Acessibilidade / Reportar erro

Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana em gestantes e sua correlação com os determinantes socioeconômicos

RESUMO

Objetivo:

Analisar o padrão espacial da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana em gestantes e sua correlação com os determinantes socioeconômicos.

Método:

Estudo ecológico, realizado com casos de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana em gestantes no estado do Pará, Brasil, de 2010 a 2017. A análise das taxas foi realizada por meio do método bayesiano empírico e Moran local univariado. As análises bivariadas foram empregadas para examinar a correlação entre a infecção e os determinantes socioeconômicos.

Resultados:

Verificaram-se altas taxas da infecção em municípios das mesorregiões Sudeste Paraense e Metropolitana de Belém. Identificou-se correlação espacial significativa entre as taxas de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana em gestantes e os indicadores índice de desenvolvimento humano (I = 0,2836; p < 0,05), renda média (I = 0,6303; p < 0,05) e taxa de analfabetismo (I = 0,4604; p < 0,05).

Conclusão:

O padrão espacial da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana em gestantes correlacionada aos determinantes socioeconômicos reforça a necessidade de reestruturação de políticas públicas de controle e prevenção do vírus da AIDS que atentem para os fatores socioeconômicos desse público específico e disparidades locorregionais no Pará.

DESCRITORES
Infecções por HIV; Gestantes; Análise Espacial; Sistemas de Informação Geográfica; Desigualdades em Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br