Acessibilidade / Reportar erro

Consequências do cuidado para a saúde de idosas cuidadoras de familiares dependentes* * Extraído da dissertação: “Implicações osteomusculares vivenciadas por idosos cuidadores no domicílio”, Universidade Federal da Bahia, 2018.

RESUMO

Objetivo:

Conhecer as consequências do cuidado para a saúde de idosas cuidadoras de familiares dependentes.

Método:

Pesquisa qualitativa, realizada com idosas que prestavam cuidado de familiares cadastrados em um programa público federal de atenção domiciliar. A identificação das idosas cuidadoras se deu por meio de consulta aos prontuários da pessoa dependente, e a entrevista ocorreu no período de março a junho de 2017. Os dados foram sistematizados com base na Análise de Conteúdo.

Resultados:

Participaram do estudo seis idosas cuidadoras de pessoas com capacidade funcional comprometida. Emergiram três categorias: dor osteomuscular relacionada ao cuidado; problemas de saúde relacionados à somatização do sentimento vivido; e deficit do autocuidado em virtude do cuidado com o outro.

Conclusão:

O estudo revelou as consequências de cuidar de familiares dependentes para a saúde de idosas cuidadoras, sendo essencial uma gestão que prime pelo cuidado do cuidador no sentido de prevenir e/ou reduzir problemas de saúde, principalmente no tocante ao sistema osteomuscular.

DESCRITORES:
Idoso; Cuidadores; Dor; Sistema Musculoesquelético; Enfermagem Geriátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br