Acessibilidade / Reportar erro

Validade de constructo e consistência interna da versão brasileira da Leisure Attitude Measurement para idosos* * Extraído da tese: “Adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas da Leisure Attitude Measurement para a pessoa idosa”, Universidade Estadual de Maringá, 2019.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a validade de constructo e a consistência interna da versão brasileira da Leisure Attitude Measurement para a pessoa idosa.

Método:

Estudo metodológico, de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados durante três meses, por meio de visitas domiciliares, em amostra aleatória e representativa de 384 idosos. A consistência interna foi medida pelo coeficiente alfa de Cronbach. A validade de constructo foi avaliada pela análise fatorial exploratória. A extração dos fatores foi realizada por componentes principais, segundo o critério de Kaiser, com rotação pela solução Varimax.

Resultados:

Os participantes tinham em média 70,9 anos e eram, na maioria, mulheres, casados, residentes com familiares, com um a quatro anos de estudo e renda de até um salário mínimo. O modelo final do instrumento conservou três fatores, sob o critério da parcimônia, explicando 50% da variância dos dados, com 27 itens totais, distribuídos nos domínios cognitivo, afetivo e comportamental e com coeficiente alfa de Cronbach global de 0,89.

Conclusão:

O modelo estrutural proposto mostrou validade de constructo e consistência interna adequada e explicou 50% da variabilidade dos dados. Sua aplicação permitirá conhecer a realidade social e incentivar atitude positiva e engajamento de idosos no lazer.

DESCRITORES:
Idoso; Atividades de Lazer; Qualidade de Vida; Saúde do Idoso; Enfermagem Geriátrica; Estudo de Validação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br