Acessibilidade / Reportar erro

Confiabilidade de um instrumento para classificar o recém-nascido segundo a complexidade assistencial * * Extraído da monografia “Nível de complexidade assistencial dos recém-nascidos em uma Unidade Neonatal”, Programa de Aprimoramento em Enfermagem em Neonatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2012.

Confiabilidad de un instrumento para clasificar al recién nacido de acuerdo con la complejidad de la atención

Na maioria das maternidades, a classificação, a avaliação e a definição da unidade a encaminhar o recém-nascido (RN) após o nascimento são realizadas pelo médico. A avaliação ocorre na sala de parto considerando: peso ao nascer; idade gestacional; condutas que definem quadro clínico e doença. Este estudo observacional teve como objetivo avaliar a confiabilidade de um instrumento de classificação de RN. A pesquisa foi realizada no berçário de um hospital público, São Paulo. Nove enfermeiras aplicaram o instrumento a 63 RN, sendo duas simultaneamente em cada um dos cinco setores do berçário. Verificou-se que o nível de concordância Kappa entre as enfermeiras foi excelente para a maioria das áreas de cuidado (69,0%). Concluiu-se que houve consenso e concordância das enfermeiras quanto ao instrumento ser completo, de fácil entendimento e aplicável, porém despende muito tempo. As enfermeiras reconhecem a importância do instrumento para o dimensionamento dos profissionais, organização e planejamento do cuidado.

Recém-nascido; Classificação, Enfermagem neonatal; Reprodutibilidade dos testes; Avaliação em Enfermagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br