Acessibilidade / Reportar erro

Participação do paciente na prevenção de infecção do sítio cirúrgico: percepções de enfermeiros, médicos e pacientes

RESUMO

Objetivo:

Analisar a percepção de pacientes e profissionais de saúde sobre a participação dos pacientes na prevenção de infecção do sítio cirúrgico.

Método:

Estudo transversal realizado em dois hospitais da cidade de São Paulo, com amostra por conveniência de 123 pacientes no período pós-operatório de cirurgias eletivas e 92 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) atuantes no cuidado direto a pacientes cirúrgicos.

Resultados:

Pacientes (78,9%) e profissionais (79,4%) concordaram totalmente com a importância da participação do paciente para a prevenção de infecção do sítio cirúrgico. O impacto da participação do paciente nas taxas de infecção foi significativo para aqueles submetidos à cirurgia prévia (p = 0,021). Pacientes e profissionais discordaram quanto ao melhor momento para preparar o paciente sobre a temática (p<0,001). As estratégias de participação consideradas mais efetivas pelos pacientes e profissionais foram, respectivamente, exposição oral (47,2% e 75%), vídeos (40,7% e 58,7%) e panfletos (30,9% e 58,7%).

Conclusão:

Pacientes e profissionais de saúde julgam ser importante a participação do paciente na prevenção de infecção do sítio cirúrgico.

DESCRITORES
Participação do Paciente; Infecção da Ferida Cirúrgica; Educação em Saúde; Enfermagem Perioperatória; Controle de Infecções

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br