Acessibilidade / Reportar erro

Comportamento da prática esportiva do estudante de enfermagem

Comportamiento de la práctica deportiva del estudiante de enfermería

RESUMO

Objetivo

Analisar os padrões de frequência de prática esportiva, as fases dos estágios de mudança e os prós e os contras do balanço decisional em estudantes de enfermagem, em função do sexo e do ano da licenciatura.

Método

Realizou-se um estudo transversal, descritivo e exploratório.

Resultados

Participaram do estudo 535 estudantes de ambos os sexos. A análise dos resultados revelou que 27,6% dos estudantes não apresentavam qualquer frequência de prática esportiva; 55,3% dos estudantes não tinham uma prática esportiva habitual consistente e continuada; os estudantes exibiam globalmente uma frequência de prática esportiva inexistente em níveis similares ao longo do ciclo de estudos; os estudantes do sexo masculino apresentavam porcentagens similares no seu posicionamento nos estágios de pré-contemplação e contemplação ao longo do ciclo de estudos; e em todas as fases dos estágios de mudança, os estudantes apresentaram valores superiores de prós em relação aos de contras para a prática esportiva.

Conclusão

Os resultados reforçam a pertinência da implementação de mecanismos de promoção e monitorização no envolvimento e participação regular na prática esportiva nos estudantes de enfermagem.

DESCRITORES
Estudantes de Enfermagem; Exercício; Comportamentos Saudáveis; Promoção da Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br