Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de diagnósticos de enfermagem para a pessoa com úlcera do pé diabético* * Extraído da tese: “Subconjunto terminológico da CIPE® para a pessoa com úlcera do pé diabético na atenção primária à saúde”, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2021.

RESUMO

Objetivo:

Construir e validar enunciados de diagnósticos de enfermagem da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) para a pessoa com úlcera de pé diabético em acompanhamento na atenção primária à saúde.

Método:

Estudo metodológico, estruturado em quatro etapas: identificação de termos; mapeamento cruzado dos termos identificados com os termos da CIPE®, versão 2019/2020; construção dos enunciados de diagnósticos de enfermagem e organização com a Teoria do Autocuidado de Orem; e validação de conteúdo por enfermeiros peritos atuantes na atenção primária, sendo considerados válidos aqueles com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) ≥ 0.80.

Resultados:

Foram construídos 81 enunciados de diagnósticos, sendo cinco positivos, 67 negativos e nove de risco. Desses, 58 eram constantes na CIPE® e 23 não constantes, sendo 51% categorizados como requisitos de autocuidado relativos às alterações de saúde.

Conclusão:

A CIPE® subsidiou a construção de um produto técnico, passível de consulta e utilização pelos enfermeiros, o qual permitirá o fortalecimento da padronização de uma linguagem própria no contexto do cuidado à pessoa com úlcera do pé diabético na atenção primária à saúde.

DESCRITORES
Processo de Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Enfermagem; Diabetes Mellitus; Pé Diabético; Atenção Primária à; Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br