RESUMO
Objetivo: Avaliar o efeito da simulação educacional baseada no ecrã na autoeficácia, satisfação dos alunos e autoconfiança na aprendizagem relacionada com a administração de medicação pediátrica entre estudantes de enfermagem.
Método: Utilizou-se um desenho randomizado controlado, envolvendo um grupo de intervenção e um grupo de controlo, para atingir a população-alvo de 206 estudantes de enfermagem. O estudo foi registado no ClinicalTrials.gov (NCT06548659). Os dados foram recolhidos através do Formulário de Características Sociodemográficas, da Escala de Satisfação dos Alunos e Autoconfiança na Aprendizagem e da Escala de Autoeficácia na Administração de Medicamentos em Crianças para Estudantes de Enfermagem.
Resultados: No grupo de intervenção observou-se uma melhoria estatisticamente significativa entre os scores pré e pós-teste. As comparações pós-teste entre os grupos intervenção e controlo revelaram um aumento significativo dos escores de autoeficácia no grupo intervenção. Além disso, o grupo de intervenção demonstrou pontuações pós-teste significativamente mais elevadas na satisfação dos alunos e na autoconfiança na aprendizagem.
Conclusão: O ensino por simulação baseada em ecrã teve um efeito positivo na autoeficácia dos estudantes de enfermagem na administração de medicação pediátrica, bem como na satisfação e confiança no processo de aprendizagem.
DESCRITORES
Enfermagem Pediátrica; Educação em Enfermagem; Vias de Administração de Medicamentos; Pediatria.
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail



