OBJETIVO
Analisar os conceitos de Educação Permanente em Saúde - EPS, operados pelos gestores municipais e traduzidos nos documentos oficiais.
MÉTODO
Pesquisa qualitativa, com a utilização de documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas com os Secretários Municipais de Saúde ou Coordenadores da Atenção Básica de uma Região de Saúde do Nordeste do Estado de São Paulo e análise temática do material empírico.
RESULTADOS
Os resultados apontam dificuldades nos municípios em problematizar suas práticas de gestão, dos serviços e da atenção à saúde; as ferramentas da EPS são apresentadas de forma insuficiente e insatisfatória para a alteração do quadro de problemas levantado e ainda distantes do cotidiano dos serviços da Atenção Básica.
CONCLUSÃO
Apesar dos esforços para implementação de ações de EPS para o fortalecimento da Atenção Básica, o processo mostra-se incipiente.
Educação Continuada; Capacitação em Serviço; Sistema Único de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Trabalho