Acessibilidade / Reportar erro

Capital humano na gestão das enfermeiras em hospitais* * Extraído da tese “Capital Intelectual na Gestão das Enfermeiras em Organizações Hospitalares”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Analisar como os componentes do capital humano são utilizados na gestão de enfermeiras em organizações hospitalares.

MÉTODO

Estudo exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu de outubro de 2014 a maio de 2015 com a utilização de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo.

RESULTADOS

Participaram 12 gestoras de enfermagem. Os componentes do capital humano utilizados pelas enfermeiras na gestão de pessoas foram: no processo admissional ao utilizar como critérios para contratação a exigência de especialização na área e experiência profissional prévia; na manutenção de talentos com estratégias de promoção; na capacitação de profissionais com apoio e treinamento; e no trabalho coletivo para a construção dos processos e avaliação dos resultados.

CONCLUSÃO

Os componentes do capital humano precisam ser gerenciados estrategicamente com foco nas competências e no desenvolvimento do profissional, visando transformar os conhecimentos individuais e coletivos em novas tecnologias.

Descritores
Supervisão de Enfermagem; Administração de Recursos Humanos; Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital; Gerência.

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br