Acessibilidade / Reportar erro

OS VAZIOS DA ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA: REFLEXÕES SOBRE O PARTO A PARTIR DE UM ESTUDO ETNOGRÁFICO* * Trabalho apresentado na mesa redonda realizada em comemoração ao dia da Obste triz e Enfermeira Obstetra. 12/04/94. promovida pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO.SP).

The gaps in maternity care: reflexion about care delivery in childbirth based on an ethnographic research

A proposta deste trabalho foi explorar algumas falhas na assistência à mulher durante o parto no contexto atual. Após breve relato da evolução histórica da assistência ao parto e dos resultados de uma pesquisa etnográfica sobre a vivência do parto, são feitas algumas considerações sobre a situação atual do atendimento ao parto. Esta caracteriza-se pela falta de autonomia na tomada de decisões e pela falta de controle do processo de nascimento por parte das mulheres, que é apontada como sendo resultado do distanciamento entre o conhecimento profissional e o conhecimento popular.

Parto; Cuidado cultural; Assistência obstétrica


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br