Acessibilidade / Reportar erro

Árvore de classificação para inferência do diagnóstico de enfermagem Volume de Líquido Excessivo (00026) * * Extraído da tese: “Validação clínica do diagnóstico de enfermagem volume de líquido excessivo (00026) em pacientes renais crônicos”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas, 2019.

RESUMO

Objetivo:

Gerar Árvore de Classificação para correta inferência do Diagnóstico de Enfermagem Volume de Líquido Excessivo (00026) em pacientes renais crônicos hemodialíticos.

Método:

Estudo metodológico, transversal, com pacientes em tratamento renal. Os dados foram coletados por meio de entrevista e avaliação física, utilizando instrumento com variáveis sociodemográficas, fatores relacionados, condição associada e características definidoras do Diagnóstico estudado. As árvores de classificação foram geradas pelo método Chi-Square Automation Interaction Detection, que se baseou no teste do Qui-quadrado.

Resultados:

Participaram 127 pacientes. Apresentaram o referido diagnóstico 79,5% (101), e as árvores incluíram os elementos “Ingesta excessiva de sódio” e “Ingestão maior que a eliminação” significativos para ocorrência do evento. Os pacientes com esses indicadores tiveram probabilidade de apresentar o diagnóstico de 0.87 e 0.94, e a capacidade de predição das árvores foi de 63% e 74%, respectivamente.

Conclusão:

A construção das árvores permitiu quantificar a probabilidade de ocorrência de Volume de Líquido Excessivo (00026) na população estudada. Os elementos “Ingesta excessiva de sódio” e “Ingestão maior que a eliminação” foram considerados preditores do referido diagnóstico na amostra.

DESCRITORES:
Árvores de Decisões; Tomada de Decisões; Diagnóstico de Enfermagem; Insuficiência Renal Crônica; Classificação; Estudo de Validação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br