Acessibilidade / Reportar erro

As competências tecnológicas no ensino de enfermagem cardiológica

Resumo

OBJETIVO

Identificar a percepção dos coordenadores dos Cursos de Especialização em Enfermagem Cardiológica sobre a inserção de conteúdos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e analisá-los relacionando-os às competências tecnológicas e quanto à sua aplicabilidade, pertinência e relevância na assistência, ensino e gestão.

MÉTODO

Estudo descritivo com 10 coordenadores do curso de Especialização em Enfermagem Cardiológica que responderam ao questionário para o desenvolvimento de competências tecnológicas adaptadas do modelo da Technology Initiative Guidelines Education Reforms (TIGER), e analisados utilizando a técnica de Delphi para obtenção de consenso e pontuados quanto à relevância, pertinência e aplicabilidade utilizando escala tipo Likert conforme grau de concordância.

RESULTADOS

Seis cursos desenvolviam conteúdos de TIC. Os conteúdos da TIGER foram considerados relevantes, pertinentes e aplicáveis.

CONCLUSÃO

Os coordenadores reconhecem a necessidade da competência tecnológica do enfermeiro cardiológico visando à aplicabilidade assistencial.

Descritores
Informática em Enfermagem; Conhecimentos em Informática; Enfermagem Cardiovascular; Tecnologia da Informação; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br