Acessibilidade / Reportar erro

Fatores clínicos e sociodemográficos associados ao tempo gasto sentado em policiais militares* * Extraído da tese de doutorado: “Nível de atividade física em policiais militares: fatores preditores e protocolo de intervenção de Enfermagem”, Universidade Federal da Bahia, 2023.

RESUMO

Objetivo:

Verificar a associação entre fatores clínicos e sociodemográficos e o tempo gasto sentado em policiais militares.

Método:

Estudo transversal, com 432 policiais militares das unidades do Comando de Policiamento Regional Leste da Polícia Militar da Bahia de Feira de Santana. A coleta de dados ocorreu de agosto a dezembro de 2022 através do Google Forms constando o Questionário Internacional de Atividade Física.

Resultados:

Predominaram homens (82,35%), raça/cor negra (87,04%), nível de escolaridade do chefe da família superior completo (47,69%) e policiais com companheiro(a) (81,94%). O risco do tempo gasto sentado ≥ 180 minutos por dia foi menor no sexo masculino (IRR < 1). O aumento da idade foi associado a menor risco de tempo gasto sentado ≥ 180 minutos por dia (IRR < 1).

Conclusão:

Policiais do sexo masculino e com mais anos de vida estavam menos expostos ao comportamento sedentário. Intervenções específicas e políticas de saúde voltadas ao combate do comportamento sedentário se tornam relevantes, visando à promoção da saúde e prevenção de agravos.

DESCRITORES
Polícia; Enfermagem; Comportamento Sedentário; Atividade Motora; Fatores Socioeconômicos

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br