Acessibilidade / Reportar erro

Comportamento sexual de universitários no contexto da pandemia da COVID-19: um estudo de método misto* * Extraído da dissertação: “Comportamento sexual de universitários no contexto da pandemia da COVID-19: um estudo de método misto”, Universidade Federal da Paraíba, 2023.

RESUMO

Objetivo:

Analisar os comportamentos sexuais de estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19.

Método:

Estudo misto, realizado em quatro campus de uma universidade pública na Paraíba, Brasil, entre março de 2021 e abril de 2022. A pesquisa seguiu os preceitos éticos.

Resultados:

Foram incluídos 404 universitários, com idade média de 23,7 anos de idade, com predomínio do sexo feminino, pardo e solteiro. A prevalência de infecções sexualmente transmissíveis por autorrelato foi de 7,9%. Estudantes do sexo masculino apresentaram com maior frequência a prática de comportamentos sexuais de risco. A regressão logística múltipla indicou que universitários com idade igual ou superior a 25 anos, que praticaram relação sexual casual nos últimos 12 meses e já receberam ou pagaram em troca de relação sexual apresentaram maiores chances de incidência de infecções sexualmente transmissíveis. A análise de conteúdo evidenciou que o isolamento social refletiu na diminuição do consumo de álcool e outras substâncias, redução de práticas sexuais, aumento do uso de redes sociais, assim como na baixa adesão ao preservativo.

Conclusão:

O distanciamento físico repercutiu no comportamento sexual de estudantes universitários, assim como no consumo de álcool e outras substâncias.

DESCRITORES
Comportamento Sexual; Estudantes; Infecções Sexualmente Transmissíveis; COVID-19; Epidemiologia

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br