Acessibilidade / Reportar erro

Ações dos enfermeiros no exercício da advocacia do paciente internado em um centro de queimados* * Extraído do projeto "Advocacia do paciente e coping na enfermagem: possibilidades de exercício de poder mediante vivências de sofrimento moral", Universidade Federal do Rio Grande, 2012.

OBJETIVO

Conhecer as ações dos enfermeiros no exercício da advocacia do paciente internado em um centro de queimados.

MÉTODO

Estudo de caso único e descritivo, realizado com enfermeiros atuantes em um centro de referência de queimados, na região sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio da técnica de grupo focal, entre fevereiro e março de 2014, sendo realizados três encontros. Os dados foram estudados conforme análise textual discursiva.

RESULTADOS

Foram identificadas três categorias emergentes, quais sejam: (1) orientar o paciente; (2) proteger o paciente; e (3) garantir a qualidade do cuidado.

CONCLUSÃO

Este estudo possibilitou identificar que os enfermeiros pesquisados exerciam a advocacia de seus pacientes e que o reconhecimento de suas ações constitui um avanço para a profissão, contribuindo para a autonomia do enfermeiro e a efetivação dos direitos dos pacientes e da justiça social.

Defesa do Paciente; Direitos do Paciente; Relações Enfermeiro-Paciente; Queimaduras; Papel do Profissional de Enfermagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br