Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco para a saúde mental da população em meio a pandemia de COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Identificar fatores de risco para a saúde mental na população em tempos de COVID-19 por meio da análise dos níveis atenção plena sociocognitiva e de percepção ao estresse nos indivíduos.

Método:

Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal com abordagem quantitativa, realizado por meio de coleta de dados online utilizando a Escala de Estresse Percebido e a Escala de Atenção Plena de Langer em uma amostra de 955 indivíduos de diversas regiões do Brasil.

Resultados:

Mulheres, pessoas mais jovens e indivíduos com baixas condições socioeconômicas apresentaram maiores níveis de estresse percebido. Em contrapartida, os homens mais velhos e indivíduos com altas condições socioeconômicas apresentaram maiores níveis de atenção plena.

Conclusão:

A atenção plena sociocognitiva não se constituiu fator de proteção ao estresse percebido no contexto pandêmico da COVID-19.

DESCRITORES
Infecções por Coronavírus; COVID-19; Estresse Psicológico; Atenção Plena; Enfermagem; Saúde Mental

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br