Acessibilidade / Reportar erro

Singularidades culturais: o acesso do idoso indígena aos serviços públicos de saúde* * Extraído da dissertação "Perspectiva de idosos Kaingang da terra indígena Faxinal-Paraná sobre a assistência no Sistema Único de Saúde", Universidade Estadual do Maringá, 2013.

OBJETIVO

Descrever como idosos Kaingang e seus cuidadores principais experienciam o acesso aos serviços públicos de saúde.

MÉTODO

Estudo qualitativo, norteado pela etnografia, realizado com 28 idosos e 19 cuidadores. Os dados foram coletados entre novembro de 2010 e fevereiro de 2013 por intermédio de entrevistas e observação participante, analisados por meio da etnografia.

RESULTADOS

Revelaram as facilidades e as dificuldades no acesso do idoso aos serviços de saúde. Facilidade para obter recursos de saúde como consultas, medicamentos e procedimentos rotineiros. Dificuldades como falhas nos serviços para a assistência diferenciada e lentidão no processo de encaminhamento entre os serviços de referência.

CONCLUSÃO

Reforça-se a importância de conhecer e compreender as especificidades culturais do grupo, a fim de oferecer maiores oportunidades de acesso do idoso ao serviço de saúde.

Idoso; População Indígena; Acesso aos Serviços de Saúde; Saúde de Populações Indígenas; Enfermagem em Saúde Pública


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br