Objetivo
Avaliar a Atenção Primária à Saúde por meio dos atributos: Acesso de Primeiro Contato, Integralidade, Coordenação, Longitudinalidade, Orientação Familiar, Orientação Comunitária.
Método
Estudo avaliativo, quantitativo e transversal, realizado com 34 profissionais de equipes da Estratégia de Saúde da Família da microrregião de Alfenas, Minas Gerais, Brasil. Para a coleta de dados, foi utilizado o Primary Care Assessment Tool – Brasil, versão profissionais.
Resultados
Os dados revelaram baixo percentual de profissionais médicos especialistas em Atenção Primária à Saúde. Os participantes avaliaram os atributos com altos escores, com exceção do Acesso de Primeiro Contato. A análise dos dados revelou necessidades de aperfeiçoamento: o horário de funcionamento dos serviços; as formas de comunicação entre usuário e serviço, e entre usuário e profissionais; o mecanismo de contrarreferência.
Conclusão
Existe um descompasso entre a oferta de serviços e as necessidades da população que compromete a qualidade da Atenção Primária a Saúde.
Atenção Primária à Saúde; Avaliação de Serviços de Saúde; Estratégia Saúde da Família; Pessoal de saúde