Acessibilidade / Reportar erro

Fatores que influenciam os enfermeiros de Unidades de Terapia Intensiva nas decisões de final de vida* * Extraído do projeto "O envolvimento dos enfermeiros nas tomadas de decisão relacionadas às situações de final de vida: um estudo transcultural", Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2013

OBJETIVO

Identificar os fatores que influenciam o enfermeiro de Unidade de Terapia Intensiva no processo de tomada de decisão nas situações de final de vida.

MÉTODO

Estudo de caso etnográfico que teve como referencial teórico a antropologia médica. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com 10 enfermeiros.

RESULTADOS

A análise temática indutiva possibilitou identificar quatro temas: O contexto cultural da Unidade de Terapia Intensiva: a tomada de decisão nas situações de final de vida, Crenças e subjetividades no cuidado nas situações de final de vida,Experiências profissionais e características do contexto de cuidado nas situações de final de vida e Práticas de humanização nas situações de final de vida: o cuidado centrado no paciente e na família.

CONCLUSÃO

A maturidade profissional, a habilidade para transmitir as informações e a capacidade para a negociação, estão diretamente relacionadas com a inserção do enfermeiro no processo de tomada de decisão.

Doente Terminal; Unidades de Terapia Intensiva; Enfermagem; Tomada de Decisões; Cultura; Antropologia


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br