Acessibilidade / Reportar erro

Redes de apoio ao adolescente no contexto do cuidado à saúde: interface entre saúde, família e educação * * Extraído da tese "Cuidado à saúde na percepção dos adolescentes: contribuição da enfermagem", Escola Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

Resumo

OBJETIVO

Analisar as percepções dos adolescentes sobre as redes de apoio a suas necessidades de saúde

MÉTODO

Estudo analítico interpretativo, realizado em escolas do Município de Fortaleza, CE, no primeiro semestre de 2012, por meio de grupos focais. Os sujeitos da pesquisa foram 36 adolescentes de ambos os sexos com idades entre 13 e 16 anos e que cursavam o 9oano do ensino fundamental II.

RESULTADOS

A análise por categorização temática permitiu a compreensão do fenômeno, revelando que a rede de apoio aos cuidados à saúde dos adolescentes e a inter-relação entre os profissionais da saúde, da escola e familiares é insuficiente, configurando a ausência de uma rede integrada que favoreça e dê suporte à promoção de sua saúde.

CONCLUSÃO

A articulação entre os setores educacional, familiar e de saúde pode funcionar como rede de apoio às necessidades e demandas de cuidados dos adolescentes.

Descritores:
Assistência à Saúde; Serviços de Saúde do Adolescente; Apoio Social; Enfermagem; Educação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br