Acessibilidade / Reportar erro

Atitudes de estudantes de enfermagem frente ao usuário de substâncias e percepções sobre o cuidado religioso/espiritual* * Extraído da tese: “Atitudes dos estudantes de Enfermagem em relação ao usuário de substâncias psicoativas e a ênfase nos aspectos religiosos e espirituais do cuidado”, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2013.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o impacto de uma intervenção educativa sobre as atitudes de estudantes de Enfermagem frente ao usuário de substâncias psicoativas (excluindo-se álcool e tabaco) e as percepções sobre o cuidado religioso e espiritual oferecido nos serviços de saúde.

Método:

estudo quase-experimental. Aplicou-se um questionário antes e 1 mês após a realização de uma intervenção sobre cuidado integral ao usuário de substâncias, contendo: informações sociodemográficas, conhecimentos, Treatment Spirituality/Religiosity Scale e o Drug and Drug Problems Perceptions Questionnaire. Para as análises, utilizou-se do teste t de Student pareado e o coeficiente de Pearson.

Resultados:

Participaram 62 estudantes. Depois da aplicação da intervenção houve melhora das atitudes dos estudantes diante do usuário de substâncias, mas não em relação à percepção que já tinham sobre a importância da oferta de cuidado religioso e espiritual nos serviços.

Conclusão:

Verificou-se efetividade da intervenção educativa na melhora das atitudes em relação ao cuidado do usuário de substâncias, mas se alerta ao fato de que os estudantes não apresentaram mudanças em sua percepção sobre a inclusão dos aspectos religiosos e espirituais no cuidado dedicado a essa população.

DESCRITORES:
Estudantes de Enfermagem; Atitudes e Práticas em Saúde; Conhecimentos; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Espiritualidade

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br