Resumo
Objetivo:
Compreender limites e possibilidades na gestão universitária realizada por enfermeiros gestores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública.
Método:
Pesquisa qualitativa, com referencial teórico-metodológico ancorado na Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados ocorreu entre maio e setembro de 2016, e o cenário estudado foi o Departamento de Enfermagem de uma universidade pública da região Sul do Brasil.
Resultados:
Dentre as possibilidades, destacaram-se o perfil empreendedor e a liderança nas relações interpessoais, além da corresponsabilização na captação de recursos públicos para resolução das demandas educacionais universitárias; como limites, a escassez de recursos financeiros e a elevada demanda de atividades burocráticas que repercutem em morosidade dos processos de gestão pública universitária.
Conclusão:
O enfermeiro gestor, por meio das suas ações e interações com as pessoas, vivencia limites e reconhece possibilidades na estrutura e nos processos da coordenação de assuntos de interesse coletivo no contexto educacional universitário.
Descritores:
Docente De Enfermagem; Educação Em Enfermagem; Universidades; Organização E Administração