Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de diagnósticos de enfermagem para recém-nascidos prematuros

RESUMO

Objetivo:

Construir e validar diagnósticos de enfermagem fundamentados na Classificação Internacional da Prática de Enfermagem (CIPE®) para recém-nascidos prematuros internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Método:

Estudo metodológico sustentado pelo método brasileiro para desenvolvimento de subconjuntos: utilização de termos da linguagem especializada de enfermagem, construção dos enunciados de diagnósticos e validação de conteúdo dos enunciados por 40 enfermeiros especialistas. Foram considerados válidos aqueles com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) ≥ 0.80, organizados conforme à teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta.

Resultados:

Foram construídos 146 enunciados de diagnósticos de enfermagem, e ao final foram validados 145 (93,3%) diagnósticos, com predominância na necessidade humana de integridade cutâneo-mucosa.

Conclusão:

A especificidade do cuidado neonatal fica evidente a partir do momento em que se apresentam tais diagnósticos, e que são validados com o objetivo de subsidiar o enfermeiro no raciocínio clínico e na tomada de decisão.

DESCRITORES
Classificação; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Recém-Nascido; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br