Acessibilidade / Reportar erro

CARACTERÍSTICAS DO DOCENTE DE ENFERMAGEM QUE FACILITAM AO ESTUDANTE O PROCESSO DE SE TORNAR ENFERMEIRO

Characteristics of the nursing instructor which facilitate the process of becoming a nurse. Preliminary note

Resumos

Nossa experiência como docente de enfermagem permite-nos afirmar, de modo geral, a constante preocupação dos docentes das diferentes escolas e faculdades de enfermagem com a formação dos futuros profissionais. Assim, com o propósito de melhorar a qualidade do ensino, eles analisam e avaliam continuamente seus programas, planejando e implementando atividades teóricas e práticas novas ou diferentes.

No entanto, apesar dessa preocupação, temos observado que o comportamento profissional da maioria dos enfermeiros de campo, especialmente daqueles há pouco tempo formados, não reflete muito daquilo que lhes fora ensinado. Não raro, eles manifestam insatisfação quanto à sua prática profissional, porém, pouco ou nada demonstram fazer para modificar essa realidade e obter auto-realização profissional.

Múltiplos são, sem dúvida, os fatores que intervém e determinam a problemática acima delineada, mas, certamente, um deles é a qualidade que esses enfermeiros atribuem às diferentes experiências ou situações de aprendizagem por eles vivenciadas enquanto alunos do curso de graduação, experiências essas em que a pessoa do docente é sempre um elemento integrante e relevante.

É inquestionável que o docente de enfermagem, como qualquer professor, exerce grande influência na qualidade das experiências, e na vida, de seus alunos. Através de sua atitude em relação ao processo educativo, particularmente em relação ao sujeito desse processo — o estudante — o docente de enfermagem pode, ou não, contribuir de maneira consistente e significativa para o amadurecimento emocional e para o crescimento pessoal e profissional de seus alunos, facilitando-lhes, assim, o processo de se tornarem profissionais.

A falta de estudos a respeito desses aspectos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem de enfermagem em nosso meio parece indicar que, em geral, os docentes da área conferem maior importância à qualidade do ensino do que à qualidade da aprendizagem.

Preocupadas com essas observações em uma época que consideramos crítica para a enfermagem profissional brasileira, sentimos intensa motivação para identificar as características do docente de enfermagem que enriquecem as experiências de aprendizagem do estudante e que, conseqüentemente, lhe facilitam o processo de se tornar enfermeiro.


Our experience as nursing educator allows us to affirm that, as a general rule, there is a constant concern on that part of nursing teachers from the various schools and universities for the formation of the future professionals. Thus, with the purpose of improving the quality of teaching, these educations continually analyze and evaluate their programs, planning and implementing new or different theoretical and practical activities.

However, notwithstanding that concern, we have observed that the professional behaviour of most of staff RN's, especially those recent graduated, does not reflect much of what was taught to them in nursing school. Often staff, nurses manifest dissatisfaction with their professional practice, although little or nothing seems to be done by them in order to change their professional reality and obtain self-achievement.

Without any doubt, there are countless number of factors intervening and determining the above outlined situation, but, certainly one of them is the quality that these nurses attribute to the different learning situations experienced by them while students in their nursing programs. The person of the nursing instructor is always a relevant component in these situations.

It is inquestionable that the nursing teacher, as any teacher, exerts a great influence upon the quality of the learning experiences of his students, as well as upon their lifes. By way of his attitude towards the educational process, particularly with respect to the subject of this process — the student — the teacher may, or may not, contribute in a consistent and significant way to the emotional maturation and to the personal and professional growth of this students, facilitating, therefore, the process by which these students become professionals.

The lack of studies done in our midst on these fundamentals aspects of the nursing teaching — learning process, seems to indicate that, in general, nursing teacher confer a greater importance to the quality of teaching thin to the quality of learning.

Concerned with these observations in a time which we consider critical for professional nursing in Brazil, we have been intensely motivated to identify the characteristics of the nursing teacher that enriches the student's learning experiences, and, consequently, facilitate to him the process of becoming a nurse.


Texto disponível apenas em PDF

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 1988

Histórico

  • Recebido
    02 Out 1987
  • Aceito
    31 Maio 1988
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br