Acessibilidade / Reportar erro

Dor musculoesquelética em estudantes de graduação da área da saúde: prevalência e fatores associados* * Extraído da dissertação: “Dor musculoesquelética e estresse em estudantes de graduação da área da saúde”, Universidade Federal de Santa Maria, 2018.

RESUMO

Objetivo:

Verificar a prevalencia e fatores associados a dor musculoesqueletica em estudantes de graduacao da area da saude.

Método:

Estudo transversal, realizado com estudantes de graduacao de uma universidade do Sul do Brasil no periodo de abril a julho de 2017. Utilizou-se do questionario de caracterizacao dos estudantes e da versao brasileira do Standardized Nordic Questionnaire. Para a analise, foram empregados estatistica descritiva, teste do qui-quadrado e regressao de Poisson.

Resultados:

Participaram do estudo 792 estudantes de graduacao da area da saude. A regiao da coluna vertebral apresentou maior prevalencia (74,9%) de dor musculoesqueletica. As variaveis sexo feminino, idade entre 18 e 20 anos, sobrepeso, nao ter tempo para o lazer, utilizar 6 ou mais horas diarias o celular, possuir condicao clinica com diagnostico medico e estar nos semestres intermediarios ou finais do curso apresentaram-se associadas a ocorrencia de dor musculoesqueletica.

Conclusão:

Devido a elevada prevalencia de dor musculoesqueletica, destaca-se a necessidade da adocao de estrategias que visem a prevencao desse agravo ainda na academia.

DESCRITORES:
Estudantes de Ciencias da Saude; Dor Musculoesqueletica; Transtornos Traumaticos Cumulativos; Saude do Trabalhador

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br