Acessibilidade / Reportar erro

Representações sociais de mulheres grávidas sobre a gestação de alto risco: repercussões para assistência pré-natal* * Extraído da dissertação: “Representações sociais de mulheres grávidas sobre a gestação de alto risco”, Universidade do Estado do Pará, 2021.

RESUMO

Objetivo:

Analisar as Representações Sociais de mulheres grávidas sobre a gestação de alto risco e suas repercussões para assistência pré-natal.

Método:

Estudo qualitativo, pautado na vertente processual da Teoria das Representações Sociais, realizado com 62 gestantes do pré-natal de alto risco de uma Maternidade de Alta Complexidade, em Belém, PA, Brasil. Os dados das entrevistas semiestruturadas foram processados pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires.

Resultados:

Emergiram quatro categorias, nas quais consideram-se três dimensões da Teoria que compuseram a gênese das Representações Sociais, quais sejam: a dimensão afetiva, a dimensão biológica e a dimensão sociocultural.

Conclusão:

Desvelaram-se afetos, sentimentos negativos e adaptações, representando-se a gestação de alto risco como evento inusitado e desconfortável, influenciado pelo senso comum e ciência, meios de comunicação e diálogos com os profissionais de saúde, sendo o suporte familiar considerado de suma importância e o pré-natal um momento propício para estabelecimento de vínculos com o profissional de saúde, visto como fundamental para sua adesão aos cuidados ofertados.

DESCRITORES
Gravidez de Alto Risco; Cuidado Pré-Natal; Psicologia Social; Enfermagem Materno-Infantil; Atenção Secundária à Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br