RESUMO
Objetivo:
mapear os fatores envolvidos em incidentes que fragilizam a segurança dos pacientes e que colaboram para o fenômeno da segunda vítima entre os estudantes de enfermagem.
Método:
estudo de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, realizado com 23 estudantes de enfermagem de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. As entrevistas foram analisadas através da análise textual discursiva. O software Iramuteq auxiliou no processamento dos textos.
Resultado:
falhas na comunicação entre a equipe de saúde, ausência de protocolos e de equipamentos que priorizem a segurança do paciente e os fatores relacionados ao processo de ensino-aprendizagem favorecem a ocorrência de incidentes de segurança do paciente e corroboram para o fenômeno da segunda vítima entre estudantes de enfermagem.
Conclusão
a incorporação da temática sobre segurança do paciente no curso de enfermagem pode auxiliar o desenvolvimento de uma cultura de segurança do paciente, ao incentivar a cultura do relato, admitir a possibilidade do erro e o aprendizado a partir dele, estratégias que podem propiciar na mitigação dos efeitos da segunda vítima.
DESCRITORES
Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem; Segurança do paciente; Gestão de segurança; Estágio clínico