24 horas y 7 días posteriores al trasplante. Resultados: noventa (45%) pacientes fueron considerados colonizados. Se identificaron como factores de riesgo: sexo femenino, hipertensión y diabetes (p<0,005), tiempo en diálisis (p<0,004), tiempo de estancia después del trasplante, función renal retrasada, tiempo de estancia. Los microorganismos se aislaron de infecciones del sitio quirúrgico, del torrente sanguíneo y del tracto urinario. Conclusiones: la colonización por microorganismos resistentes en pacientes con trasplante renal fue frecuente y se identificaron factores de riesgo asociados a infección. Los resultados deben orientar al equipo asistencial para minimizar la morbimortalidad relacionada con causas infecciosas en esta población.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to assess the prevalence of colonization and infection by multidrug-resistant bacteria in patients undergoing kidney transplantation and identify the rate of infection, morbidity and mortality and associated risk factors. Methods: a prospective cohort of 200 randomly included kidney transplant recipients. Epidemiological surveillance of the studied microorganisms was carried out in the first 24 hours and 7 days after transplantation. Results: ninety (45%) patients were considered colonized. Female sex, hypertension and diabetes (p<0.005), dialysis time (p<0.004), length of stay after transplantation, delayed renal function, and length of stay were identified as risk factors. The microorganisms were isolated from surgical site, bloodstream and urinary tract infections. Conclusions: colonization by resistant microorganisms in kidney transplant patients was frequent and risk factors associated with infection were identified. The results should guide the care team in order to minimize morbidity and mortality related to infectious causes in this population.
  • Escala de Tomada de Decisão Clínica (CDMNS-PT©) em estudantes de enfermagem: tradução e validação Artigo Original

    Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: validar para a população portuguesa a Clinical Decision-Making Nursing Scale© (CDMNS©). Métodos: este estudo metodológico envolveu 496 estudantes de Enfermagem que preencheram um questionário constituído por dados sociodemográficos e académicos e a escala de avaliação da tomada de decisão em Enfermagem. Resultados: a análise fatorial confirmatória evidenciou uma boa qualidade de ajustamento da estrutura fatorial, composta por três fatores (X2/gl = 2,056; GFI = 0,927; CFI = 0,917; RMSEA = 0,046; RMR = 0,039; SRMR = 0,050). A determinação da fidelidade da escala exigiu que ela ficasse constituída por 23 itens, com valores de correlação a variar entre 0,184 e 0,610 e um valor global de alfa de Cronbach de 0,851, demonstrando uma boa fiabilidade. Conclusões: a CDMNS-PT© é válida e fiável, demonstrando um elevado potencial para a sua utilização na prática clínica e na investigação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: validar para la población portuguesa la Clinical Decision-Making Nursing Scale© (CDMNS©). Métodos: este estudio metodológico envolvió 496 estudiantes de Enfermería que rellenaron una encuesta constituida por datos sociodemográficos y académicos y la escala de evaluación de la toma de decisión en Enfermería. Resultados: el análisis factorial confirmatorio evidenció una buena calidad de ajustamiento de la estructura factorial, compuesta por tres factores (X2/gl = 2,056; GFI = 0,927; CFI = 0,917; RMSEA = 0,046; RMR = 0,039; SRMR = 0,050). La determinación de la fidelidad de la escala exigió que se quedara constituida por 23 ítems, con valores de correlación a variar entre 0,184 y 0,610 y un valor global de alfa de Cronbach de 0,851, demostrando una buena fiabilidad. Conclusiones: la CDMNS-PT© es válida y fiable, demostrando un elevado potencial para su utilización en la práctica clínica y en la investigación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to validate, for the Portuguese population, the Clinical Decision-Making Nursing Scale© (CDMNS©). Methods: this methodological study involved 496 nursing students who filled in a questionnaire created using sociodemographic and academic data, and the scale to evaluate the making of decisions in nursing. Results: the confirmatory factorial analysis showed that the adjustment of the factorial structure has good quality, being made up by three factors (X2/gl = 2.056; GFI = 0.927; CFI = 0.917; RMSEA = 0.046; RMR = 0.039; SRMR = 0.050). For the scale to be reliable, it had to include only the reliability of the scale required it to be constituted by 23 items, with correlation values that varied from 0.184 and 0.610, and a global Cronbach's Alpha of 0.851, which showed its good reliability. Conclusions: the CDMNS-PT© is valid and reliable, showing a high potential to be used in clinical practice and investigation.
  • Modelagem de processos: inovação tecnológica para controle do risco de lesão por posicionamento perioperatório Relato De Experiência

    Rodrigues, Ana Luzia; Torres, Fernanda Broering Gomes; Santos, Eduardo Alves Portela; Cubas, Marcia Regina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: relatar a construção de um modelo de processos para dar suporte à tomada de decisão do enfermeiro de centro cirúrgico para controle do risco de lesão por posicionamento perioperatório. Métodos: relato de experiência sobre a modelagem de um processo que auxilia o enfermeiro a tomar decisões sobre o cliente com risco de lesão por posicionamento perioperatório. As etapas percorridas permitiram identificar as variáveis intrínsecas e extrínsecas da literatura e dos fluxos de trabalho das equipes envolvidas no posicionamento do cliente para cirurgia. Na modelagem, utilizaram-se a notação Business Process Model and Notation, o software Bizagi Modeler e termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Resultados: a experiência permitiu observar a integração de saberes entre distintas áreas, o que viabilizou a modelagem do processo e sua validação. Conclusões: a modelagem de processos é uma opção inovadora para desenvolvimento de sistemas de apoio às decisões clínicas da enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: informar la construcción de un modelo de proceso que apoye la toma de decisiones de los enfermeros de quirófano para controlar el riesgo de lesión por posicionamiento perioperatorio. Métodos: informe de experiencia sobre el modelo de un proceso que ayuda al enfermero a tomar decisiones sobre el cliente en riesgo de lesión por posicionamiento perioperatorio. Los pasos seguidos permitieron identificar las variables intrínsecas y extrínsecas de la literatura y de los flujos de trabajo de los equipos involucrados en el posicionamiento del cliente para la cirugía. En el modelo, se utilizaron el Modelo de Procesos de Negocio y Notación, el software Bizagi Modeler y los términos de la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería. Resultados: la experiencia permitió observar la integración del conocimiento entre diferentes áreas, lo que posibilitó el modelado del proceso y su validación. Conclusiones: el modelado de procesos es una opción innovadora para el desarrollo de sistemas de apoyo a las decisiones clínicas de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to report the construction of a process model to support the decision making of operating room nurses to control the risk for perioperative positioning injury. Methods: experience report on a process model that helps nurses with decision making regarding clients at risk for perioperative positioning injury. By following the steps, it was possible to identify intrinsic and extrinsic variables of the literature and of the workflows of teams involved in the positioning of the client for surgery. The Business Process Model and Notation, the Bizagi Modeler software and terms from the International Classification for Nursing Practice were used in the model. Results: the experience allowed the observation of the knowledge integration between different areas, which enabled the process modeling and its validation. Conclusions: process modeling is an innovative option for the development of support systems for clinical nursing decisions.
  • Laboratório imersivo de aprendizagem em saúde e enfermagem: aprendendo biossegurança em mundo virtual Inovação Tecnológica

    Cardoso, Karen; Zaro, Milton Antônio; Magalhães, Ana Maria Muller de; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: desenvolver um laboratório virtual de simulação e aprendizagem em um mundo virtual imersivo que possibilite aos alunos, profissionais de enfermagem bem como profissionais de saúde a experimentação, reflexão e contextualização das ações de biossegurança, conceitos de proteção de infecção e precauções universais. Métodos: descrição do desenvolvimento do Laboratório Imersivo de Aprendizagem em Saúde e Enfermagem (LIASE) com foco na biossegurança, tendo como base teórica o ciclo de aprendizagem experimental de Kolb e a plataforma OpenSimulator. Resultados: desenvolvimento do Laboratório Imersivo de Aprendizagem em Saúde e Enfermagem: Módulo de Biossegurança em Saúde - contém cinco estações de aprendizado. Considerações Finais: o desenvolvimento do LIASE indica a possibilidade de suporte ao aprendizado presencial em laboratório de práticas e da continuidade do estudo e implementação com o público-alvo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos desarrollar un laboratorio virtual de simulación y aprendizaje en un mundo virtual de sumersión que posibilite a los alumnos, profesionales de enfermería así como profesionales de salud la experimentación, reflexión y contextualización de las acciones de bioseguridad, conceptos de protección de infección y precauciones universales. Métodos: descripción del desarrollo del Laboratorio de Sumersión de Aprendizaje en Salud y Enfermería (LIASE) con enfoque en la bioseguridad, teniendo como base teórica el ciclo de aprendizaje experimental de Kolb y la plataforma OpenSimulator. Resultados: desarrollo del Laboratorio de Sumersión de Aprendizaje en Salud y Enfermería: Módulo de Bioseguridad en Salud - contiene cinco estaciones de aprendizaje. Consideraciones Finales: el desarrollo del LIASE indica la posibilidad de suporte al aprendizaje presencial en laboratorio de prácticas y de la continuidad del estudio e implementación con el público objeto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to develop a virtual simulation and learning laboratory in an immersive virtual world that enables students, nursing professionals as well as health professionals to experiment, reflect and contextualize biosafety actions, infection protection concepts and universal precautions. Methods: description of the development of the Immersive Learning Laboratory in Health and Nursing (LIASE) with a focus on biosafety, having as theoretical basis Kolb’s experimental learning cycle and the OpenSimulator platform. Results: development of the Immersive Learning Laboratory in Health and Nursing: Health Biosafety Module - contains five learning stations. Final Considerations: the development of LIASE indicates the possibility of supporting face-to-face learning in a practical laboratory and continuing the study and implementation with the target audience.
  • Nursing APHMÓVEL: aplicativo móvel para registro do processo de enfermagem na assistência pré-hospitalar de urgência Inovação Tecnológica

    Pizzolato, Aline Cecilia; Sarquis, Leila Maria Mansano; Danski, Mitzy Tannia Reichembach

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: desenvolver aplicativo para dispositivo móvel para registro do Processo de Enfermagem pelo enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Métodos: pesquisa do tipo aplicada de desenvolvimento tecnológico, alicerçada na engenharia de software e no Human Interface Guidelines da Apple. Contou com o apoio de um profissional desenvolvedor de aplicativo e um designer. A proposta foi construída em quatro fases (definição do escopo, planejamento, criação do protótipo e desenvolvimento). Resultados: o aplicativo "Nursing APHMóvel" permite o registro das etapas do Processo de Enfermagem, tais como histórico, diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, com a possibilidade de armazenamento dos dados e/ou arquivo em formato para impressão. A inovação tecnológica apresenta os recursos de localização, escalas com somatórias automáticas, touchscreen, e funcionamento off-line. Conclusões: foi possível desenvolver o aplicativo com potencial para a documentação informatizada do Processo de Enfermagem pelo enfermeiro atuante no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: desarrollar una aplicación para dispositivo móvil para el registro del Proceso de Enfermería por parte de enfermeros del Servicio Móvil de Emergencias. Métodos: investigación aplicada con desarrollo tecnológico basado en ingeniería de software y las Human Interface Guidelines de Apple. Contó con el apoyo de un desarrollador de aplicaciones y un diseñador. La propuesta se construyó en cuatro fases (definición del alcance, planificación, creación y desarrollo de prototipos). Resultados: la aplicación "Nursing APHMóvel" permite el registro de las etapas del Proceso de Enfermería, como historia, diagnósticos, resultados e intervenciones de enfermería con la posibilidad de almacenar los datos y/o archivo en formato imprimible. La innovación tecnológica tiene características de ubicación, escalas de suma automática, pantalla táctil y operación fuera de línea. Conclusiones: fue posible desarrollar la aplicación con potencial para la documentación computarizada del Proceso de Enfermería por parte del enfermero que trabaja en el Servicio Móvil de Emergencias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to develop an application for a mobile device for the registration of the Nursing Process by nurses of the Mobile Emergency Care Service. Methods: applied research with technology development based on software engineering and Apple's Human Interface Guidelines. It had the support of an application developer and a designer. The proposal was built in four steps (scope definition, planning, prototype creation and development). Results: the application "Nursing APHMóvel" allows to record the steps of the Nursing Process, such as history, nursing diagnoses, outcomes and interventions with the possibility of storing the data and/or file in printable format. The technological innovation has location features, scales with automatic sum of items, touchscreen, and offline operation. Conclusions: it was possible to develop the application with the potential for computerized documentation of the Nursing Process by nurses working in the Mobile Emergency Care Service.
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