Uso de álcool e outras drogas entre universitários do sexo masculino e seus significados* * Extraído do projeto "Atenção à saúde do estudante universitário: uma proposta interdisciplinar de uma instituição pública do sul do estado de Minas Gerais, Universidade Federal de Alfenas, 2012."

Eliza Maria Rezende Dázio Márcia Maria Fontão Zago Silvana Maria Coelho Leite Fava Sobre os autores

Resumo

OBJETIVO

Compreender os significados atribuídos pelos universitários do sexo masculino à condição de usuários de álcool e outras drogas.

MÉTODO

Estudo exploratório de abordagem qualitativa, com análise de conteúdo indutiva de entrevistas semiestruturadas de 20 universitários do sexo masculino, matriculados em uma universidade pública da região sudeste do Brasil, fundamentado no referencial teórico-metodológico da Antropologia Interpretativa e do método etnográfico.

RESULTADOS

Os dados foram interpretados com a análise de conteúdo indutiva em dois temas: O uso do álcool e/ou drogas como válvula de escape; O uso do álcool e/ou outras drogas: alternativa para o pertencimento e para a identidade.

CONCLUSÃO

Os universitários do sexo masculino compartilham normas de seu meio sociocultural, que valorizam o uso de álcool e/ou outras drogas, como uma forma de lidar com as exigências e o estresse da vida universitária, criar uma identidade e ter pertencimento neste contexto social, reforçando a influência da cultura.

Descritores
Estudantes; Usuários de Drogas; Alcoolismo; Masculinidade; Enfermagem em Saúde Pública

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br