Acessibilidade / Reportar erro

Vulnerabilidade e promoção da saúde de imigrantes haitianos: reflexões pela práxis dialógica de Paulo Freire

RESUMO

Objetivo:

Compreender as percepções dos imigrantes haitianos sobre as possibilidades para promover a saúde, diante das vulnerabilidades que vivenciam.

Método:

Estudo qualitativo, do tipo ação-participante, fundamentado no Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que possui três fases: investigação temática; codificação e descodificação; desvelamento crítico. Participaram do Círculo de Cultura dez imigrantes haitianos, estudantes de uma universidade pública do Brasil.

Resultados:

Diante das vulnerabilidades, os imigrantes haitianos revelaram a necessidade de participar dos grupos sociais universitários, ter momentos de integração com brasileiros, conhecer seus direitos, ter domínio da língua portuguesa, adaptar-se aos aspectos socioculturais e à culinária, promover a saúde mental e qualidade de vida por meio de atividades físicas e lazer.

Conclusão:

As discussões possibilitaram o processo de ação-reflexão-ação, em que os imigrantes ressignificaram sua realidade, buscando estratégias para promover saúde e empoderando-se para a busca de uma vida mais saudável.

DESCRITORES
Imigração; Vulnerabilidade; Promoção da Saúde; Equidade em Saúde; Qualidade de Vida; Enfermagem em Saúde Pública

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br