RESUMO
Objetivo:
Investigar a correlação entre atenção plena disposicional, regulação emocional e estresse percebido e verificar fatores associados à atenção plena disposicional em estudantes de enfermagem.
Método:
Estudo correlacional, transversal, com estudantes de universidade pública. Foram utilizados os instrumentos: Mindful Attention Awareness Scale, Emotional Regulation Questionnaire e Perceived Stress Scale. Análises foram realizadas por meio de testes t, correlação de Pearson e regressão linear múltipla.
Resultados:
Participaram 330 estudantes. Identificou-se ausência de correlação entre a atenção plena disposicional e escore geral de regulação emocional e/ou estresse percebido e correlação fraca com a dimensão de regulação emocional supressão das emoções. Estar em tratamento psicológico e uso de substância psicoativas se associou à diminuição da atenção plena disposicional. Já idade, suficiência de horas de sono e supressão emocional se associaram ao aumento desta variável.
Conclusão
Houve relação entre a atenção plena disposicional apenas com a supressão das emoções, além de ligação desta variável com percepção de horas suficientes de sono, idade, uso de álcool ou substâncias psicoativas, estar em acompanhamento psicológico/psiquiátrico e supressão emocional.
DESCRITORES
Educação em Enfermagem; Atenção Plena; Regulação Emocional; Estresse Acadêmico; Neurociência Cognitiva