Acessibilidade / Reportar erro

Perspectivas e práticas dos profissionais envolvidos no planejamento familiar em mulheres com risco reprodutivo

RESUMO

Objetivo:

Analisar as perspectivas e práticas dos profissionais envolvidos no planejamento familiar com mulheres em risco reprodutivo por doenças crônicas.

Método:

Estudo qualitativo no qual foram entrevistados médicos e enfermeiros de centros de atenção primária de um estado da região central do México. As entrevistas foram transcritas e analisadas sob a proposta da Teoria Fundamentada nos Dados.

Resultados:

As perspectivas e práticas na intervenção em planejamento familiar se enquadram unilateralmente no modelo biomédico. Emergiram três categorias de análise: “A batalha”, “Convencer pela imposição”, “Vigiar e pegar”.

Conclusão:

É necessário promover competências em interculturalidade, perspectiva de gênero e direitos humanos para tornar a intervenção mais um aconselhamento e menos uma prescrição de projetos de vida.

Descritores
Planejamento Familiar; Direitos Sexuais e Reprodutivos; Doenças não Transmissíveis; Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde; Pesquisa Qualitativa

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br