Acessibilidade / Reportar erro

Desgaste psíquico-moral nos trabalhadores da atenção primária * * Extracted from the dissertation: "Desgaste Psíquico Moral na Atenção Primária à Saúde: uma proposta de enfrentamento para a gestão local do Município de Campinas - SP", Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Relatar a experiência de elaboração de uma proposta de oficina para auxiliar gestores locais a identificar, manejar e prevenir o desgaste psíquico-moral de trabalhadores da atenção primária.

MÉTODO

A oficina foi elaborada através de revisão da literatura, entre novembro de 2014 e junho de 2015. O recorte temporal considerou trabalhos dos últimos dez anos. Foram selecionados estudos que descreviam intervenções coletivas para situações geradoras de desgaste psíquico-moral, preferencialmente na atenção primária.

RESULTADOS

Foram analisados 35 artigos. A oficina prevê cinco encontros, com duração média de 1 hora. Os temas são: sensibilizar-se; reconhecer o estresse pessoal; lidar com o estresse pessoal; reconhecer o estresse da equipe; e lidar com o estresse da equipe. A oficina é fundamentada em cinco princípios-chave: detecção e enfrentamento; atenção às relações interpessoais; comunicação; autoconhecimento e mindfulness.

CONCLUSÃO

O desgaste psíquico-moral pode refletir negativamente na saúde do trabalhador, no cuidado e na organização. A proposta de medidas para reconhecer, lidar e prevenir o desgaste psíquico-moral é considerada pertinente e estratégica, na busca constante pela melhoria da satisfação e da qualidade.

DESCRITORES
Pessoal de Saúde; Enfermagem de Atenção Primária; Esgotamento Profissional; Saúde do Trabalhador; Dano Moral; Atenção Primária à Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br