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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 76 Suplemento 3, Publicado: 2023
  • A cronicidade e o seu impacto na saúde do trabalhador: uma chamada para ações concretas Editorial

    Andra, João Vitor; Silveira, Cristiane Aparecida; Terra, Fábio de Souza
  • Valores profissionais dos estudantes de Enfermagem para o fortalecimento da identidade profissional Artigo Original

    Rached, Chennyfer Dobbins Abi; Vieira, Gleyciane Santos; Melo, Flávio Adriano Borges; Almeida, Mirian Cristina dos Santos; Mira, Vera Lúcia; Domercant, Herline; Crescente, Nicole Yamada

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: conhecer os valores profissionais dos estudantes de Enfermagem em diferentes universidades brasileiras e verificar a existência de relação entre as variáveis “Valor profissional” e as variáveis sociodemográficas. Métodos: estudo quantitativo, transversal e descritivo, realizado por questionário eletrônico contendo a Escala de Valores Profissionais (NPVS-3). Participaram estudantes de todos os semestres de Enfermagem de três universidades - duas na Região Sudeste e uma na Região Norte. Resultados: dos 337 estudantes de Enfermagem participantes, 282 são do gênero feminino. A dimensão Cuidado apresentou maior pontuação (média=46,61); e o Profissionalismo, a menor pontuação (média=34,65). Encontrou-se associação estatisticamente significante da dimensão “Cuidado” com “universidade que estuda” e “gênero”. Conclusões: os resultados apontam a dimensão Cuidado como a que contém os valores profissionais mais pontuados desde a formação do enfermeiro, sendo que a relação desses valores em tal dimensão está mais acentuada na amostra do gênero feminino.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: conocer los valores profesionales de los estudiantes de Enfermería en diferentes universidades brasileñas y verificar la existencia de relación entre las variables “Valor profesional” y las variables sociodemográficas. Métodos: estudio cuantitativo, transversal y descriptivo, realizado por encuesta electrónica conteniendo la Escala de Valores Profesionales (NPVS-3). Participaron estudiantes de todos los semestres de Enfermería de tres universidades - dos en la Región Sudeste y una en la Región Norte. Resultados: de los 337 estudiantes de Enfermería participantes, 282 son del género femenino. La dimensión Cuidado presentó mayor puntuación (mediana=46,61); y el Profesionalismo, la menor puntuación (mediana=34,65). Encontrado relación estadísticamente significante de la dimensión “Cuidado” con “universidad que estudia” y “género”. Conclusiones: los resultados apuntan la dimensión Cuidado como la que contiene los valores profesionales más puntuados desde la formación del enfermero, siendo que la relación de esos valores en tal dimensión está más acentuada en la muestra del género femenino.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to understand the nursing students’ professional values in different Brazilian universities and verify a correlation between the “Professional Value” and the sociodemographic variables. Methods: quantitative, cross-sectional, and descriptive study conducted through an electronic questionnaire with a Professional Values Scale (NPVS-3). Participants were Nursing students of all semesters from three universities - two in the Southeast region and one in the North region. Results: of the 337 participating Nursing students, 282 were female. The Caring dimension presented the highest score (mean=46.61), and Professionalism, the lowest score (mean=34.65). A statistically significant association was detected between the Caring dimension, “university where is attending,” and “gender.” Conclusions: the results indicate the Caring dimension as the one containing the most scored professional values since the nurses’ training, and the relation of those values in such dimension is more significant in the female sample.
  • Problemas éticos na teleconsulta de Enfermagem às pessoas com HIV na pandemia de Covid-19 Artigo Original

    Celuppi, Ianka Cristina; Meirelles, Betina Hörner Schlindwein; Mendes, Mariana; Schneider, Dulcinéia Ghizoni; Pires, Denise Elvira Pires de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: compreender os problemas éticos vivenciados por enfermeiros da atenção primária à saúde no uso da teleconsulta de enfermagem às pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana na pandemia do coronavírus. Métodos: pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Fundamentada nos Dados Construtivista. Os dados foram coletados entre julho e setembro de 2020, com 17 participantes. Resultados: a primeira categoria evidencia os problemas éticos na realização de teleconsultas, no manejo da alta demanda, barreiras na comunicação e riscos relacionados à segurança dos dados. A segunda enfatiza potencialidades da teleconsulta na comunicação e acesso, por gerar mudanças no processo de trabalho e uso de protocolos para orientação da prática clínica. Conclusões: o trabalho do enfermeiro na modalidade digital requer qualificação profissional, com vistas a estimular a reflexão sobre a prática da teleconsulta, a deliberação ético-moral e o combate ao estigma, bem como a adoção de condutas centradas na segurança dos dados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: comprender los problemas éticos experimentados por enfermeros de la atención primaria a la salud en el uso de la teleconsulta de enfermería a personas que viven con el virus de inmunodeficiencia humana en la pandemia del coronavirus. Métodos: investigación cualitativa, basada en la Teoría Fundamentada en los Datos Constructivista. Los datos fueron recolectados entre julio y septiembre de 2020, con la participación de 17 sujetos. Resultados: la primera categoría muestra los problemas éticos en la realización de teleconsultas, en la gestión de la alta demanda, las barreras de comunicación y los riesgos relacionados con la seguridad de los datos. La segunda enfatiza las posibilidades de la teleconsulta en la comunicación y el acceso, al generar cambios en el proceso de trabajo y el uso de protocolos para orientar la práctica clínica. Conclusiones: el trabajo del enfermero en la modalidad digital requiere capacitación profesional, para fomentar la reflexión sobre la práctica de la teleconsulta, la deliberación ético-moral, la lucha contra el estigma y la adopción de medidas centradas en la seguridad de los datos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to understand the ethical problems experienced by primary health care nurses in using nursing teleconsultations for people living with the human immunodeficiency virus during the coronavirus pandemic. Methods: qualitative research, anchored in Constructivist Grounded Theory. Data was collected between July and September 2020, with 17 participants. Results: the first category highlights the ethical problems in conducting teleconsultations, managing high demand, communication barriers, and risks related to data security. The second emphasizes the potential of teleconsultations in communication and access, by generating changes in the work process and the use of protocols to guide clinical practice. Conclusions: nurses’ work in digital mode requires professional qualification, with a view to stimulating reflection on teleconsultation practice, ethical-moral deliberation and combating stigma, and also adopting data security-centered conduct.
  • Burnout, clima ético e organização do trabalho em unidade de terapia intensiva covid-19: estudo misto Artigo Original

    Dorneles, Ademir Jones Antunes; Dalmolin, Graziele de Lima; Barlem, Edison Luiz Devos; Silveira, Rosemary Silva da; Andolhe, Rafaela; Camponogara, Silviamar; Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza; Costa, Valdecir Zavarese da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: analisar a associação entre burnout e percepção do clima ético em profissionais de enfermagem de Unidade de Terapia Intensiva covid-19 e a relação com a organização do trabalho na perspectiva dos gestores dessas unidades. Métodos: estudo misto realizado em três hospitais universitários no Sul do Brasil, de dezembro de 2021 a março de 2022. Empregou-se estudo transversal com 110 profissionais de enfermagem, seguido de estudo exploratório-descritivo por meio de entrevistas semiestruturadas com seis gestores. Utilizou-se estatística descritiva e analítica, e análise textual discursiva. Resultados: evidenciou-se 10% de prevalência de burnout e 24,5% de percepção do clima ético negativo. A associação entre burnout e clima ético revelou sobrecarga e cansaço nas jornadas de trabalho, relacionados à tensão, medo, e estresse, que emergiram das consequências da organização e das relações do trabalho nas UTI covid-19. Conclusões: verificou-se a associação entre burnout e clima ético e elementos da organização do trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: analizar la asociación entre el agotamiento profesional y la percepción del clima ético en profesionales de enfermería de la Unidad de Cuidados Intensivos covid-19 y la relación con la organización del trabajo desde la perspectiva de los directivos de estas unidades. Métodos: estudio de método mixto realizado en tres hospitales universitarios del sur de Brasil entre diciembre de 2021 y marzo de 2022. Se desarrolló un estudio transversal con 110 profesionales de enfermería, seguido de un estudio exploratorio-descriptivo mediante entrevistas semiestructuradas con seis gestores. Se utilizó estadística descriptiva, analítica y análisis textual discursivo. Resultados: hubo un 10% de prevalencia de agotamiento profesional y un 24,5% de percepción de clima ético negativo. La asociación entre el agotamiento profesional y el clima ético reveló sobrecarga y fatiga durante la jornada laboral, relacionadas con la tensión, el miedo y el estrés que surgieron de las consecuencias de la organización y las relaciones laborales en la Unidad de Cuidados Intensivos covid-19. Conclusiones: hubo asociación entre agotamiento profesional y clima ético y elementos de la organización del trabajo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to analyze the association between burnout and the perception of the ethical climate in nursing professionals in the covid-19 Intensive Care Unit and the relationship with the organization of work from the perspective of managers of these units. Methods: mixed method study conducted in three university hospitals in southern Brazil from December 2021 to March 2022. A cross-sectional study was developed with 110 nursing professionals, followed by an exploratory-descriptive study through semi-structured interviews with six managers. Descriptive and analytical statistics and discursive textual analysis were used. Results: the prevalence of burnout was 10% and the perception of negative ethical climate was 24.5%. The association between burnout and ethical climate revealed overload and fatigue during working hours, related to tension, fear, and stress that emerged from the consequences of the organization and relations of work in the covid-19 Intensive Care Unit. Conclusions: there was an association between burnout and ethical climate and elements of the work organization.
  • Panorama do ensino de ética em enfermagem nas instituições públicas de ensino superior do Brasil Artigo Original

    Bueno, Alexandre de Assis; Evangelista, Renata Alessandra; Potrich, Tassiana; Figueredo, Luana Prado; Silva, Cristiane Costa Reis da; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Manzano-Garcia, Marta; Jerez, Blanca Espina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: traçar o panorama do ensino da ética nos cursos de graduação em Enfermagem nas instituições públicas de ensino superior brasileiras. Métodos: estudo descritivo e exploratório, realizado por meio da análise documental de projetos pedagógicos de cursos de graduação em Enfermagem no Brasil. Resultados: foram encontrados 153 cursos ativos de graduação em Enfermagem, dos quais 106 disponibilizam o projeto pedagógico. Além do ensino deontológico, foi identificado o ensino de ética de forma transversal associada a temas como Contexto Social, Atenção Hospitalar e Comunitária, Farmacologia, Sistematização da Assistência em Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Epidemiologia, Cuidados Paliativos, Gestão em Enfermagem, Diversidade, Saúde da Mulher, Criança, Adolescente, Adulto e Idoso e Saúde Mental. Considerações Finais: o desafio no ensino da ética em enfermagem é sua integração com cada ação de cuidar, ensinar e gerenciar.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: trazar el panorama de la enseñanza de la ética en los cursos de graduación en Enfermería en las instituciones públicas de enseñanza superior brasileñas. Métodos: estudio descriptivo y exploratorio, realizado por medio del análisis documental de proyectos pedagógicos de cursos de graduación en Enfermería en Brasil. Resultados: han sido encontrados 153 cursos activos de graduación en Enfermería, de los cuales 106 tienen disponible el proyecto pedagógico. Además de la enseñanza deóntica, fue identificado la enseñanza de ética de forma transversal relacionada a temas como Contexto Social, Atención Hospitalaria y Comunitaria, Farmacología, Sistematización de la Asistencia en Enfermería, Enfermería Quirúrgica, Epidemiología, Cuidados Paliativos, Gestión en Enfermería, Diversidad, Salud de la Mujer, Niño, Adolescente, Adulto y Anciano y Salud Mental. Consideraciones Finales: el desafío en la enseñanza de la ética en enfermería y su integración con cada acción de cuidar, enseñar y administrar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to outline the teaching of ethics in undergraduate Nursing programs in Brazilian public higher education institutions. Methods: descriptive and exploratory study, carried out through the documentary analysis of pedagogical projects of undergraduate Nursing programs in Brazil. Results: 153 active undergraduate Nursing programs were found, of which 106 provide the pedagogical project. In addition to deontological teaching, the teaching of ethics was identified in a transversal way associated with themes such as Social Context, Hospital and Community Care, Pharmacology, Systematization of Nursing Care, Surgical Nursing, Epidemiology, Palliative Care, Management in Nursing, Diversity, Women’s, Children’s, Adolescent’s, Adult’s and Older People’s Health, and Mental Health. Final Considerations: the challenge in teaching nursing ethics is its integration with each action of caring, teaching and managing.
  • Análise da coragem moral e fatores relacionados entre estudantes de graduação em enfermagem: scoping review Revisão

    Jantara, Romario Daniel; Barlem, Jamila Geri Tomaschewski; Jantara, Adrieli; Rocha, Laurelize Pereira; Rocha, Sabrina Santos da; Stigger, Danubia Andressa da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar as evidências científicas sobre a coragem moral e fatores relacionados entre estudantes de graduação em enfermagem. Métodos: trata-se de uma scoping review com protocolo registrado no Open Science Framework, realizada em cinco bases de dados, conforme método do Joanna Briggs Institute Reviewers, estratégia mnemônica População, Conceito e Contexto, e checklist específico. Resultados: identificou-se 2.812 resultados, sendo que nove estudos foram elegidos. Três enfoques temáticos foram identificados: Percepção da coragem moral pelos estudantes de enfermagem; Coragem moral e fatores relacionados; e Ensino da coragem moral no âmbito da formação de estudantes de enfermagem. Dentre os fatores relacionados com a coragem moral, destacou-se o sofrimento moral, a sensibilidade moral, a idade e a presença de um diploma anterior na área da saúde. Considerações Finais: evidenciou-se poucas publicações e com baixo nível de evidência, sendo oriundas majoritariamente de países desenvolvidos, indicando que lacunas ainda precisam ser preenchidas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: analizar las evidencias científicas sobre el coraje moral y factores relacionados entre estudiantes de graduación en enfermería. Métodos: se trata de un scoping review con protocolo registrado en el Open Science Framework, realizado en cinco bases de datos, conforme método de Joanna Briggs Institute Reviewers, estrategia mnemónica Población, Concepto y Contexto, y checklist específico. Resultados: se identificaron 2.812 resultados, siendo que nueve estudios fueron seleccionados. Tres enfoques temáticos fueron identificados: Percepción del coraje moral por los estudiantes de enfermería; Coraje moral y factores relacionados; y, la Enseñanza del coraje moral en el ámbito de la formación de estudiantes de enfermería. Entre los factores relacionados con el coraje moral, se destacaron el sufrimiento moral, la sensibilidad moral, la edad y la presencia de un título anterior en el área de la salud. Consideraciones Finales: se evidenciaron pocas publicaciones y con bajo nivel de evidencias provenientes, mayoritariamente, de países desarrollados, indicando que existen vacíos que necesitan ser llenados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze scientific evidence on moral courage and related factors among nursing undergraduate students. Method: the protocol of this scoping review was registered on Open Science Framework. A search was performed in five databases, according to the method provided by Joanna Briggs Institute Reviewers, the mnemonic strategy Population, Concept and Context, and a specific checklist. Results: a total of 2,812 results were identified, but only nine studies were eligible and presented three thematic approaches: Moral courage from the perspective of nursing students; Moral courage and related factors; and The teaching of moral courage in the training of nursing students. The factors related to moral courage include moral distress, moral sensitivity, age, and having a previous degree in the health field. Final Considerations: few studies were found with a low evidence level. Most were performed in developed countries, indicating some gaps that need to be addressed in the future.
  • Fiscalização do exercício profissional da enfermagem no Brasil: revisão de escopo Revisão

    Soldera, Andrezza Gabrielly dos Santos; Penha, Letícia da Silva; Silva, Dieimes Leandro da; Duarte, Sebastião Junior Henrique; Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: mapear os estudos que analisam o processo de fiscalização dos conselhos de enfermagem. Métodos: trata-se de uma revisão de escopo, ancorada no referencial do JBI, com a questão norteadora: quais as evidências do processo de fiscalização do exercício legal da enfermagem pelos conselhos de classe (sistema COFEN/COREN)? As buscas foram realizadas em outubro e novembro de 2022, sem limitação de linguagem e ano. Resultados: dos 9 estudos selecionados, todos são brasileiros e publicados a partir de 2014. Entre os temas abordados, estão o papel do enfermeiro fiscal, desafios, custos e dificuldades no cotidiano do processo de trabalho, além da contribuição do setor de fiscalização no Brasil. Conclusões: os estudos reunidos discutem os aspectos relacionados a custos, desafios e dificuldades, mas não há enfoque nas atividades corretivas, disciplinares e educativas, bem como pouco se fala sobre o processo de fiscalização, suas notificações, encaminhamento e desfechos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: mapear estudios que analizan el proceso de supervisión de los consejos de enfermería. Métodos: esta es una revisión del alcance, anclada en el marco del JBI, con la pregunta guía: ¿Cuál es la evidencia del proceso de inspección del ejercicio legal de la enfermería por parte de los consejos de clase (sistema COFEN/COREN)? Las búsquedas se realizaron en octubre y noviembre de 2022, sin limitaciones de idioma ni año. Resultados: de los 9 estudios seleccionados, todos son brasileños y publicados a partir de 2014. Entre los temas abordados están el papel del enfermero supervisor, desafíos, costos y dificultades en el proceso de trabajo diario, además de la contribución del sector de inspección en Brasil. Conclusiones: los estudios reunidos discuten aspectos relacionados a costos, desafíos y dificultades, pero no hay foco en las actividades correctivas, disciplinarias y educativas, así como poco se dice sobre el proceso de inspección, sus notificaciones, derivaciones y resultados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to map studies that analyze the audit process of nursing councils. Methods: this is a scoping review, anchored in the JBI framework, with the guiding question: what is the evidence of the audit process of legal practice of nursing by class councils (COFEN/COREN system)? The searches were carried out in October and November 2022 without limitation of language and year. Results: of the 9 selected studies, all are Brazilian and published from 2014 onwards. Among the topics addressed are the role, challenges, costs and difficulties in nurse auditors’ daily work process, in addition to the contribution of the audit sector in Brazil. Conclusions: the studies gathered discuss aspects related to costs, challenges and difficulties, but there is no focus on corrective, disciplinary and educational activities as well as little is said about the audit process, its reporting, referral and outcomes.
  • Dilemas éticos e atos ilícitos na enfermagem: reflexões sobre a (des)ordem jurídica Reflexão

    Duarte, Alex Coelho da Silva; Chicharo, Sandra Conceição Ribeiro; Silva, Thiago Augusto Soares Monteiro da; Oliveira, Alexandre Barbosa de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: refletir sobre aspectos do ordenamento jurídico que envolvem situações de dilemas éticos e atos ilícitos aplicadas em processos judiciais relacionados a profissionais de enfermagem. Métodos: ensaio teórico-reflexivo ancorado em concepções emitidas por órgão de classe da enfermagem brasileira, embasado pelos pareceres técnicos, em articulação com exemplos extraídos de julgados do Superior Tribunal de Justiça. Resultados: as fontes jurídicas demonstraram a necessidade de se respaldarem as práticas de enfermagem por meio da compreensão devida e clara das noções abordadas. Com efeito, os dilemas éticos ligados à prática profissional geralmente se referem ao impacto psicológico de ter que agir diferente do que se sente moral, ética ou profissionalmente apropriado. Considerações Finais: a reflexão foi orientada por questões de cunho conceitual e legal que envolvem a prática de enfermagem, apontando para a necessidade de vigilância dos efeitos da desordem jurídica provocada pela legislação vigente, os quais podem trazer implicações para a segurança jurídica dos profissionais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: reflexionar sobre aspectos del ordenamiento jurídico que implican situaciones de dilemas éticos y actos ilícitos aplicadas en procesos judiciales relacionados a profesionales de enfermería. Métodos: ensayo teórico-reflexivo ancorado en concepciones emitidas por órgano de enfermería brasileña, basado por pareceres técnicos, en articulación con ejemplos extraídos de juzgados del Superior Tribunal de Justicia. Resultados: las fuentes jurídicas demostraron la necesidad de respaldar prácticas de enfermería mediante la comprensión debida y clara de las nociones abordadas. Efectivamente, los dilemas éticos relacionados a práctica profesional generalmente referidos al impacto psicológico de tener que actuar diferente del que se siente moral, ética o profesionalmente apropiado. Consideraciones Finales: la reflexión fue orientada por cuestiones de acuño conceptual y legal que implican la práctica de enfermería, apuntando para la necesidad de vigilancia de los efectos de la desorden jurídica provocada por legislación vigente, los cuales poden traer implicaciones para la seguridad jurídica de los profesionales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to reflect on aspects of the legal system that involve situations of ethical dilemmas and illegal acts applied in legal proceedings related to nursing professionals. Methods: theoretical-reflective essay anchored in conceptions issued by a Brazilian nursing class body, based on technical opinions, in articulation with examples extracted from judges of the Superior Court of Justice. Results: the legal sources demonstrated the need to support nursing practices through a due and clear understanding of the notions addressed. Indeed, ethical dilemmas linked to professional practice usually refer to the psychological impact of having to act differently from what feels morally, ethically, or professionally appropriate. Final Considerations: the reflection was guided by conceptual and legal issues involving nursing practice, pointing to the need to monitor the effects of legal disorder caused by current legislation, which may have implications for the legal security of professionals.
  • Dilemas éticos ao fim da vida: uma reflexão sob a Perspectiva Filosófica de Luigina Mortari Reflexão

    Nogueira, Vitória Pessoa; Furtado, Marília Alves; Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula; Pereira, Viviane Magalhães

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: refletir acerca dos dilemas éticos presentes no cuidado de pacientes ao fim da vida. Métodos: trata-se de um estudo teórico-reflexivo baseado na ética do cuidado de Luigina Mortari. Resultados: falar de cuidado é abordar os modos de ser pertencentes à existência humana e compreender as características próprias dessa condição. O cuidado ético constitui uma ação movida pelo interesse no outro e pela percepção de sua necessidade. Dilemas éticos fazem parte do cuidado ao fim da vida, sendo necessário manter uma assistência respeitosa que considere a autonomia do paciente, utilizando estratégias para a manifestação de sua vontade, e garantindo a continuidade de uma comunicação clara e empática entre os diversos sujeitos envolvidos no cuidado. Considerações Finais: as questões relacionadas ao ser, decorrentes de sua realidade de dependência e vulnerabilidade, contribuem para o surgimento dos dilemas éticos presentes nas ações de cuidado.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: reflexionar sobre los dilemas éticos presentes en la atención de pacientes al final de la vida. Métodos: este es un estudio teórico-reflexivo basado en la ética del cuidado de Luigina Mortari. Resultados: hablar de cuidado es abordar los modos de ser pertenecientes a la existencia humana y comprender las características propias de esa condición. El cuidado ético constituye una acción impulsada por el interés en el otro y por la percepción de su necesidad. Los dilemas éticos son parte de la atención al final de la vida, siendo necesario mantener una asistencia respetuosa que considere la autonomía del paciente, utilizando estrategias para la manifestación de su voluntad y garantizando la continuidad de una comunicación clara y empática entre los diversos sujetos involucrados en la atención. Consideraciones Finales: las cuestiones relacionadas con el ser, derivadas de su realidad de dependencia y vulnerabilidad, contribuyen al surgimiento de los dilemas éticos presentes en las acciones de cuidado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to reflect on the ethical dilemmas involved in the care of patients at the end of their lives. Methods: this is a theoretical-reflective study based on the ethics of care proposed by Luigina Mortari. Results: discussing care involves addressing the ways of being inherent to human existence and understanding the unique characteristics of this condition. Ethical care constitutes an action driven by interest in the other and by the perception of their need. Ethical dilemmas are a part of end-of-life care, making it essential to maintain respectful assistance that considers the patient’s autonomy, using strategies for expressing their wishes, and ensuring continuous clear and empathetic communication among all those involved in providing care. Final Considerations: issues related to being, stemming from one’s reality of dependency and vulnerability, contribute to the emergence of ethical dilemmas present in care actions.
  • A ética do cuidado de enfermagem às pessoas transgênero Reflection

    Oltra-Rodríguez, Enrique; González-López, Eva; Osorio-Álvarez, Sofía; Rodríguez-Alonso, Andrea

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: discutir aspectos éticos na assistência de enfermagem às pessoas transgênero. Métodos: estudo reflexivo a partir dos dilemas que surgem no cuidado de enfermagem às pessoas transgênero. O relato foi estruturado em torno dos quatro princípios bioéticos. Resultados: a atenção à saúde de pessoas trans é complexa, transversal a muitos dispositivos e especialidades e longitudinal no tempo, por isso requer ação coordenada. Existe um referencial ético no qual se enquadram os cuidados de enfermagem que devem ser observados no atendimento a esse grupo. Considerações Finais: o enfermeiro como agente de saúde pode assumir diversas linhas gerais no atendimento a pacientes transgênero. Para tal, deve ser proporcionada formação complementar não só aos profissionais, mas também aos estudantes de enfermagem e outras ciências da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: debatir sobre aspectos éticos en la atención de enfermería a personas transgénero. Métodos: estudio reflexivo fundamentado sobre los dilemas que se plantean en los cuidados de enfermería a personas transgénero. El relato se ha estructurado en torno a los cuatro principios bioéticos. Resultados: la atención sanitaria a las personas trans es compleja, transversal a muchos dispositivos y especialidades y longitudinal en el tiempo por lo que precisa de la actuación coordinada. Existe un marco ético en el que se encuadran los cuidados de enfermería que se precisan en la atención a este colectivo. Consideraciones Finales: la enfermera como agente de salud puede asumir diversas líneas generales en la atención a pacientes transgénero. Para ello, se debe brindar formación adicional no solo a los profesionales, también a los estudiantes de enfermería y de las demás ciencias de la salud.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to discuss ethical aspects in nursing care for transgender people. Methods: reflective study based on the dilemmas that emerges in nursing care for transgender people. The report was structured around the four bioethical principles. Results: health care for trans people is complex, transversal to many devices and specialties and longitudinal in time, that is why it requires coordinated action. There is an ethical framework in which the nursing care must be observed in the care of this group. Final Considerations: the nurse as a health worker can assume several general lines in the care of transgender patients. So, complementary training should be provided not only to professionals, but also to students of nursing and other health sciences.
  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e aplicabilidade para a Enfermagem Reflexão

    Weston, Fernanda Cirne Lima; Paglioli, Ana Carolina Ballesteiros; Mesquita, Mônica Weston

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: refletir sobre os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais na prática da enfermagem. Métodos: artigo de reflexão, por meio da coleta intencional de materiais referentes ao tema. Resultados: a legislação regulamenta o sigilo, o tratamento e o compartilhamento dos dados, exigindo medidas de proteção institucionais. À equipe de enfermagem cabe agir preventivamente, tanto na assistência quanto no papel gerencial, a fim de evitar o mau uso dos dados pessoais do paciente. A lei permite a realização de pesquisas acadêmicas desde que a finalidade esteja clara, que a coleta de dados ocorra com um propósito explícito e que seja realizada a anonimização dos dados. Considerações Finais: apesar da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais exigir maiores cuidados em relação ao tratamento dos dados, ela é estabelecida em preceitos de boa-fé e em respeito aos direitos do indivíduo, conceitos alinhados ao código de ética da enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: reflexionar sobre los impactos de la Ley General de Protección de Datos Personales en la práctica de enfermería. Métodos: se trata de un artículo reflexivo llevado a cabo mediante una recolección intencional de materiales referentes al tema. Resultados: la legislación regula la confidencialidad, el tratamiento y la puesta en común de los datos, exigiendo medidas institucionales de protección. Corresponde al equipo de enfermería actuar de forma preventiva, tanto en la atención como en la gestión, para evitar el uso indebido de los datos personales de los pacientes. La ley permite la investigación académica siempre que el propósito sea claro, los datos se recojan con un fin explícito y se anonimicen. Consideraciones Finales: aunque la Ley General de Protección de Datos de Carácter Personal exige un cuidado mayor con relación al tratamiento de los datos, se basa en preceptos de buena fe y respeto de los derechos del individuo, conceptos que están en consonancia con el código deontológico de la enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to reflect on the impacts of the General Personal Data Protection Law on Nursing practice. Methods: reflection article, through the intentional collection of materials relating to the topic. Results: legislation regulates confidentiality, processing and data sharing, requiring institutional protection measures. The nursing team is responsible for acting preventively, both in care and in the management role, in order to avoid the misuse of the patient’s personal data. The law allows academic research to be carried out as long as the purpose is clear, data collection occurs with an explicit purpose and data is anonymized. Final Considerations: although the General Personal Data Protection Law requires greater care in relation to data processing, it is established on precepts of good faith and respect for the rights of the individual, concepts aligned with the nursing code of ethics.
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