Acessibilidade / Reportar erro

Arboviroses reemergentes: perfil clínico-epidemiológico de idosos hospitalizados

Arbovirosis reemergentes: perfil clínico epidemiológico de personas mayores hospitalizadas

RESUMO

Objetivo:

Descrever o perfil clínico-epidemiológico de idosos hospitalizados com arboviroses.

Método:

Estudo documental, retrospectivo, de base populacional e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com idosos hospitalizados com diagnóstico de arbovirose em um hospital universitário. Os dados foram coletados por meio de consulta aos prontuários e fichas de notificação.

Resultados:

Participaram 33 idosos. Houve prevalência da Dengue, destacando-se a febre, a mialgia e a artralgia. Verificaram-se a Hipertensão Arterial e a Diabetes como comorbidades. Foram evidenciadas associações estatisticamente significativas da arbovirose com a escolaridade, a situação profissional, o estado civil, os resultados de exames e o uso de analgésicos; e entre o local da artralgia e a Chikungunya.

Conclusão:

Os resultados fornecem subsídios para a assistência do enfermeiro aos idosos hospitalizados com arboviroses, permitindo a elaboração de um plano de cuidados adequado e humanizado.

DESCRITORES
Idoso; Dengue; Febre de Chikungunya; Enfermagem Geriátrica; Saúde do Idoso

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br