Acessibilidade / Reportar erro

Representações sociais de adolescentes sobre sexualidade na internet* * Extraído da tese “Representações sociais de adolescentes sobre sexualidades nas mídias virtuais”, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.

RESUMO

Objetivo:

Apreender as representações sociais de adolescentes acerca da sexualidade na internet.

Método:

Pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais, com adolescentes usuários das mídias virtuais e que são estudantes de dois colégios estaduais. Foi utilizado o teste de associação livre de palavras, cujos dados foram processados pelo software Evoc® 2005 e analisados à luz da referida teoria.

Resultados:

Participaram da pesquisa 124 adolescentes. Os termos pornografia, sexting e violência compuseram o núcleo central da representação, sinalizando dimensões valorativas, imagéticas e práticas do objeto investigado. A análise de similitude confirmou a centralidade do elemento violência, e acrescentou namoro virtual e pedofilia.

Conclusão:

As representações sociais dos adolescentes apontam para ausência de segurança no ambiente virtual quanto ao exercício da sexualidade, predominando as dimensões valorativas e negativas, que se distanciam do que é estabelecido como direitos sexuais, dado que os adolescentes têm o direito de viver e expressar livremente a sexualidade.

DESCRITORES
Adolescente; Sexualidade; Internet; Rede Social; Enfermagem Pediátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br