Acessibilidade / Reportar erro

Assistência pré-natal associada aos desfechos neonatais em maternidades: estudo transversal de base hospitalar* * Extraído da tese: “Qualidade do cuidado obstétrico e neonatal: avaliação de práticas em maternidades da Rede Cegonha Cearense”, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, 2019.

RESUMO

Objetivo:

Verificar a associação entre os indicadores da qualidade do pré-natal e os desfechos neonatais em maternidades.

Método:

Estudo transversal de base hospitalar, em quatro maternidades referências para alto risco nas cinco macrorregiões de saúde habilitadas na Rede Cegonha no Ceará-Brasil. Realizou-se entre abril de 2017 e julho de 2018, entrevista com 440 puérperas, por amostragem probabilística simples e fórmula com populações finitas e estratificação de cada maternidade. A análise envolveu o Qui-Quadrado de Pearson, Análise de Resíduos Ajustados e Exato de Fisher.

Resultados:

Nota-se associação entre menor número de consultas com prematuridade e baixo peso ao nascer. Parto na maternidade de residência da mulher esteve associada com baixo peso ao nascer e necessidade de suporte ventilatório.

Conclusão:

Indicadores de qualidade do pré-natal influenciaram os desfechos neonatais, o que afirma a importância da garantia de acesso e qualidade da assistência como formas de reduzir a morbimortalidade infantil.

DESCRITORES
Cuidado Pré-Natal; Saúde Materno-infantil; Enfermagem; Obstetrícia; Serviços de Saúde Materna

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br