Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento e avaliação de andador de baixo custo com suporte de tronco para idosos * * Extraído da dissertação “Avaliação da oscilação corporal e marcha de idosos com a utilização de um andador com suporte de tronco desenvolvido na UTFPR”, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013.

Resumo

OBJETIVO

Desenvolver e avaliar um andador de baixo custo com sustentação de tronco para idosos.

MÉTODO

Estudo descritivo de duas fases: desenvolvimento de um andador com suporte de tronco e avaliação com idosos de quarta idade.

RESULTADOS

Foram selecionados 23 idosos de quarta idade. Os critérios avaliados foram a influência imediata do andador na estabilometria estática com baropodômetro e avaliação da marcha com acelerômetros monitorando tempo e amplitude de movimento de quadril. Houve diminuição significativa da oscilação corporal dos idosos com a colocação do andador desenvolvido e mudanças nas amplitudes articulares do quadril, porém estas não foram significativas.

CONCLUSÃO

Utilizando materiais de baixo custo, foi possível desenvolver um equipamento que atendeu aos requisitos de resistência e eficácia. O andador interferiu no equilíbrio dos idosos, diminuindo significativamente a oscilação corporal estática.

Descritores
Andadores; Idoso de 80 Anos ou mais; Equilíbrio Postural; Tecnologia de Baixo Custo

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br