Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 76 Suplemento 4, Publicado: 2023
  • Primeira graduada do Mestrado em Enfermagem em Prática Avançada em Oncologia no Chile Editorial

    Quiroz, Pilar Alejandra Espinoza; Araya, Carolina Andrea González; Acosta, Elsa Ana Cabrera
  • Inteligência artificial na análise das emoções dos estudantes de enfermagem submetidos à simulação clínica Artigo Original

    Leon, Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de; Mano, Leandro Yukio; Fernandes, Danielle da Silva; Paula, Rayanne Augusta Parente; Brasil, Guilherme da Costa; Ribeiro, Laiane Medeiros

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar as emoções dos estudantes de enfermagem na vivência da simulação clínica materno-infantil. Métodos: estudo observacional, realizado entre junho e julho de 2019. Utilizada a técnica de Grupo Focal, com 28 estudantes de enfermagem, distribuídos aleatoriamente em três grupos, com análise dos dados qualitativa (técnica de Bardin) e quantitativa (Inteligência Artificial), para a análise das emoções através das expressões faciais, tom de voz e descrição das falas. Resultados: definiram-se duas categorias: “Não foi fácil, foi muito estressante”; e “Experiência muito valiosa”. Na Inteligência Artificial, a distribuição emocional entre face, voz e fala revelou prevalência da valência negativa, médio-alto grau de passividade, médio poder de controle da situação e médio-alto grau de obstrução na realização da tarefa. Considerações finais: este estudo revelou oscilação entre emoções positivas e negativas, e aponta para a importância de reconhecê-las no processo de ensino-aprendizagem na simulação materno-infantil.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: evaluar las emociones de estudiantes de enfermería en la experiencia de simulación clínica materno-infantil. Métodos: estudio observacional, realizado entre junio y julio de 2019. Se utilizó la técnica de Grupo Focal, con 28 estudiantes de enfermería, distribuidos aleatoriamente en tres grupos, con análisis de datos cualitativos (técnica de Bardin) y datos cuantitativos (Inteligencia Artificial), para el análisis de emociones a través de expresiones faciales, tono de voz y descripción de discursos. Resultados: definimos dos categorías: “No fue fácil, fue muy estresante”; y “Experiencia muy valiosa”. En la Inteligencia Artificial, la distribución emocional entre rostro, voz y habla reveló un predominio de valencia negativa, grado medio-alto de pasividad, poder medio para controlar la situación y grado medio-alto de obstrucción en la realización de la tarea. Consideraciones finales: este estudio reveló una oscilación entre emociones positivas y negativas, y apunta a la importancia de reconocerlas en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la simulación madre-hijo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to assess nursing students’ emotions undergoing maternal-child clinical simulation. Methods: an observational study, carried out between June and July 2019. The Focus Group technique was used, with 28 nursing students, randomly distributed into three groups, with qualitative (Bardin technique) and quantitative data (Artificial Intelligence) analysis, to analyze emotions through facial expressions, tone of voice and description of speeches. Results: we defined two categories: “It was not easy, it was very stressful”; and “Very valuable experience”. In Artificial Intelligence, emotional distribution between face, voice and speech revealed a prevalence of negative valence, medium-high degree of passivity, medium power to control the situation and medium-high degree of obstruction in task accomplishment. Final considerations: this study revealed an oscillation between positive and negative emotions, and shows to the importance of recognizing them in the teaching-learning process in mother-child simulation.
  • Guia sobre Sistematização da Assistência e Processo de Enfermagem: tecnologia educacional para a prática profissional Artigo Original

    Almeida, Susana Lamara Pedras; Primo, Cândida Caniçali; Almeida, Márcia Valéria de Souza; Freitas, Paula de Souza Silva; Lucena, Amália de Fátima; Lima, Eliane de Fátima Almeida; Brandão, Marcos Antônio Gomes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: elaborar e validar o conteúdo de uma tecnologia educacional do tipo guia digital sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem e Processo de Enfermagem. Métodos: pesquisa aplicada de desenvolvimento tecnológico, desenvolvida entre 2020 e 2021, em três etapas. Primeiramente, foi realizada uma revisão de escopo, para elaboração do conteúdo. Na segunda etapa, foi validado o conteúdo com 46 juízes enfermeiros selecionados por conveniência. O critério mínimo de concordância entre os juízes foi de 80%. A terceira etapa consistiu na organização e diagramação do conteúdo. Resultados: o conteúdo do guia foi elaborado a partir das legislações do Conselho Federal de Enfermagem, artigos científicos e livros textos. O conteúdo foi considerado adequado, pertinente e organizado pelos juízes. Considerações finais: o guia digital é uma alternativa que pode contribuir para a execução e implementação do PE, embasando o planejamento e a implementação de ações para a qualidade da assistência.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: desarrollar y validar el contenido de una tecnología educativa como guía digital sobre Sistematización de la Atención de Enfermería y del Proceso de Enfermería. Métodos: investigación aplicada de desarrollo tecnológico, desarrollada entre 2020 y 2021, en tres etapas. En primer lugar, se realizó una revisión de alcance para elaborar el contenido. En la segunda etapa, se validó el contenido con 46 jueces de enfermería seleccionados por conveniencia. El criterio mínimo de acuerdo entre los jueces fue del 80%. La tercera etapa consistió en la organización y maquetación del contenido. Resultados: el contenido de la guía fue elaborado a partir de la legislación del Consejo Federal de Enfermería, artículos científicos y libros de texto. El contenido fue considerado adecuado, pertinente y organizado por los jueces. Consideraciones finales: la guía digital es una alternativa que puede contribuir a la ejecución e implementación del PE, apoyando la planificación e implementación de acciones para la calidad de la atención.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to elaborate and validate the content of a digital guide educational technology on Systematization of Nursing Care and Nursing Process. Methods: applied research of technological development, developed between 2020 and 2021, in three steps. First, a scoping review was carried out to elaborate the content. In the second step, the content was validated with 46 nurse judges selected for convenience. The minimum criterion of agreement among judges was 80%. The third step consisted of content organization and layout. Results: the guide content was elaborated from the Federal Nursing Council legislation, scientific articles and textbooks. Content was considered appropriate, relevant and organized by judges. Final considerations: the digital guide is an alternative that can contribute to the NP execution and implementation, supporting the planning and implementation of actions for quality of care.
  • Estudo de validação de tecnologia educativa sobre braquiterapia ginecológica de alta taxa de dose (HDR) Artigo Original

    Ximenes, Meiriane Lopes; Firmeza, Mariana Alves; Rodrigues, Andrea Bezerra; Aguiar, Maria Isis Freire de; Souza, Gabriela Lacerda; Serpa, Georgia de Sousa; Oliveira, Patrícia Peres de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: construir e validar uma cartilha educativa sobre braquiterapia ginecológica de alta taxa de dose (high dose radiation-HDR) para mulheres com câncer ginecológico. Métodos: estudo metodológico, com construção e validação de uma cartilha embasada no referencial teórico-metodológico de Doak, Doak e Root. A validação de conteúdo e aparência norteou-se pela técnica Delphi, por 11 juízes, selecionados através dos critérios de Jasper. Após, realizou-se a validação clínica com a população-alvo. Resultados: a cartilha, construída a partir de evidências de uma revisão integrativa, validada com juízes, obteve IVC global de 0,98. Após validação clínica com 27 mulheres, apresenta 24 folhas, com ilustrações produzidas por designer gráfico, subdividida em tópicos: anatomia do sistema ginecológico e epidemiologia dos cânceres ginecológicos, definição de braquiterapia ginecológica, etapas terapêuticas, abordagem dos efeitos colaterais e manejo, e duas páginas destinadas para anotações. Conclusões: a cartilha possui validação para uso no tratamento de braquiterapia ginecológica de HDR.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: construir y validar un folleto educativo sobre braquiterapia ginecológica de alta tasa de dosis (radiación de alta dosis-HDR) para mujeres con cáncer ginecológico. Métodos: estudio metodológico, con la construcción y validación de un cuadernillo basado en el marco teórico-metodológico de Doak, Doak y Root. La validación de contenido y apariencia fue guiada por la técnica Delphi, por 11 jueces, seleccionados según los criterios de Jasper. Posteriormente se realizó la validación clínica con la población diana. Resultados: la cartilla, construida a partir de evidencias de revisión integradora, validada con jueces, obtuvo un IVC global de 0,98. Después de la validación clínica con 27 mujeres, presenta 24 fichas, con ilustraciones realizadas por un diseñador gráfico, subdivididas en temas: anatomía del sistema ginecológico y epidemiología de los cánceres ginecológicos, definición de braquiterapia ginecológica, pasos terapéuticos, abordaje de los efectos secundarios y manejo, y dos páginas para notas. Conclusiones: la cartilla tiene validación para su uso en el tratamiento de braquiterapia ginecológica de la HDR.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to construct and validate an educational booklet on high dose rate gynecological brachytherapy (HDR) for women with gynecologic cancer. Methods: a methodological study, with the construction and validity of a booklet based on the Doak, Doak and Root theoretical-methodological framework. Content and appearance validity was guided by the Delphi technique, by 11 judges, selected using Jasper’s criteria. Afterwards, clinical validity was carried out with the target population. Results: the booklet, built from evidence from an integrative review, validated with judges, obtained an overall CVI of 0.98. After clinical validity with 27 women, it presents 24 sheets with illustrations produced by a graphic designer, subdivided into topics: gynecological system anatomy and gynecological cancer epidemiology, gynecological brachytherapy definition, therapeutic steps, approach to side effects and management, and two pages for notes. Conclusions: the booklet has validity for use in HDR gynecological brachytherapy treatment.
  • Construção e validação de tecnologia educacional em mídia audiovisual sobre cuidados ao recém-nascido prematuro Artigo Original

    Nascimento, Marcelo Victor Freitas; Alvarenga, Willyane de Andrade; Gouveia, Marcia Teles de Oliveira; Jorge, Herla Maria Furtado; Carvalho, Marianne Rocha Duarte de; Amaral, Jackeline Vieira; Rocha, Silvana Santiago da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: construir e validar storyboard de vídeo educativo acerca dos cuidados com recém-nascido prematuro no domicílio. Métodos: estudo metodológico, com construção de storyboard de vídeo educativo, validado com 14 juízes. Selecionou-se o conteúdo a partir de revisão de escopo. Para coleta dos dados, utilizou-se instrumento validado. O critério para validação foi concordância superior a 80%, analisada por meio do Índice de Validação de Conteúdo. Resultados: a construção do storyboard foi guiada pelo referencial teórico da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. A construção e a validação ocorreram nos meses de maio a dezembro de 2020. A versão final do storyboard contém duração de 10 minutos, e foi validada quanto aos objetivos, estrutura, apresentação e relevância, com Índice de Validade de Conteúdo de 0,9. Conclusões: o storyboard do vídeo educativo se mostrou válido e adequado para promoção da saúde no desenvolvimento de cuidados ao recém-nascido prematuro no domicílio.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: construir y validar un video storyboard educativo sobre el cuidado del recién nacido prematuro en el domicilio. Métodos: estudio metodológico, con la construcción de un storyboard de video educativo, validado con 14 jueces. El contenido fue seleccionado de la revisión del alcance. Para la recolección de datos se utilizó un instrumento validado. El criterio de validación fue concordancia superior al 80%, analizado mediante el Índice de Validación de Contenido. Resultados: la construcción del storyboard fue guiada por el referencial teórico de la Teoría Cognitiva del Aprendizaje Multimedia. La construcción y validación se llevó a cabo de mayo a diciembre de 2020. La versión final del storyboard tiene una duración de 10 minutos y fue validada en cuanto a objetivos, estructura, presentación y relevancia, con un Índice de Validez de Contenido de 0,9. Conclusiones: el storyboard del video educativo se mostró válido y adecuado para la promoción de la salud en el desarrollo de la atención al recién nacido prematuro en el domicilio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to construct and validate an educational video storyboard about care for premature newborns at home. Methods: a methodological study, with the construction of an educational video storyboard, validated with 14 judges. Content was selected from scoping review. For data collection, a validated instrument was used. The criterion for validity was agreement greater than 80%, analyzed using the Content Validity Index. Results: the storyboard construction was guided by the Cognitive Theory of Multimedia Learning theoretical framework. Construction and validity took place from May to December 2020. The storyboard’s final version lasted 10 minutes, and was validated in terms of objective, structure, presentation and relevance, with a Content Validity Index of 0.9. Conclusions: the storyboard of the educational video proved to be valid and adequate for health promotion in developing care for premature newborns at home.
  • Construção e validação de storyboard sobre câncer de mama para mulheres privadas de liberdade Artigo Original

    Galiza, Dayze Djanira Furtado de; Cabral, Lisidna Almeida; Lima, Débora Edith Rocha; Sampaio, Helena Alves de Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: construir storyboards fundamentados no letramento em saúde sobre câncer de mama para mulheres privadas de liberdade para produção posterior de vídeos e e-books. Métodos: estudo metodológico, de construção e validação de storyboards com 10 juízes experts. Foram utilizados o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde e o Suitability Assessment of Materials. Considerou-se, para validação, o critério de concordância superior a 80%, verificado a partir do Índice de Validação de Conteúdo, com 40-100% para adequação. Resultados: o Índice de Validação de Conteúdo geral dos storyboards foi de 0,99, aliado à mensuração da adequação de 81% e percentual de legibilidade de 73,2, categorizando o material como superior e de fácil leitura. Conclusões: a tecnologia educativa construída mostrou-se válida e confiável, podendo ser transformada em e-book e vídeo para a promoção do autocuidado de mulheres privadas de liberdade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: construir storyboards basados en alfabetización en salud sobre cáncer de mama para mujeres privadas de libertad para la posterior producción de videos y e-books. Métodos: estudio metodológico, construcción y validación de storyboards con 10 jueces expertos. Se utilizaron el Instrumento de Validación de Contenido de Educación en Salud y el Suitability Assessment of Materials. Para la validación se consideró un criterio de concordancia superior al 80%, verificado a partir del Índice de Validación de Contenido, con 40-100% de adecuación. Resultados: el Índice de Validación de Contenido general de los storyboards fue de 0,99, combinado con la medida de adecuación de 81% y porcentaje de legibilidad de 73,2 categorizando el material como superior y fácil de leer. Conclusiones: la tecnología educativa construida demostró ser válida y confiable, y puede transformarse en un e-book y un video para promover el autocuidado de las mujeres privadas de libertad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to build storyboards based on health literacy about breast cancer for women deprived of liberty for later production of videos and e-books. Methods: a methodological study, construction and validity of storyboards with 10 expert judges. The Educational Content Validation Instrument in Health and the Suitability Assessment of Materials were used. For validity, an agreement criterion greater than 80% was considered, verified from the Content Validation Index, with 40-100% for suitability. Results: the storyboards’ overall Content Validity Index was 0.99, combined with the measurement of suitability of 81% and readability percentage of 73.2, categorizing the material as superior and easy to read. Conclusions: the educational technology built proved to be valid and reliable, and can be transformed into an e-book and video to promote self-care for women deprived of liberty.
  • Validação do Instrumento para Avaliação de Competências do Enfermeiro de Prática Avançada em ambiente hospitalar Artigo Original

    Altafini, Júlia; Dias, Flávia Carvalho Pena; Ferreira, Thelen Daiana Mendonça; Sastre-Fullana, Pedro; São-João, Thaís Moreira; Gasparino, Renata Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: avaliar as propriedades de medida do Instrumento para Avaliação de Competências do Enfermeiro de Prática Avançada – versão brasileira, no ambiente hospitalar. Métodos: estudo metodológico, realizado em um hospital, com 238 enfermeiros. Os dados foram coletados por meio de três instrumentos: ficha para caracterização da amostra; versão brasileira do Instrumento para Avaliação de Competências do Enfermeiro de Prática Avançada; e a categoria “Intervenções Terapêuticas” da Escala de Competência do Enfermeiro. A validade de construto foi verificada por meio da análise fatorial confirmatória e do coeficiente de correlação de Spearman; e a confiabilidade, por meio do alfa de Cronbach e da confiabilidade composta. Resultados: na análise fatorial, o modelo convergiu para um resultado satisfatório. Foram encontradas evidências satisfatórias de confiabilidade (alfa de Cronbach, 0,76-0,87; e confiabilidade composta, 0,85-0,90). Conclusões: o instrumento demonstrou evidências de validade de construto e consistência interna e poderá ser utilizado na prática.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: evaluar las propiedades de medida del Instrumento para Evaluación de Competencias del Enfermero de Práctica Avanzada – versión brasileña, en ambiente hospitalario. Métodos: estudio metodológico, realizado en un hospital, com 238 enfermeros. Los datos fueron recolectados mediante tres instrumentos: ficha para caracterización de la muestra; versión brasileña del Instrumento para Evaluación de Competencias del Enfermero de Práctica Avanzada; y la categoría “Intervenciones Terapéuticas” de la Escala de Competencia del Enfermero. La validez de constructo verificada por meio del análisis factorial confirmatorio y del coeficiente de correlación de Spearman; y la confiabilidad, por medio del alfa de Cronbach y de la confiabilidad compuesta. Resultados: en el análisis factorial, el modelo convergió para un resultado satisfactorio. Fueron encontradas evidencias satisfactorias de confiabilidad (alfa de Cronbach, 0,76-0,87; y confiabilidad compuesta, 0,85-0,90). Conclusiones: el instrumento demostró evidencias de validez de constructo y consistencia interna y podrá ser utilizado en la práctica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to evaluate the measurement properties of the Advanced Practice Nursing Competency Assessment Instrument – Brazilian version, in the hospital environment. Methods: a methodological study conducted in a hospital with 238 nurses. Three instruments collect the data: sample characterization form, Brazilian version of the Advanced Practice Nursing Competency Assessment Instrument, and the category “therapeutic interventions” of the nurse competence scale. Construct validity was verified by confirmatory factor analysis and Spearman’s correlation coefficient, and reliability by Cronbach’s Alpha and composite reliability. Results: in the factor analysis, the model converged to a satisfactory result. The study found acceptable evidence of reliability (Cronbach’s Alpha, 0.76-0.87; and composite reliability, 0.85-0.90). Conclusions: the instrument demonstrated evidence of construct validity and internal consistency and can be used in practice
  • Tecnologia educacional sobre tuberculose: construção compartilhada com enfermeiros da Atenção Primária à Saúde Artigo Original

    Soares, Aloma Sena; Nogueira, Laura Maria Vidal; Andrade, Erlon Gabriel Rego de; Andrade, Élida Fernanda Rêgo de; Rodrigues, Ivaneide Leal Ataíde

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: elaborar, de forma participativa, uma tecnologia educacional para auxiliar enfermeiros no manejo dos casos de tuberculose na Atenção Primária à Saúde. Métodos: pesquisa metodológica com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados entre junho e outubro de 2022, em 25 Unidades Básicas de Saúde, com 41 enfermeiros entrevistados individualmente. Realizou-se análise de conteúdo temática para guiar a elaboração da tecnologia. Resultados: organizaram-se três categorias empíricas, demonstrando as facilidades e dificuldades no manejo da tuberculose, as concepções sobre tecnologia educacional como facilitadora do processo ensino-aprendizagem na Atenção Primária à Saúde e o desenvolvimento participativo da tecnologia. Os enfermeiros foram favoráveis à construção de uma tecnologia na forma de guia instrutivo, e teceram sugestões para incentivar sua criação e utilização no cotidiano dos serviços. Considerações finais: o processo participativo possibilitou criar a tecnologia para auxiliar enfermeiros no processo ensino-aprendizagem na Atenção Primária à Saúde sobre os cuidados à pessoa com tuberculose.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: desarrollar, de forma participativa, una tecnología educativa para auxiliar a los enfermeros en el manejo de casos de tuberculosis en la Atención Primaria de Salud. Métodos: investigación metodológica con enfoque cualitativo. Los datos fueron recolectados entre junio y octubre de 2022, en 25 Unidades Básicas de Salud, con 41 enfermeros entrevistados individualmente. Se realizó un análisis de contenido temático para orientar la elaboración de la tecnología. Resultados: se organizaron tres categorías empíricas, demostrando las facilidades y dificultades en el manejo de la tuberculosis, las concepciones sobre la tecnología educativa como facilitadora del proceso de enseñanza-aprendizaje en la Atención Primaria de Salud y el desarrollo participativo de la tecnología. Los enfermeros se mostraron a favor de la construcción de una tecnología en forma de guía instructiva y realizaron sugerencias para incentivar su creación y uso en el cotidiano de los servicios. Consideraciones finales: el proceso participativo posibilitó la creación de tecnología para asistir a los enfermeros en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la Atención Primaria de Salud sobre el cuidado de las personas con tuberculosis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to develop, in a participatory way, an educational technology to assist nurses in the management of tuberculosis cases in Primary Health Care. Methods: methodological research with a qualitative approach. Data were collected between June and October 2022, in 25 Basic Health Units, with 41 nurses interviewed individually. Thematic content analysis was carried out to guide technology elaboration. Results: three empirical categories were organized, demonstrating the facilities and difficulties in tuberculosis management, the conceptions about educational technology as a facilitator of the teaching-learning process in Primary Health Care and participatory development of technology. Nurses were in favor of constructing an instructional guide technology, and made suggestions to encourage its creation and use in daily service routine. Final considerations: the participatory process made it possible to create technology to assist nurses in the teaching-learning process in Primary Health Care about caring for people with tuberculosis.
  • Elaboração e validação do Instrumento para Avaliação de Modelos metodológicos voltados ao Desenvolvimento de Tecnologias Artigo Original

    Salbego, Cléton; Nietsche, Elisabeta Albertina; Greco, Patrícia Bitencourt Toscani; Girardon-Perlini, Nara Marilene Oliveira; Cogo, Silvana Bastos; Ramos, Tierle Kosloski; Antunes, Andrei Pompeu

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: elaborar e validar o Instrumento para Avaliação de Modelos metodológicos voltados ao Desenvolvimento de Tecnologias. Métodos: estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: estruturação do instrumento por meio de pesquisa documental e da expertise dos pesquisadores; validação do instrumento com painel de 11 enfermeiros juízes especialistas; e composição final do instrumento. Resultados: o instrumento, após a validação por especialistas, foi composto por 30 itens, divididos entre os domínios conteúdo (26 itens) e aparência (quatro itens). No processo de validação do instrumento inicial, 11 itens sofreram modificação e sete foram retirados, pois apresentaram percentual de concordância inferior a 0,80. O instrumento apresentou ótima consistência interna, com valores superiores a 0,90 em seus critérios psicométricos. Conclusões: o instrumento produzido e validado voltado à avaliação de modelos metodológicos de pesquisa para o desenvolvimento tecnológico apresentou boa confiabilidade, podendo contribuir no rigor metodológico das pesquisas de desenvolvimento tecnológico em enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: elaborar y validar el Instrumento para Avaliação de Modelos metodológicos voltados ao Desenvolvimento de Tecnologias. Métodos: estudio metodológico, desarrollado en tres etapas: estructuración de instrumentos a través de la investigación documental y la pericia de los investigadores; validación del instrumento con un panel de 11 enfermeros jueces expertos; y composición final del instrumento. Resultados: el instrumento, después de la validación por especialistas, constó de 30 ítems, divididos en los dominios contenido (26 ítems) y apariencia (cuatro ítems). En el proceso de validación del instrumento inicial, se modificaron 11 ítems y se retiraron siete, por tener un porcentaje de concordancia inferior a 0,80. El instrumento mostró una excelente consistencia interna, con valores superiores a 0,90 en sus criterios psicométricos. Conclusión: el instrumento producido y validado para evaluar modelos metodológicos de investigación para el desarrollo tecnológico mostró buena confiabilidad, y puede contribuir al rigor metodológico de la investigación en desarrollo tecnológico en enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to elaborate and validate the Instrumento para Avaliação de Modelos metodológicos voltados ao Desenvolvimento de Tecnologias. Methods: a methodological study, developed in three stages: instrument structuring through documentary research and researchers’ expertise; instrument validity with a panel of 11 expert judge nurses; and instrument final composition. Results: the instrument, after validity by experts, consisted of 30 items, divided into the content (26 items) and appearance (four items) domains. In the initial instrument validity process, 11 items were modified and seven were withdrawn, as they had a percentage of agreement below 0.80. The instrument showed excellent internal consistency, with values greater than 0.90 in its psychometric criteria. Conclusion: the instrument produced and validated aimed at assessing research methodological models for technological development showed good reliability, and may contribute to the methodological rigor of technological development research in nursing.
  • Workshop sobre atendimento de trauma pediátrico: simulação de baixo custo Artigo Original

    Lima, Muriel Fernanda de; Meschial, William Campo; Cecilio, Hellen Pollyanna Mantelo; Coimbra, Jorseli Angela Henriques; Zago, Maria Gabriela Cordeiro; Castro, Vivian Carla de; Uema, Roberta Tognollo Borotta; Higarashi, Ieda Harumi

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar conhecimento, satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem e enfermeiros após workshop teórico sobre atendimento emergencial à criança traumatizada e simulação clínica. Métodos: estudo quase-experimental, realizado com estudantes de enfermagem e enfermeiros residentes em uma universidade pública no sul do Brasil. Foi construído um workshop sobre atendimento de trauma pediátrico e confeccionado um manequim para as simulações. Aplicaram-se pré-teste e pós-teste de conhecimento e o instrumento Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning para mensurar a satisfação e autoconfiança na aprendizagem. Para análise, utilizaram-se a estatística descritiva e o teste de Wilcoxon para comparação das médias antes e após a intervenção. Resultados: a diferença entre erros e acertos foi estatisticamente significativa (p<0,005), demonstrando aumento do conhecimento dos participantes após o workshop. A satisfação e a autoconfiança foram demonstradas nos altos escores do instrumento. Conclusões: evidenciou-se a efetividade do workshop no ensino-aprendizagem do atendimento emergencial ao trauma pediátrico.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: evaluar el conocimiento, la satisfacción y la confianza en sí mismos de estudiantes y enfermeros de enfermería luego de un workshop teórico sobre atención de emergencia al niño traumatizado y simulación clínica. Métodos: estudio cuasiexperimental, realizado con estudiantes de enfermería y enfermeros residentes en una universidad pública del sur de Brasil. Se creó un workshop de atención al trauma pediátrico y se creó un maniquí para las simulaciones. Para medir la satisfacción y la autoconfianza en el aprendizaje se aplicó un preprueba y posprueba de conocimientos y el instrumento de Satisfacción Estudiantil y Autoconfianza en el Aprendizaje. Para el análisis se utilizó estadística descriptiva y la prueba de Wilcoxon para comparar medias antes y después de la intervención. Resultados: la diferencia entre errores y aciertos fue estadísticamente significativa (p<0,005), demostrando un aumento en el conocimiento de los participantes después del workshop. La satisfacción y la confianza en uno mismo se demostraron en las altas puntuaciones del instrumento. Conclusiones: se demostró la efectividad del workshop en la enseñanza-aprendizaje de la atención de emergencia en trauma pediátrico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to assess nursing students’ and nurses’ knowledge, satisfaction and self-confidence after a theoretical workshop on emergency care for traumatized children and clinical simulation. Methods: a quasi-experimental study, carried out with nursing students and nurses residing at a public university in southern Brazil. A workshop on pediatric trauma care was created and a mannequin was created for simulations. A knowledge pre-test and post-test and the Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning instrument were applied to measure satisfaction and self-confidence in learning. For analysis, descriptive statistics and the Wilcoxon test were used to compare means before and after intervention. Results: the difference between misses and hits was statistically significant (p<0.005), demonstrating an increase in participants’ knowledge after the workshop. Satisfaction and self-confidence were demonstrated in the instrument’s high scores. Conclusions: the effectiveness of the workshop in teaching-learning emergency care for pediatric trauma was demonstrated.
  • Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem Artigo Original

    Porto, Débora Schimitt; Cunha, Maria Luzia Chollopetz da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Elaborar e validar um cenário de telessimulação para estudantes de enfermagem no cuidado ao prematuro tardio com hipoglicemia. Métodos: Estudo metodológico, realizado entre agosto de 2021 e maio de 2022, em ambiente virtual envolvendo construção e validação de conteúdo com 10 especialistas e teste do cenário com 10 estudantes. Foi utilizado índice de validade de conteúdo igual ou superior a 80% e análise de sugestões por aproximação semântica. Resultados: Na validação, os 14 itens do cenário foram considerados adequados, com índice geral de 97,8% e 98,5% para clareza e pertinência, respectivamente. No teste do cenário, o índice foi de 99,7%, sendo que o item “recursos” obteve o menor escore. Foram realizados ajustes nos objetivos, termos técnicos, recursos e público-alvo. Conclusão: A telessimulação é uma tecnologia educacional viável e aceita na capacitação de estudantes de enfermagem e com potencial para melhorar a qualidade do ensino e da assistência neonatal.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Desarrollar y validar un escenario de telesimulación para estudiantes de enfermería en el cuidado de recién nacidos prematuros tardíos con hipoglucemia. Métodos: Estudio metodológico virtual entre agosto de 2021 y mayo de 2022, con construcción y validación del escenario por 10 expertos y prueba con 10 estudiantes. Se utilizó un índice de validez de contenido con umbral del 80% o superior y se analizaron sugerencias mediante aproximación semántica. Resultados: Validación confirmó la adecuación de los 14 elementos del escenario, con un índice general del 97.8% y claridad y pertinencia del 98.5%. En la prueba del escenario, el índice general fue del 99.7%, con “recursos” obteniendo la puntuación más baja. Se ajustaron objetivos, términos técnicos, recursos y público objetivo según comentarios recibidos. Conclusión: Telesimulación es una tecnología educativa ampliamente aceptada para formación de estudiantes de enfermería, con potencial para mejorar la calidad de la enseñanza y el cuidado neonatal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To develop and validate a telesimulation scenario for nursing students in the care of late preterm infants with hypoglycemia. Methods: A methodological study conducted between August 2021 and May 2022 in a virtual environment involved constructing and validating the scenario with 10 experts, and testing it with 10 students. The content validity index assessed validity, with a threshold of 80% or higher, and suggestions were analyzed using semantic approximation. Results: Validation confirmed the appropriateness of all 14 scenario items, with an overall index of 97.8% and clarity and relevance indices of 98.5%. During testing, the overall index was 99.7%, with the “resources” item receiving the lowest score. Adjustments were made to objectives, technical terms, resources, and target audience based on feedback. Conclusion: Telesimulation is a widely accepted educational technology for training nursing students, with potential to enhance teaching quality and neonatal care.
  • Influência da deambulação precoce combinada a terapia dhikr no peristaltismo intestinal de pacientes submetidos a colecistectomia aberta Original Article

    Wilandika, Angga; Gartika, Nina; Nurfarida, Ernawati

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: analisar e determinar o efeito de uma intervenção que combinou deambulação precoce e terapia dhikr na recuperação peristáltica intestinal de pacientes que foram sujeitos a colecistectomia aberta. Métodos: um delineamento pré-experimental foi utilizado com um grupo pré e pós-teste. As amostras incluíram 15 pacientes sujeitados a colecistectomia aberta e selecionados por amostragem intencional. Os dados foram coletados por fichas de observação do instrumento e analisados pelo teste de Wilcoxon. A deambulação precoce utilizou o procedimento operacional padrão no hospital e a terapia dhikr foi realizada por 10-15 minutos, duas horas após a operação. Resultados: a deambulação precoce associada a terapia dhikr afetou a recuperação peristáltica intestinal de pacientes que foram sujeitos a colecistectomia aberta com anestesia geral (Z=-3,442; p=0,001). Conclusões: a combinação de deambulação precoce e terapia dhikr pode ser recomendada como uma intervenção para melhorar o movimento peristáltico intestinal de pacientes após colecistectomia aberta com anestesia geral.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: analizar y determinar el efecto de una intervención que combinó la deambulación temprana y la terapia dhikr sobre la recuperación peristáltica intestinal de pacientes sometidos a colecistectomía abierta. Métodos: se utilizó un diseño preexperimental con un grupo pretest y postest. Las muestras incluyeron 15 pacientes sometidos a colecistectomía abierta y seleccionados mediante muestreo intencional. Los datos se recopilaron por medio de fichas de observación del instrumento y se analizaron mediante la prueba de Wilcoxon. La deambulación temprana utilizó el procedimiento operativo estándar en el hospital y la terapia dhikr se realizó durante 10 a 15 minutos, dos horas después de la operación. Resultados: la deambulación temprana asociada con la terapia dhikr afectó la recuperación peristáltica intestinal de los pacientes que se sometieron a colecistectomía abierta con anestesia general (Z =-3,442; p=0,001). Conclusiones: la combinación de la deambulación temprana con la terapia dhikr puede recomendarse como una intervención para mejorar el movimiento peristáltico intestinal de los pacientes después de una colecistectomía abierta con anestesia general.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to analyze and determine the effect of a combination intervention of early ambulation and dhikr therapy on intestinal peristaltic recovery in post-open cholecystectomy patients. Methods: a pre-experimental design with one group pre and post-test design was used. The samples were 15 post-open cholecystectomy patients which were selected using the purposive sampling technique. The data were collected using the instrument observation sheet and analyzed using the Wilcoxon test. Early ambulation used standard operational procedure in the hospital and dhikr therapy was carried out at 2 hours post-operation for 10-15 minutes. Results: there was an effect of early ambulation and dhikr therapy on intestinal peristaltic recovery in post-open cholecystectomy patients with general anesthesia (Z=-3.442; p=0.001). Conclusions: a combination of early ambulation and dhikr therapy can be recommended as interventions to improve intestinal peristaltic in a post-open cholecystectomy patient with general anesthesia.
  • Sistematização da assistência de enfermagem perioperatória na cirurgia robótica: validação de instrumento Artigo Original

    Vitoriano, Laís Vilanova Tavares; Bridi, Adriana Carla; Silva Junior, Osnir Claudiano da; Silva, Carlos Roberto Lyra da; Louro, Thiago Quinellato; Machado, Daniel Aragão

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Desenvolver e validar um instrumento para auxiliar na sistematização da assistência de enfermagem perioperatória em cirurgia robótica. Métodos: Estudo metodológico desenvolvido em quatro fases: levantamento do conteúdo; elaboração textual; validação do conteúdo pelo grupo de juízes especialistas e público-alvo; e elaboração do layout do instrumento eletrônico. Resultados: Participaram 11 juízes especialistas e 7 avaliadores do público-alvo. Para validação, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) com ponto de corte em 0,78. O IVC total do instrumento após avaliação foi de 0,90 pelos juízes especialistas e 0,88 pelo público-alvo. Conclusão: A ferramenta construída se mostrou satisfatória para realização da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória. A construção do instrumento foi embasada na literatura científica atualizada e validada pelos juízes especialistas e público-alvo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Desarrollar y validar un instrumento para auxiliar en la sistematización de la atención de enfermería perioperatoria en cirugía robotizada. Métodos: Estudio metodológico desarrollado en cuatro fases: análisis del contenido; elaboración textual; validación del contenido por el equipo de jueces especialistas y público objetivo; y elaboración del diseño del instrumento electrónico. Resultados: Participaron 11 jueces especialistas y 7 evaluadores del público objetivo. Para validación, se utilizó el Índice de Validez de Contenido (IVC) con punto de corte en 0,78. El IVC total del instrumento después de la evaluación fue de 0,90 por los jueces especialistas y 0,88 por el público objetivo. Conclusión: La herramienta construida se mostró satisfactoria para realización de la sistematización de la atención de enfermería perioperatoria. La construcción del instrumento fue basada en la literatura científica actualizada y validada por los jueces especialistas y público objetivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To develop and validate an instrument to assist in the systematization of perioperative nursing care in robotic surgery. Methods: Methodological study developed in four phases: content survey; textual elaboration; content validation by the group of expert judges and target audience; and elaboration of the electronic instrument layout. Results: Eleven expert judges and seven evaluators of the target audience participated. For validation, the Content Validity Index (CVI) was used with a 0.78 cutoff point. The instrument total CVI after evaluation was 0.90 by the expert judges and 0.88 by the target audience. Conclusion: The tool built was proved satisfactory for the systematization of perioperative nursing care. The instrument construction was based on the updated scientific literature and validated by the expert judges and target audience.
  • Construção e validação de tecnologia educacional sobre a vacina contra o papilomavírus humano para adolescentes Artigo Original

    Silva, Paula Gisely Costa; Ferreira, Ilma Pastana; Vasconcelos, Lidiane Assunção de; Jesus, Haroldo Gonçalves de; Gonçalves, Tobias Ferreira; Peixoto, Ivonete Vieira Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: construir e validar uma tecnologia educacional em formato de história em quadrinhos sobre a vacina contra o papilomavírus humano voltada para adolescentes. Métodos: estudo metodológico, com abordagem quantitativa, através do método de concordância. Realizado em duas fases: construção de tecnologia educacional e validação de conteúdo. Os participantes são juízes especialistas da área da saúde. A coleta de dados ocorreu em ambiente virtual, através de questionário. A análise de dados foi realizada através do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo. Foi aceito um Índice de Validade de Conteúdo de no mínimo 80%. Resultados: o Índice de Validade de Conteúdo global da história em quadrinhos foi de 82%, alcançando limite mínimo estabelecido para ser validado. Conclusões: a história em quadrinhos é fundamental no processo ensino-aprendizagem, visando cativar a atenção de adolescentes. Portanto, caracteriza-se como uma ferramenta válida para informar, de maneira lúdica, sobre a vacina contra o papilomavírus humano.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: construir y validar una tecnología educativa en formato cómic sobre la vacuna contra el virus del papiloma humano dirigida a adolescentes. Métodos: estudio metodológico, con enfoque cuantitativo, mediante el método de concordancia. Se realizó en dos fases: construcción de tecnología educativa y validación de contenidos. Los participantes son jueces expertos en el campo de la salud. La recolección de datos se realizó en un ambiente virtual, a través de un cuestionario. El análisis de los datos se realizó mediante el cálculo del Índice de Validez de Contenido. Se aceptó un Índice de Validez de Contenido de al menos el 80%. Resultados: el Índice de Validez de Contenido general del cómic fue del 82%, alcanzando el límite mínimo establecido para ser validado. Conclusiones: las historietas son fundamentales en el proceso de enseñanza-aprendizaje, teniendo como objetivo cautivar la atención de los adolescentes. Por ello, se caracteriza como una herramienta válida para informar, de forma lúdica, sobre la vacuna contra el virus del papiloma humano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to construct and validate an educational technology in comic book format about the human papillomavirus vaccine aimed at adolescents. Methods: a methodological study, with a quantitative approach, through the agreement method. It was carried out in two phases: educational technology construction and content validity. Participants are expert judges in the health field. Data collection took place in a virtual environment, through a questionnaire. Data analysis was performed by calculating the Content Validity Index. A Content Validity Index of at least 80% was accepted. Results: the comic book’s overall Content Validity Index was 82%, reaching the minimum limit established to be validated. Conclusions: comics are fundamental in the teaching-learning process, aiming to catch adolescents’ attention. Therefore, it is characterized as a valid tool to inform, in a playful manner, about the human papillomavirus vaccine.
  • Fatores associados à infecção de sítio cirúrgico em revascularização miocárdica: estudo longitudinal retrospectivo Artigo Original

    Pereira, Amanda Gubert; Lopes, Juliana Martins; Pereira, Lorena Cristina Silva; Bragato, Aline Guarato da Cunha; Araújo, Suely Amorim de; Figueiredo, Valéria Nasser; Haas, Vanderlei José; Raponi, Maria Beatriz Guimarães

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: analisar a influência de variáveis sociodemográficas e clínicas e do escore de adesão ao checklist cirúrgico sobre a ocorrência de infecção de sítio cirúrgico entre pacientes submetidos à revascularização miocárdica. Métodos: estudo observacional, longitudinal, retrospectivo, realizado em hospital universitário, com 266 prontuários de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica. Utilizaram-se instrumentos contendo variáveis sociodemográficas, clínicas e relacionadas à incidência de infecções de sítio cirúrgico; e a Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica Perioperatória. Empregaram-se análises descritivas, bivariadas e regressão logística. Resultados: a infecção de sítio cirúrgico ocorreu em 89 (33,5%) pacientes. Houve associação estatisticamente significativa entre temperatura fora da faixa entre 36°C e 36,5°C (p=0,01), presença de dispositivos invasivos (p=0,05) e procedimentos cirúrgicos com previsão de eventos críticos (p<0,001) e ocorrência de infecção. Conclusões: temperatura corporal, presença de dispositivos invasivos e procedimentos cirúrgicos com previsão de eventos críticos foram fatores significativos para o aumento do risco de infecção.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: analizar la influencia de variables sociodemográficas y clínicas, así como del puntaje de adherencia a la lista de verificación quirúrgica en aparición de infección del sitio quirúrgico en pacientes sometidos a revascularización miocárdica. Métodos: estudio observacional, longitudinal y retrospectivo realizado en un hospital universitario con 266 expedientes de pacientes sometidos a cirugía de revascularización miocárdica. Se utilizaron instrumentos que contenían variables sociodemográficas, clínicas y relacionadas con la incidencia de infecciones del sitio quirúrgico, así como la Lista de Verificación de Seguridad Quirúrgica Perioperatoria. Se realizaron análisis descriptivos, bivariados y de regresión logística. Resultados: la infección del sitio quirúrgico se produjo en 89 (33,5%) pacientes. Hubo una asociación estadísticamente significativa entre la temperatura fuera del rango de 36°C a 36,5°C(p=0,01), la presencia de dispositivos invasivos(p=0,05) y los procedimientos quirúrgicos con previsión de eventos críticos(p<0,001) y la aparición de infección. Conclusiones: la temperatura corporal, presencia de dispositivos invasivos y los procedimientos quirúrgicos con previsión de eventos críticos fueron factores significativos para aumentar el riesgo de infección.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to analyze the influence of sociodemographic and clinical variables, as well as the surgical checklist adherence score, on the occurrence of surgical site infection among patients undergoing myocardial revascularization. Methods: an observational, longitudinal, retrospective study was conducted at a university hospital, involving 266 medical records of patients who underwent myocardial revascularization surgery. Instruments containing sociodemographic, clinical, and infection-related variables were used, along with the Perioperative Surgical Safety Checklist. Descriptive, bivariate, and logistic regression analyses were employed. Results: surgical site infection occurred in 89 (33.5%) patients. There was a statistically significant association between body temperature outside the range of 36 degrees Celsius to 36.5 degrees Celsius (p=0.01), the presence of invasive devices (p=0.05), surgical procedures with the anticipation of critical events (p<0.001), and the occurrence of infection. Conclusions: body temperature, the presence of invasive devices, and surgical procedures with the anticipation of critical events were significant factors contributing to an increased risk of infection.
  • Ressecamento ocular em terapia intensiva: proposta de novo diagnóstico de enfermagem Revisão

    Araújo, Jéssica Naiara de Medeiros; Fernandes, Ana Paula Nunes de Lima; Dantas, Ana Clara; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Vitor, Allyne Fortes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar o conceito associado à proposição do diagnóstico de enfermagem Ressecamento ocular em pacientes adultos internados em Unidade de Terapia Intensiva com identificação de seus atributos, antecedentes e consequentes. Métodos: estudo metodológico, realizado mediante análise de conceito operacionalizada por scoping review. Resultados: a análise dos 180 estudos permitiu identificação de dois atributos, 32 antecedentes e 12 consequentes. Os atributos foram deficiência do filme lacrimal e sinais e/ ou sintomas oculares. Os antecedentes prevalentes foram fechamento palpebral incompleto (lagoftalmia) e mecanismo de piscar diminuído. Os principais consequentes incluíram hiperemia conjuntival e volumetria lacrimal diminuída. Conclusões: este estudo permitiu a construção do diagnóstico de enfermagem Ressecamento ocular, integrante do domínio 11, classe 2, com 12 características definidoras, 12 fatores relacionados, sete populações em risco e 13 condições associadas. Essa proposta com foco no problema poderá proporcionar cuidado direcionado, promovendo detecção precoce e execução de intervenções que reduzam o risco de danos oculares.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: analizar el concepto asociado a la proposición del diagnóstico de enfermería Sequedad ocular en pacientes adultos internados en una unidad de cuidados intensivos, identificando sus atributos, antecedentes y consecuencias. Métodos: estudio metodológico, realizado a través del análisis de concepto operacionalizado por scoping review. Resultados: el análisis de 180 estudios permitió identificar dos atributos, 32 antecedentes y 12 consecuentes. Los atributos fueron deficiencia de película lagrimal y signos y/o síntomas oculares. Los antecedentes prevalentes fueron cierre palpebral incompleto (lagoftalmos) y disminución del mecanismo de parpadeo. Las principales consecuencias incluyeron hiperemia conjuntival y disminución del volumen lagrimal. Conclusiones: este estudio permitió la construcción del diagnóstico de enfermería Sequedad ocular, parte del dominio 11, clase 2, con 12 características definidoras, 12 factores relacionados, siete poblaciones de riesgo y 13 condiciones asociadas. Esta propuesta centrada en el problema puede brindar atención dirigida al promover la detección temprana e implementar intervenciones que reduzcan el riesgo de daño ocular.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the concept associated with diagnostic proposition Ocular dryness in adult patients hospitalized in an Intensive Care Unit, identifying its attributes, antecedents and consequences. Methods: a methodological study carried out through concept analysis, operationalized by scoping review. Results: the analysis of 180 studies allowed the identification of two attributes, 32 antecedents and 12 consequences. The attributes were tear film deficiency and ocular signs and/or symptoms. The prevalent antecedents were incomplete eyelid closure (lagophthalmos) and blinking mechanism decrease. Major consequences included conjunctival hyperemia and decreased tear volume. Conclusions: this study allowed constructing nursing diagnosis Ocular dryness, part of domain 11, class 2, with 12 defining characteristics, 12 related factors, seven populations at risk and 13 associated conditions. This problem-focused proposal may provide targeted care by promoting early detection and implementing interventions that reduce the risk of ocular damage.
  • Tecnologias educacionais para a prevenção de acidentes por quedas na infância: revisão de escopo Revisão

    Silva, Abiúde Nadabe e; Oliveira, Aline Costa de; Lira, Jefferson Abraão Caetano; Silva, Ana Roberta Vilarouca da; Nogueira, Lídya Tolstenko

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: mapear evidências sobre a utilização de tecnologias educacionais para a prevenção de acidentes por quedas na infância. Métodos: revisão de escopo, realizada nos meses de outubro e novembro de 2022, nas bases de dados MEDLINE, Web of Science, BDENF e CINAHL e índice bibliográfico LILACS. Não houve delimitação de idioma e de tempo. Os dados foram extraídos e analisados descritivamente por dois pesquisadores independentes. O protocolo de pesquisa foi registrado na Open Science Framework. Resultados: selecionaram-se 26 estudos. As cartilhas, panfletos e folhetos foram as tecnologias mais utilizadas, apresentando os serviços de saúde como o ambiente mais frequente para desenvolver pesquisa sobre prevenção de quedas. As tecnologias desenvolvidas constituíram desfechos importantes: aumento do conhecimento das crianças, dos familiares, cuidadores, profissionais de saúde e de educação. Conclusões: a utilização de tecnologias educacionais possibilita o aumento de conhecimento, adoção de práticas seguras e redução de quedas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: mapear evidencias sobre el uso de tecnologías educativas para la prevención de accidentes por caídas en la infancia. Métodos: revisión de alcance, realizada en octubre y noviembre de 2022, en las bases de datos MEDLINE, Web of Science, BDENF y CINAHL e índice bibliográfico LILACS. No hubo delimitación de idioma ni de tiempo. Los datos fueron extraídos y analizados descriptivamente por dos investigadores independientes. El protocolo de investigación fue registrado en el Open Science Framework. Resultados: se seleccionaron 26 estudios. Los cuadernillos, folletos y volantes fueron las tecnologías más utilizadas, presentando los servicios de salud como el ámbito más frecuente para desarrollar investigaciones sobre la prevención de caídas. Las tecnologías desarrolladas fueron resultados importantes: mayor conocimiento de los niños, familiares, cuidadores, profesionales de la salud y la educación. Conclusiones: el uso de tecnologías educativas posibilita aumentar los conocimientos, adoptar prácticas seguras y reducir las caídas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to map evidence on educational technology use for accident prevention due to falls in childhood. Methods: a scoping review, carried out in October and November 2022, in the MEDLINE, Web of Science, BDENF and CINAHL databases and LILACS bibliographic index. There was no delimitation of language or time. Data were extracted and analyzed descriptively by two independent researchers. The research protocol was registered in the Open Science Framework. Results: twenty-six studies were selected. Booklets, pamphlets and leaflets were the most used technologies, presenting health services as the most frequent environment to develop research on fall prevention. The technologies developed were important outcomes: increased knowledge of children, family members, caregivers, health and education professionals. Conclusions: educational technology use makes it possible to increase knowledge, adopt safe practices and reduce falls.
  • Tecnologias educacionais utilizadas para promoção do autocuidado de pessoas com diabetes mellitus: revisão integrativa Revisão

    Sá, Jennyfer Soares de; Santana, Martin Dharlle Oliveira; Santos, Mayara Góes dos; Benedito, Júnior Cesar de Souza; Teston, Elen Ferraz

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Sumarizar as produções científicas que utilizaram tecnologias educacionais para promoção do autocuidado de pessoas com diabetes. Método: Revisão integrativa realizada no período de outubro de 2022 a janeiro de 2023, nas bases de dados: LILACS; Scopus; Embase; PubMed/MEDLINE e CINAHL. A busca aconteceu de forma pareada, e a amostra foi constituída por dez artigos. Os níveis de evidência foram analisados pelo Hierarchy of Evidence for Intervention Studies, e os resultados foram sintetizados para interpretação dos achados. Resultados: As tecnologias educacionais identificadas para promoção do autocuidado foram: aplicativos móveis, plataformas interativas, impressos, telemonitoramento, vídeo e simulação. O enfoque dos conteúdos foi na promoção do cuidado com os pés, prevenção de neuropatia, autogestão, conhecimento e expectativa de pessoas com diabetes e prevenção de complicações agudas. Conclusão: A síntese do conhecimento sobre as tecnologias educacionais para promoção do autocuidado de pessoas com diabetes apontou a necessidade de evidências robustas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Sintetizar las producciones científicas que utilizaron tecnologías educacionales para promoción del autocuidado de personas con diabetes. Método: Revisión integradora realizada entre octubre de 2022 hasta enero de 2023, en las bases de datos: LILACS; Scopus; Embase; PubMed/MEDLINE y CINAHL. La búsqueda ocurrió de manera pareada, y la muestra fue construida por diez artículos. Los niveles de evidencia fueron analizados por el Hierarchy of Evidence for Intervention Studies, y los resultados fueron sintetizados para interpretación de los hallados. Resultados: Las tecnologías educacionales identificadas para promoción del autocuidado fueron: aplicativos móviles, plataformas interactivas, impresos, telemonitorización, vídeo y simulado. El enfoque de los contenidos fue en la promoción del cuidado con los pies, prevención de neuropatia, autogestión, conocimiento y expectativa de personas con diabetes y prevención de complicaciones agudas. Conclusión: El síntesis del conocimiento sobre las tecnologías educacionales para promoción del autocuidado de personas con diabetes señaló la necesidad de evidencias robustas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To summarize the scientific productions that used educational technologies to promote self-care for people with diabetes. Method: Integrative review carried out from October 2022 to January 2023, in the databases: LILACS; Scopus; Embase; PubMed/MEDLINE and CINAHL. The search was paired, and the sample consisted of ten articles. The levels of evidence were analyzed by the Hierarchy of Evidence for Intervention Studies, and the results were synthesized for interpretation of the findings. Results: The educational technologies identified to promote self-care were: mobile applications, interactive platforms, print, telemonitoring, video and simulation. The focus of the contents was on the promotion of foot care, prevention of neuropathy, self-management, knowledge, and expectation of people with diabetes and prevention of acute complications. Conclusion: The synthesis of knowledge about educational technologies to promote self-care for people with diabetes pointed to the need for robust evidence.
  • Construção de tecnologia educacional sobre comunicação não violenta entre profissionais de saúde: relato de experiência Relato De Experiência

    Adriani, Paula Arquioli; Hino, Paula; Taminato, Mônica; Fernandes, Hugo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: relatar a construção de uma tecnologia educacional de promoção da comunicação não violenta para profissionais de saúde. Métodos: relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma tecnologia educacional de comunicação não violenta para profissionais de saúde, elaborada por membros de um projeto social de extensão universitária. Foi utilizado o ciclo Plan-Do-Study-Act como procedimento de gestão de processo ou produto. Resultados: foram executados dois ciclos completos do método de gestão. Foi gerado como produto final um mini almanaque, que abordou os elementos principais da comunicação não violenta, exemplo de seu uso no cotidiano, passatempos e atividades intercaladas. Conclusão: a construção da tecnologia educacional (mini almanaque) por membros de um projeto de extensão universitária foi facilitada com uso do ciclo Plan-Do-Study-Act, mostrando-se um recurso de difusão da comunicação não violenta no trabalho em saúde e promoção da cultura de paz.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: relatar la construcción de una tecnología educativa para promover la comunicación no violenta para los profesionales de la salud. Métodos: relato de experiencia sobre el desarrollo de una tecnología educativa de comunicación no violenta para profesionales de la salud, elaborado por integrantes de un proyecto de extensión universitaria social. Se utilizó el ciclo Plan-Do-Study-Act como procedimiento de gestión de procesos o productos. Resultados: se realizaron dos ciclos completos del método de manejo. Se generó como producto final un mini almanaque, que abordó los principales elementos de la comunicación no violenta, ejemplo de su uso en la vida cotidiana, aficiones y actividades intercaladas. Conclusión: se facilitó la construcción de tecnología educativa (mini almanaque) por integrantes de un proyecto de extensión universitaria utilizando el ciclo Plan-Do-Study-Act, demostrando ser un recurso para la difusión de la comunicación no violenta en salud y promoción del trabajo de la cultura de paz.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to report the construction of an educational technology to promote non-violent communication for health professionals. Methods: an experience report on the development of an educational technology on non-violent communication for health professionals, prepared by members of a social university extension project. The Plan-Do-Study-Act cycle was used as a process or product management procedure. Results: two complete management method cycles were performed. A mini almanac was generated as a final product, which addressed the main elements of non-violent communication, an example of its use in everyday life, hobbies and interspersed activities. Conclusion: educational technology construction (mini almanac) by members of a university extension project was facilitated using the Plan-Do-Study-Act cycle, proving to be a resource for disseminating non-violent communication in health work and promoting a culture of peace.
  • Tecnologia para a promoção do tratamento de usuário adulto vivendo com HIV: Positive o Cuidado Inovação Tecnológica

    Fermo, Vivian Costa; Tourinho, Francis Solange Vieira; Macedo, Douglas Dyllon Jerônimo de; Alves, Thaís Favero

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: desenvolver site responsivo com foco na adesão ao tratamento de usuários adultos vivendo com HIV. Métodos: estudo tecnológico realizado entre agosto e outubro de 2020, à luz do referencial teórico-filosófico de Pierre Lévy, usando a metodologia Double Diamond Process associada aos cinco planos do framework The Elements of User Experience. Resultados: foi desenvolvido o site responsivo “Positive o Cuidado”, composto por tela inicial de apresentação e mais 13 telas denominadas: Saúde da família e você; Indetectável = Intransmissível; Medicações antirretrovirais; Exames de rotina; Vacinação; Entrega de antirretrovirais; Interações medicamentosas; Prevenção combinada; Serviços de apoio; Vida saudável; Planejamento familiar e reprodutivo; Covid-19; e Dúvidas, Curiosidade e Mitos. Considerações Finais: o site responsivo foi desenvolvido com base no processo de design e programação do software e possui requisitos/funcionalidades com potencial de fortalecer a inteligência coletiva acerca do HIV e, consequentemente, promover a adesão ao tratamento por seus usuários.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: desarrollar sitio responsivo con enfoque en la adhesión al tratamiento de usuarios adultos viviendo con VIH. Métodos: estudio tecnológico realizado entre agosto y octubre de 2020, basado en el referencial teórico-filosófico de Pierre Lévy, usando la metodología Double Diamond Process relacionada a los cinco planes del framework The Elements of User Experience. Resultados: fue desarrollado el sitio responsivo “Positiva el Cuidado”, compuesto por pantalla inicial de presentación y miás 13 pantallas denominadas: Salud de la familia y tú; Indétectable = Intransmisible; Medicaciones antirretrovirales; Exámenes de rutina; Vacunación; Entrega de antirretrovirales; Interacciones medicamentosas; Prevención combinada; Servicios de apoyo; Vida saludable; Planeamiento familiar y reproductivo; Covid-19; y Dudas, Curiosidad y Mitos. Consideraciones Finales: el sitio responsivo fue desarrollado basado en el proceso de diseño y programación del software y posee requisitos/funcionalidades con potencial de fortalecer la inteligencia colectiva acerca del VIH y, consecuentemente, promover la adhesión al tratamiento por sus usuarios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to develop a responsive website focused on treatment adherence for adult users living with HIV. Methods: technological study conducted between August and October 2020, in the light of Pierre Lévy’s theoretical-philosophical framework, using the Double Diamond Process methodology associated with the five stages of The Elements of User Experience framework. Results: it was developed the responsive website Positive Care (Positive o Cuidado), composed of an initial presentation screen and 13 other screens named: Family Health and You; Undetectable = Untransmissible; Antiretroviral Drugs; Routine Tests; Vaccination; Antiretroviral Delivery; Drug Interactions; Combined Prevention; Support Services; Healthy Life; Family and Reproductive Planning; Covid 19; and Questions, Curiosities, and Myths. Final Considerations: the responsive website was developed based on the software design and programming process and has requirements/functionalities with the potential to strengthen the collective intelligence about HIV and, consequently, to promote treatment adherence by its users.
  • HeLP: Desenvolvimento de máscara de proteção ocupacional contra a fumaça cirúrgica Inovação Tecnológica

    Leachi, Helenize Ferreira Lima; Ribeiro, Renata Perfeito

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: descrever uma inovação tecnológica do desenvolvimento de máscara de proteção ocupacional respiratória individual, ergonômica, sustentável e eficaz para trabalhadores expostos à fumaça cirúrgica. Métodos: pesquisa aplicada, exploratória com abordagem quantitativa, empregando métodos e ferramentas em design: Sense Intent, Know Context, Know People, Frame Insights, Explore Concepts, Frame Solutions, Realize Offerings, além das ferramentas do Processo de Desenvolvimento de Produtos. Foi desenvolvida no período de março de 2019 a dezembro de 2021. Resultados: a partir do molde da prototipagem, tornou-se possível a representação do abstrato para o físico, onde implementou os conceitos criados nas etapas metodológicas e realizou os ajustes necessários para a criação do modelo como uma inovação tecnológica em que terá o conceito para a comercialização do produto. Conclusões: foi desenvolvida uma máscara de proteção contra a fumaça cirúrgica (HeLP), desde a etapa de projeto até o desenvolvimento do protótipo, configurando-se uma inovação tecnológica.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: describir una innovación tecnológica en el desarrollo de una máscara de protección respiratoria ocupacional individual, ergonómica, sostenible y eficaz para trabajadores expuestos al humo quirúrgico. Métodos: investigación exploratoria aplicada con un enfoque cuantitativo, utilizando métodos y herramientas de diseño: Sense Intent, Know Context, Know People, Frame Insights, Explore Concepts, Frame Solutions, Realize Offers, además de las herramientas del Proceso de Desarrollo de Producto. Fue desarrollado de marzo de 2019 a diciembre de 2021. Resultados: a partir del molde de prototipado, se logró representar lo abstracto a lo físico donde implementó los conceptos creados en las etapas metodológicas y realizó los ajustes necesarios para la creación del modelo como innovación tecnológica en el cual tendrá el concepto para la comercialización del producto. Conclusiones: se desarrolló una máscara de protección contra el humo quirúrgico (HeLP), desde la etapa de diseño hasta el desarrollo del prototipo, configurando una innovación tecnológica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to describe a technological innovation in the development of an individual, ergonomic, sustainable and effective occupational respiratory protection mask for workers exposed to surgical smoke. Methods: applied, exploratory, quantitative research, using design methods and tools: Sense Intent, Know Context, Know People, Frame Insights, Explore Concepts, Frame Solutions, Realize Offerings, in addition to the Product Development Process tools. It was developed from March 2019 to December 2021. Results: from the prototyping mold, it became possible to represent the abstract to the physical, where all the concepts created in the methodological steps were implemented and the necessary adjustments were made to create the model as a technological innovation, which will have the concept for product commercialization. Conclusions: a mask for protection against surgical smoke (HeLP) was developed, from the design step to the prototype development, being a technological innovation.
  • Tecnologia digital para prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde em cuidados críticos Inovação Tecnológica

    Pontes, Letícia; Tibério, Bárbara Alessandra; Pereira, Jéssica de Fátima Gomes; Luz, Renata Rodrigues da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Desenvolver tecnologia digital para integração de paciente e família à equipe de cuidados da Unidade de Terapia Intensiva, visando subsidiar a tomada de decisão para prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. Método: Pesquisa metodológica, de produção tecnológica, em três fases: pré-produção; produção; pós-produção, em hospital de ensino no Sul do Brasil. Participaram 16 enfermeiros de Unidade de Terapia Intensiva. Resultados: Produziram-se seis vídeos: Orientações gerais sobre Unidade de Terapia Intensiva; Prevenindo infecções: higienização das mãos; Pneumonia associada à ventilação mecânica; Infecção primária da corrente sanguínea associada ao cateter; Infecção do trato urinário relacionada ao cateter. Considerações finais: A tecnologia proposta foi desenvolvida e visa auxiliar enfermeiros na aproximação de pacientes e familiares às rotinas do ambiente de cuidados intensivos, para proporcionar segurança no contato do paciente de Unidades de Terapia Intensiva com familiares e na participação ativa para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Desarrollar tecnología digital para integración de paciente y familia al equipo de cuidados de Unidad de Cuidados Intensivos, objetivando subsidiar a la toma de decisión para prevención de infecciones relacionadas a la atención de salud. Método: Investigación metodológica, de producción tecnológica, en tres etapas: preproducción; producción; postproducción, en hospital de enseñanza en el Sur Brasileño. Participaron 16 enfermeros de Unidad de Cuidados Intensivos. Resultados: Producidos seis vídeos: Orientaciones generales sobre Unidad de Cuidados Intensivos; Previniendo infecciones: higiene de manos; Neumonitis relacionada a ventilación mecánica; Infección primaria de la corriente sanguínea y Infección del tracto urinario relacionadas al catéter. Consideraciones finales: La tecnología propuesta desarrollada objetiva auxiliar enfermeros en el acercamiento de pacientes y familiares a rutinas del ambiente de cuidados intensivos, para proporcionar seguridad en el contacto del paciente de Unidades de Cuidados Intensivos con familiares y participación activa para prevención de infecciones relacionadas a la atención de salud.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To develop digital technology for patient and family integration into the Intensive Care Unit care team, aiming to subsidize decision-making for the prevention of infections related to healthcare. Method: Methodological research of technological production in three phases: pre-production, production, and post-production in a teaching hospital in southern Brazil. Sixteen intensive care unit nurses participated. Results: The research produced six videos: general guidelines on the Intensive Care Unit, Preventing infections: hand hygiene; Pneumonia associated with mechanical ventilation; Catheter-associated primary bloodstream infection; Catheter-related urinary tract infection. Final considerations: The proposed technology was developed and aims to assist nurses in bringing patients and families closer to the routines of the intensive care environment to provide safety in the contact of the patient of intensive care units with family members and in the active participation for the prevention of infections related to healthcare.
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br