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Investimento em publicidade como uma ferramenta para impulsionar o consumo. Teste da hipótese de Galbraith na Espanha

A recessão que a maioria das economias mundiais suportaram nos últimos anos causou um grande interesse no estudo dos seus efeitos macroeconômicos. Neste contexto, ressurgiu o debate sobre os efeitos do investimento em publicidade, tanto pela sua capacidade potencial para estimular o gasto do consumidor, quanto pelo impacto positivo na recuperação económica. Esta ideia, sustentada na conhecida hipótese de Galbraith, constitui a base deste artigo, cujo objetivo fundamental é testar a citada hipótese por meio de uma análise empírica. Neste estudo, centramo-nos no caso da Espanha usando os dados correspondentes ao período compreendido entre os anos 1976 e 2010. Realizou-se uma análise de cointegração usando duas aproximações (Teste de Engle-Granger e teste de Gregory-Hansen respetivamente), para determinar se existe alguma relação entre investimento de publicidade e seis macro variáveis (PIB, Rendimento Nacional, Procura Interna, Consumo, Poupança e Formação de Capital Fixo), assim como a taxa de desemprego registado. Com os resultados obtidos concluímos que a hipótese de Galbraith não se cumpre no caso da Espanha.

Investimento em publicidade; hipótese de Galbraith; efeitos macroeconômicos; desemprego


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