Acessibilidade / Reportar erro

O cuidado da criança e o direito à saúde: perspectivas de mães adolescentes * * Extraído da dissertação "Promoção da saúde na infância e o direito à saúde: experiências de mães adolescentes no cuidado cotidiano de crianças", Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2014.

Resumo

OBJETIVO

Analisar os cuidados à saúde da criança e a defesa de seus direitos na perspectiva de mães adolescentes.

MÉTODO

Estudo exploratório com análise qualitativa temática dos dados, fundamentado em aspectos conceituais do cuidado e do direito à saúde, a partir de entrevistas semiestruturadas com 20 mães adolescentes adscritas por equipes de Saúde da Família.

RESULTADOS

Os relatos maternos apontam que o cuidado à saúde da criança requer responsabilidade e proteção, com práticas de saúde que promovam a defesa da criança. São também ressaltadas lacunas assistenciais que impedem a plena garantia do direito à saúde da criança.

CONCLUSÃO

O direito à saúde assumiu diferentes significados e as formas de garanti-lo estiveram vinculadas a condutas individuais em detrimento de ações em rede que consideram a saúde como um produto social, interligada com a garantia de outros direitos fundamentais.

Descritores:
Criança; Adolescente; Direito à Saúde; Enfermagem Pediátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br