RESUMO
Objetivo:
Compreender as vivências cotidianas e as repercussões emocionais da pandemia da COVID-19 para os adolescentes.
Método:
Estudo qualitativo, fundamentado na fenomenologia social de Alfred Schütz, realizado com 22 estudantes de duas escolas públicas de um município de São Paulo. Realizadas entrevistas audiogravadas que foram analisadas a partir da categoria temática.
Resultados:
Emergiram, dos depoimentos, cinco categorias: i) Reações dos adolescentes ante a pandemia da COVID-19; ii) Repercussões emocionais; iii) Preocupação com o grupo familiar; iv) Adaptação dos adolescentes; v) Fragmentação das redes de apoio social. Foi relatada a vivência de sentimentos de incerteza, medo, angústia, ansiedade, falta de motivação, sintomas depressivos e casos extremos de ideação suicida.
Conclusão:
A atenção às necessidades psicossociais dos adolescentes é essencial, sobretudo diante da possibilidade da ocorrência de estresse pós-traumático decorrente da pandemia. A competência técnica associada à sensibilidade dos profissionais de saúde, o fortalecimento da rede de apoio social e o envolvimento dos diferentes setores da comunidade são fundamentais para a promoção da saúde mental dos adolescentes, neste período de transição e ressignificação após a pandemia da COVID-19.
DESCRITORES
Estresse psicológico; Saúde Mental; Enfermagem; Saúde do Adolescente; COVID-19