Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento tópico com nanopartículas de prata e Stryphnodendron Adstringens (Mart.) Coville em lesões cervicais: ensaio clínico randomizado

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a viabilidade da incorporação da tecnologia como uma nova alternativa para o tratamento de lesões cervicais.

Método:

Trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado com um desenho prospectivo. Durante a realização deste estudo, foram incluídas 43 mulheres, divididas entre os grupos A (pomada sem nanopartículas de prata n = 23) e B (pomada com nanopartículas de prata n = 20), clinicamente saudáveis e usuárias do sistema único de saúde.

Resultados:

Não houve diferenças significativas na comparação entre antes e depois do uso da pomada para o teste IVA (p = 0,15), teste de Schiller (p = 0,15), alterações celulares (p = 0,47) e análise microbiológica (p = 0,89) por meio de citologia. Após o uso, não foi observada nenhuma reação adversa na amostra estudada.

Conclusões:

Com base nos resultados identificados neste estudo, identificou-se que o produto é seguro e não promove eventos adversos. Com relação à eficácia do produto em lesões cervicais uterinas, é necessária a continuidade do estudo na fase II. Registro de Ensaios Clínicos Brasileiros: UTN: U1111-1218-2820.

DESCRITORES
Lesões Intraepiteliais Escamosas Cervicais; Neoplasias do Colo do Útero; Stryphnodendron barbatimam; Fitoterapia

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br