Acessibilidade / Reportar erro

Trabalho em equipe de enfermagem: circunscrito à profissão ou colaboração interprofissional?* * Extraído da dissertação "Trabalho em equipe de enfermagem: interação, conflito e ação interprofissional em hospital especializado", Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2011.

Resumo

OBJETIVO

Compreender as concepções dos profissionais de enfermagem sobre trabalho em equipe e seus elementos constituintes.

MÉTODO

Pesquisa qualitativa, realizada em hospital oncológico, por meio de entrevista semiestruturada com 21 profissionais de enfermagem.

RESULTADOS

Duas concepções emergiram dos relatos, trabalho em equipe circunscrito à enfermagem e trabalho em equipe com colaboração interprofissional, com destaque para dimensão interativa: comunicação, confiança e vínculo, respeito mútuo e reconhecimento do trabalho do outro, colaboração e conflito. Esta última subcategoria foi apontada como obstáculo para o trabalho em equipe.

CONCLUSÃO

A enfermagem concebe majoritariamente o trabalho em equipe como ação interprofissional, e isto decorre da qualidade da interação entre os profissionais das diferentes áreas e o reconhecimento e manejo de conflitos.

Descritores
Enfermagem; Trabalho; Equipe de Enfermagem; Relações Interprofissionais

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br